sandrodias Publicado Outubro 27, 2011 Publicado Outubro 27, 2011 Boas noites caríssimos Srs. Tenho um aquário de 150 lt (1m x 0,5m x 0,3m) o aquário já está a trabalhar á cerca de 1 mês e meio. Comecei a pôr os primeiros peixes á cerca de duas semanas. Tenho 3 corydoras, 1 limpa vidros e 2 guppys colocados na 1ª semana após estar concluído o ciclo do azoto. Na 2 semana coloquei 4 barbos ainda pequenos, 5 neons cardinal, 3 bêbados, 2 danio zebra. A meio dessa mesma semana coloquei 2 escalares. Tudo estava a correr bem, os barbos não chateiam os guppys nem nada, o que não é habitual. Os escalares não comem os neons. Ontem fui á loja do costume e comprei mais um escalar, cumpri o processo normal de de colocação do peixe no aquário(saco dentro do aquário para habituação á temperatura e coloquei água do próprio aquário dentro do saco para habituação aos parâmetros da água do aquário. Depois de colocar o escalar dentro do aquário constatei que os outros dois escalares não gostaram muito do novo inquilino, perseguiam-no e mordiam-no. Hoje quando cheguei a casa do trabalho por volta das 18:00 o escalar novo estava morto... Fui á loja onde me deram um novo á borlix... mesmo procedimento e peixe dentro do aquário...Aconteceu exactamente o mesmo os outros dois escalares a perseguirem-no e a morde-lo. O novo inquilino agora está muito parado no aquário, ficando apenas num dos cantos superiores do aquário só se mexendo quando os outros o atacam. Não sei o que fazer... Tenho receio que amanhã quando chegar do trabalho tenha outro escalar morto. Alguém me poderá dar uma dicas ainda hoje, é que não tenho muita experiência com escalares. Citar
gmmartins Publicado: Outubro 27, 2011 Publicado: Outubro 27, 2011 Suponho que seja pelo facto dos escalares serem peixes territoriais. Como os outros já eram donos da "casa" quando o novo entrou levou pancada. A única sugestão que tenho é: tirar os peixes, remodelar o aquário todo (mudando e trocando a decoração de sítio) e voltar a por os peixes todos. Como vai ser um ambiente novo eles vão ter que estabelecer novos territórios sendo que de início estarão os 3 no mesmo ponto de partida. Não sei se resulta mas mal não faz. Tem é cuidado com a amónia. Depois de fazeres as alterações faz uma TPA grande. E outra no dia seguinte. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
SusanaPaço Publicado: Outubro 28, 2011 Publicado: Outubro 28, 2011 não digo que faças um novo layout de novo mas consegues o estado de confusão dos escalares mudando peças chaves do layout como troncos, pedras, plantas grandes, etc. Depois da mudança coloca os 3 escalares ao mesmo tempo dentro do aquário para que assim estejam os 3 a estabelecer territórios ao mesmo tempo. Outra técnica, coloca o novo escalar dentro de uma rede tipo criadeira (que não deve ser demasiado pequena para que o escalar possa nadar dentro dela sem se magoar) de forma a que seja possível aos já residentes sentirem o novo inquilino mas sem o poderem magoar. A início irás ver a agressão que já testemunhaste mas com o tempo eles vão perceber que dada a rede de nada vale tentarem expulsar o novo inquilino e passam a aceitá-lo. Quando a agressividade dos mais velhos para com o mais novo cessar (pode durar dois a 3 dias) aí sim, libertas o novo inquilino no aquário. Citar
sandrodias Publicado: Outubro 29, 2011 Autor Publicado: Outubro 29, 2011 Boas pessoal, Desde já agradeço as vossas dicas...No entanto hoje experimentei outra situação que ajudou bastante, o minha mãe comprou-me mais dois escalares de maiores dimensões que os que já tinha no aquário, são lindos bem isto para dizer o quê que ao colocar os novos inquilinos, o escalar mais antigo no aquário imediatamente começou a perseguir e mordiscar os novos inquilinos e os semi-novos. Conclusão retirei do aquário principal o escalar mais antigo, esteve cerca de 30 min, noutro aquário mais pequeno que tenho a funcionar, voltei a coloca-lo no aquário principal e como por magia não atacou mais nenhum dos outros escalares... Andam agora todos juntos e amigos Citar
Recommended Posts