Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Preciso do conselho do pessoal mais batido :tongue:

Tenho um aquário de 200L brutos (80x50x50) vou comprar um novo sistema de iluminação e as alternativas apresentadas são estas:

pll - 2x55w PLL

pll - 2x80w PLL

T5 - 3x35w T5 L8

T5 4x24w - 4X24W T5

Pessoalmente estou mais inclinado para os modelos em bold. Mas estou dividido porque se um tem um maior nível de w/l mas o outro permite o uso de um espectro de luz mais alargado. o que recomendam?

BTW

inicialmente vou me atirar a plantas de baixa/média alta dificuldade mas como já sei que o bichinho dos aquários vai puxar e a certa altura vou fazer um upgrade no nível de dificuldade quero deixar essa possibilidade já coberta.

Cumps

Publicado:

Boas, se quisesses colocar plantas de baixa necessidade de iluminação as t5 3x35W bastava mas como queres colocar também de media já te apontava a pll 2X80W, no meu tenho 4 pll de 55W e têm feito bem o serviço, claro que tens vantagem nas t5 em relação ao espectro mas nas plls tens opções suficientes para fazeres um bom plantado, talvez colocasses 1 de 6500k e outra de 8000K ou 10.000 K.

Espero ter ajudado

Publicado:

Boas

Se estás a pensar num espectro de luz mais alargado, a T5 4x24w é a indicada,para além de que nestas calhas tens sempre a opção(ou quase sempre)de ligar as lâmpadas duas a duas ou as quatro ao mesmo tempo podendo,assim,criar um pico de iluminação.

Cumps

Publicado:

Viva,

Esse aquário é muito largo e alto, vai levar bastante substrato principalmente do meio para trás, o que irá reduzir consideravelmente o volume de água, todas as opções são muito razoáveis, ficas bem servido com qualquer uma.

Claro que a 2.ª hipótese te deixa alguma margem se quiseres brincar com plantas mais exigentes ou de tapete.

Nota: convinha que houvesse a opção das lâmpadas ligarem separadamente.

Abraço,

Publicado: (editado)

obrigado a todos pela resposta.

poder atirar-me a plantas tapete realmente é uma possibilidade muito forte depois de adquirir alguma experiência. assim, presumo que a 2ª opção é a "melhor" pela potênciamas que deve ter lâmpadas com espectro diferente e possibilidade de alterar a potência ao longo do dia como acontece na natureza. corrijam-me se me percebi mal :juggle:

vi um sistema, num dos patrocinadores, de 90cm t5 ho 4x39w com moonlight e o diabo a 4 e que encaixa no que disseram mas não estão a dar resposta, :mad:

Cumps

Editado por Lima84
Publicado:

bem afinal já deram resposta xD

o sistema 90cm t5 ho 4x39w é agora uma possibilidade (o espectro é de 10000k) há é desperdício de luz.

que vos parece?

Publicado:

Viva,

Pois..., também lhes coloquei uma questão já há uns dias e nada de resposta...

Foi lá que comprei a minha calha de 80, 3 x 24W em Maio e estou muito satisfeito.

Em relação aos espectros já tenho lido muita coisa, para as plantas parece ser indiferente, para nó ao olharmos para elas é que há cores que vemos que "avivam" conforme as lâmpadas, citando o membro "GMARTINS", vê este exemplo do mesmo aquário iluminado com lâmpadas com espectros diferentes: http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

Já pensaste em optar por tubos em led?s, faz toda a diferença€€€, aconselho uma visita à Aquaéden na Venda do Pinheiro, iluminação personalizada é com ele de facto, cinco estrelas!

Abraço,

Publicado:

julguei que o espectro afectava a forma como cresciam, parece que estou a leste do paraíso :S

Também já ouvi falar muito bem da aquaeden, as opções que deixei inicialmente foram propostas por eles. já lhes pedi mais informações e se têm mais alternativas no que diz respeito à distribuição das lâmpadas, mesma potência da 2ª opção mas distribuído em 3 ou 4 lâmpadas.

quanto aos leds a ideia que tenho é que é carote e são precisas muitas lâmpadas para ter alguma potência. :fart004:

cumps

Publicado:

Viva,

Olha que até é capaz de não ser assim tão carote...

É óbvio que o investimento inicial é mais elevado, mas é uma questão de fazer contas, e com IVA A 23%...

Eu estive lá e fiquei indeciso, não optei por isso por ter comprado a calha muito recentemente.

Abraço,

Publicado:

como pouco ou nada percebo de leds vou me ficar pelo "tradicional".

acho que vou mesmo avançar para o modelo de 90cm 4x39w.

tem a mesma potência, e está distribuída por 4 lâmpadas tem é a desvantagem de nas pontas haver desperdício de luz.

hei de postar as ideias que tenho para o aquário :P

obrigado a todos :arrow:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!