Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal,

Tendo o aquário a bombar há 2 meses começaram a aparecer os probleminhas. Digo probleminhas porque ainda não chegaram a fases preocupantes mas queria combatê-los antes disso.

1º, desde a montagem do áqua que la tenho daqueles caracolinhos pequeninos que costumam vir com as plantas ( embora tenha feito a vestoria a plantas, alguns escaparam) como disse ainda não são em quantidade de preocupar mas reparo que começam a aparecer mais. Sei que os Bótia Palhaço e os anemtome helene tratam disso mas não estou muito inclinado a essas soluções. Os Bótias por temer que cresçam demasiado para o meu aquário e os Helene porque não gosto muito. Existem mais algumas soluções?

2º tenho principalmente nas folhas das minhas egeria densa e também no musgo de java umas algas entre o verde seco e o acastanhado em forma de fios curtos. tenho dificuldade em identifica-las. a principio até achei que fosse so "lixo". Gostava de manter o áqua low-tech, sem adição de Co2. Tenho 2x18w T8 + 8w T5. Tenho 2 CAE mas nem lhes chegam perto( nada de novo.lol)

Têm alguma sugestão para esta situação?

Obrigado desde já.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Publicado:

Lol, oh Luis, estamos a conversar em estéreo. Não tinha visto a tua resposta no outro forum.

Obrigado pelas respostas.

Sim também já tinha lido essa mas ainda não experimentei. hoje vou tentar isso.

Abraço.

Publicado:

Quimicos estão fora de questão para o efeito. antes comprava quer os caracóis quer os botia.

Obrigado então...

Abraço.

Publicado:

boas

os caracois tornam-se pragas quando se reproduzem muito, tenta que não haja excesso de comida assim podes controlar a população de caracois

cump

Publicado:

boas.

os caracois fazem parte dos ecossistemas naturais , que nos tentamos reproduzir em miniatura nas nossas casas. pessoalmente acho benefico caracois nos aquas, sao uma excelente equipa de limpeza, comem restos de comida, algumas algas, plantas em decomposiçao ou qualquer coisa que morra no aqua.

o excesso de caracois, tambem acho "pouco bonito", eu tenho caracois em todos os meus aquas e gosto de os ter. quando existe excesso, contro-os com helenas.

ja que es de setubal, mas nao gostas dos helena ... posso te emprestar uns quantos e quando nao tiveres caracois, devolves, hahahaha.

se acabares por gostares dos helenas ... tambem podes ficar com eles.

prefiro os helena a qualquer outro tipo de control de caracois e é ecologico. e com 12 aquas em casa, acredita que ja experimentei todos.

a folha de alface tambem resulta, mas teras de o fazer com muita frequencia ... os helenas, trabalham sozinhos. lolll.

os quimicos nem sempre sao eficases e sao "quimicos" no aqua, para alem de ficares com o aqua cheio de caracois em decomposiçao e tens de os tirar manualmente.

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Boas pessoal.

Obrigado pelos vossos comentarios.

Admito que também vejo beneficios nos caracois. Tenho apenas receio que se tornem demasiados. Tenho encontrado as minhas staurogyne meio mordiscadas e não sei se serão os proprios.

Obrigado pela "oferta" de helenas. Se o crescimento se descontrolar é uma hipotese.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Publicado:

boas.

os caracois mais comuns nos aquas, por norma nao petiscam as plantas. sabes que caracois sao ?

se puderes poe uma foto para identificaçao.

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Vai ser dificil pelo tamanho reduzido e porque são mais visiveis a noite mas posso tentar..

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!