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Viva,

 

Muito se diz sobre a necessidade de ter muita luz para fazer crescer plantas vermelhas. Venho aqui postar o testemunho de um aquário (do Tom Barr). Cada um que tire as suas conclusões.

 

Tamanho: 450 L

Luz: 4 x 54W totalizando 216W a 70-80 cm da superfície do aqua (PAR = 50 micromols.m-2.s-1).

3 powerchromes + 1 aquaflora Gieseman.

 

Geral para verem a distância da calha ao aquário

tb1rh.jpg

 

Mais vermelho é impossível

tb2e.jpg

 

E mais uma:

tb3f.jpg

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado:

Não me parece que seja pouca luz, porque apesar de estar a 70-80 cm da base do aquario, a coluna da agua não é assim tão grande, os problesmas acontecem principalmente quando se trata de aquarios altos, tal como se pode verificar no meu aquario que tem 70 cm de altura, sendo a luz de 2x55W (10.000) + 2x55w (6.500) em que a luz não consegue atravessar a coluna de agua para chegar nas devidas condições lá abaixo.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Publicado: (editado)

Não me parece que seja pouca luz, porque apesar de estar a 70-80 cm da base do aquario, a coluna da agua não é assim tão grande, os problesmas acontecem principalmente quando se trata de aquarios altos, tal como se pode verificar no meu aquario que tem 70 cm de altura, sendo a luz de 2x55W (10.000) + 2x55w (6.500) em que a luz não consegue atravessar a coluna de agua para chegar nas devidas condições lá abaixo.

 

Temperatura de cor das lâmpadas em questão sff.

 

Esqueçam watts, kelvins e tudo e mais alguma coisa. O Tom mediu os PAR ao nível do substrato = 50 micromols.m-2.s.-1 que é o que verdadeiramente interessa e que corresponde à luz que as plantas usam para fazer fotossíntese. Não há maneira melhor de medir de forma concreta e rigorosa a quantidade de luz para as plantas sem ser com PAR (Photosynthetic Available Radiation).

 

Luz fraca - inferior 50 PAR

Luz média - 50 - 120 PAR

Luz forte - superior 120 PAR

 

é de acordo com isto que sabemos que é um aquário com pouca luz ao nível do substrato, provavelmente média à superfície. Mas também é possível ver que as plantas estão vermelhas mesmo ao nível do substrato e não só cá em cima.

 

Já agora: as powerchrome normais (midday) são 6000k. A temperatura de cor da aquaflora não consigo encontrar. Apenas dizem que é de espectro completo. Pelas fotos (outras que não as que aqui pus) é daquelas que têm um tom cor-de-rosa.

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Melhor que ser eu a explicar:

 

"I use 3 Giesemann powerchrome daylights and one of their pink Aquafloras. The color is a bit too pink for my own taste. I'd like to change this and will try some LED's on the tank in a month or two and see what the color looks like.

 

This is 216 watts at 70-80 cm above the tank and about 1 meter from the plants for a 450 liter tank and a total of about 500 liters. The fixture is a Tek 4ft fixture that I painted white to match the decor. I do not like the pink bulb, I have some spare daylight I might switch out."

 

Tom Barr

 

Portanto, isto esclarece tanto a temperatura de cor como a distância (1m) da calha às plantas.

 

Vitor - não são 70 cm da base do aquário. São 70 cm acima da superfície do aquário e com 0,5W/L.

abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Esqueçam watts, kelvins e tudo e mais alguma coisa.

 

Calma aí que não é bem assim. Se reparares nas imagens, vês que as plantas estão vermelhonas mas na timeline que se segue o tapete de glosso poucas alterações sofreu - isto apesar de as plantas de caule estarem maduras ao ponto de terem levado um corte. Ou seja, existem pelo menos 2 factores distintos que estão a funcionar de modo independente, com efeito nos diferentes tipos de plantas.

Editado por Ricardo Monteiro
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Calma aí que não é bem assim. Se reparares nas imagens, vês que as plantas estão vermelhonas mas na timeline que se segue o tapete de glosso poucas alterações sofreu - isto apesar de as plantas de caule estarem maduras ao ponto de terem levado um corte. Ou seja, existem pelo menos 2 factores distintos que estão a funcionar de modo independente, com efeito nos diferentes tipos de plantas, mas logo à noite falamos melhor ..

 

Não é bem assim. Num mês as plantas tapete estão bem espalhadas. Eu é que não pus as fotos todas. Podes acompanhar o tanque aqui: http://ukaps.org/forum/viewtopic.php?f=35&t=17797&start=50

 

 

Estou a ficar cada vez mais baralhado, no entanto, não deixo de reparar que a luz no máximo terá que penetrar numa coluna de agua de apenas 30cm

Não me parece que o aqua tenha 30 cm de altura. Deve ter uns 50 cm.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Certo. Tanto a UG como a glosso compactaram bem (faltava saber em quanto tempo).

 

Agora, as plantas vermelhas não iam ganhar essa cor se uma das lâmpadas não fosse uma giesemann aquaflora, que deve ser o equivalente a uma grolux com 8500k - justamente, na parte que citas, o Tom queixa-se que o aqua está com um tom muito rosado ... está encontrado o culpado dessa coloração toda ;)

 

As restantes lâmpadas são 6000k e de espectro bastante completo, como se pode ver http://www.giesemann.de/63,2,,.html ; com picos nos azuis, verdes e laranjas. Excelentes lâmpadas diria mesmo. São de longe as lâmpadas da "bujarda" de luz (pelo equilíbrio de cores que reproduzem, mas tb pela intensidade luminosa associada a essa temperatura de cor), permitindo que a calha possa estar mais levantada que o normal, ou que ao invés o fotoperíodo possa ser reduzido.

 

O aquário apresenta-se com bom desenvolvimento, não restam dúvidas. Agora, o desenvolvimento de algumas plantas ainda não é perfeito - o caso da R. wallichii, por exemplo. Depois, em quanto tempo é que as plantas de tapete fecharam? Será que nas mesmas condições se fechava um tapete de cuba? Mais importante ainda, será que no mesmo setup se conseguiam moitas densas, mas mesmo densas de rotala? Os cantos do aquário, ficam bem servidos em termos de par com a calha a essa altura da superfície?

 

Isto é, as condições são boas, e resultam. Mas resultariam de modo igual para plantas de plano anterior, médio e posterior, de roseta, estema etc etc ? Vamos esperar para ver como desenvolve o aquário.

Publicado:

Viva,

 

a intenção do post não é falar de temperaturas de cor mas sim de intensidade de luz e plantas vermelhas. Há por aí muita gente a dizer que sem megawatts de luz as plantas não ficam vermelhas. Se assim fosse, as plantas neste aquário não estariam vermelhas. é preciso notar que elas não estão só vermelhas à superfície onde a quantidade de luz é maior, mas também junto ao substrato onde a quantidade de luz é muito menor (50 PAR).

 

Quanto à temperatura de cor, continuo a dizer que não há relação entre esta e o crescimento das plantas.

 

"http://fins.actwin.com/aquatic-plants/month.9611/msg00103.html"

 

Como podes ver no gráfico do link, a temperatura de cor afecta e muito a nossa percepção de luz. Já dos crescimento das plantas não se pode dizer o mesmo. Como é obvio, estamos a falar dentro de um intervalo normal (3000K-10000K).

 

não te esqueças ainda que mesmo dentro do mesmo fabricante, duas lâmpadas com a mesma temperatura de cor e watts podem ter efeitos muito diferentes em termos de PAR. Isto só prova que os kelvin não são uma medida exacta para medir a quantidade ou qualidade de luz. A temperatura de cor, pode ter efeitos sim mas é nos estados de maturação de alguns frutos, ou no processo de floração. No crescimento geral da plantas, pouco afecta.

 

 

Agora, as plantas vermelhas não iam ganhar essa cor se uma das lâmpadas não fosse uma giesemann aquaflora, que deve ser o equivalente a uma grolux com 8500k - justamente, na parte que citas, o Tom queixa-se que o aqua está com um tom muito rosado ... está encontrado o culpado dessa coloração toda ;)

 

O aquário apresenta-se com bom desenvolvimento, não restam dúvidas. Agora, o desenvolvimento de algumas plantas ainda não é perfeito - o caso da R. wallichii, por exemplo. Depois, em quanto tempo é que as plantas de tapete fecharam? Será que nas mesmas condições se fechava um tapete de cuba? Mais importante ainda, será que no mesmo setup se conseguiam moitas densas, mas mesmo densas de rotala? Os cantos do aquário, ficam bem servidos em termos de par com a calha a essa altura da superfície?

 

Isto é, as condições são boas, e resultam. Mas resultariam de modo igual para plantas de plano anterior, médio e posterior, de roseta, estema etc etc ? Vamos esperar para ver como desenvolve o aquário.

 

Pois eu não sei porque é que R. wallichii não estão boas. Quanto ao tapete - fechou num mês. E nos cantos, como podes ver, também tem plantas (e.g. hidrocotyle) bem compactas. Se a cuba fecha. provavelmente (como é exemplo o meu aqua). Se demora mais, é provável mas... o que é que isso prova? Mais luz = mais fotossíntese = maior taxa de crescimento. Não prova mais nada. Da mesma forma que se tivesses 2 aquas iguais e num alimentasses os peixes todos os dias e no outro só uma vez por semana, onde é que os peixes iam crescer mais?

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Boas

 

acho que está aqui haver uma confusão qq. Faz todo o sentido falar de temperaturas de cor como factor determinante para o crescimento das plantas, assim como faz todo o sentido falar do mesmo factor para a coloração vermelha, de novo em plantas. :chores007:

No aquário em questão estão a ser usadas 3 lâmpadas de 6000k e uma lâmpada de temperatura equivalente a 8500k. Acho que é senso comum - acho - saber-se que quanto mais baixa a temperatura de cor maior vai ser o seu fluxo luminoso - ou seja, uma lâmpada de 6000k vai produzir muito mais luz que uma lâmpada de 10.000k. Isto é, não me parece ter sido ao acaso que essas foram as lâmpadas escolhidas para um aquário desta litragem, no qual a calha está colocada um bocado mais acima da superfície de água. Se querias falar só de intensidade luminosa, então aí está. Não é só a potência em watts que conta, a temperatura de cor é importante para se perceber qual a intensidade luminosa que se está a fornecer ao sistema, mas não só.

 

Do mesmo modo, não foi por acaso que se decidiu complementar as 6000k como uma grolux (ou equivalente). Provavelmente nesse aquário, e de quem vem, já estão outros factores em acção de forma a estimular a produção de pigmentação nas plantas vermelhas. Mesmo assim, volto a dizer que não foi inocente a escolha desta lâmpada em específico.

 

 

Quanto à temperatura de cor, continuo a dizer que não há relação entre esta e o crescimento das plantas.

 

Há e de que maneira ! Seja neste, ou seja em qq outro aquário.

 

não te esqueças ainda que mesmo dentro do mesmo fabricante, duas lâmpadas com a mesma temperatura de cor e watts podem ter efeitos muito diferentes em termos de PAR.

 

Precisamente! Por isso é que kelvins diferentes equivalem a diferentes intensidades luminosas.

 

 

Isto só prova que os kelvin não são uma medida exacta para medir a quantidade ou qualidade de luz. A temperatura de cor, pode ter efeitos sim mas é nos estados de maturação de alguns frutos, ou no processo de floração. No crescimento geral da plantas, pouco afecta.

 

Com base em quê dizes que os kelvin não são uma medida para medir com exatidão a "quantidade ou qualidade de luz" ? Então antes não afectava o crescimento das plantas e agora "pouco afecta" ??

 

A hidrocotile provavelmente foi plantado com alguma densidade, para além de que é uma planta de crescimento lento. E estás-me a dizer que o tapete fechou num mês... O tapete de quê? De glosso?? Tenho as minhas dúvidas...

 

A UG não foi de certeza ...

 

 

 

Re: "Dutch something or the other" 120 Gal

 

icon_post_target.gifby Radik » Thu Oct 27, 2011 10:34 am

UG is fantastic, my UG in Amazonia is growing quite long leaves and spreads veeery slowly I have around 40 par at substrate. I guess I should be just patient.

 

Did you stick it with the pot or how that it grows so compact? Radik Posts: 319 Joined: Tue Oct 26, 2010 6:18 pm Location: London

 

Re: "Dutch something or the other" 120 Gal

 

icon_post_target.gifby plantbrain » Thu Oct 27, 2011 5:28 pm

No, I just added 2cm plugs of it in the area and waited. It took awhile to grow and fill in also, maybe 2-3 months or so. plantbrain

 

 

Já agora, vê lá esta imagem e diz-me o que achas: IMG_0061.jpgAquajournal vol.171 Janeiro 2010

 

E mais, mesmo a Ludwigia glandulosa, pode ter muito bom aspecto, mas olho para essa imagem e não me parece que esteja no máximo da sua coloração. É possível manter plantas sem os mega watts, como dizes? Os factos estão à vista. Agora, é possível manter as mesmas plantas no máximo do seu estado de pigmentação/maturação ?? Vamos ver... isto se o crescimento mais lento das plantas de tapete seja um factor que não importa ter em conta, assim como o crescimento mais ou menos denso de plantas de estema ... isso aí gostava mesmo de ver ;)

Editado por Ricardo Monteiro
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Bem eu pouco entendo sobre o assunto o que entendo é derivado a muita pesquisa, penso que os kelvin nada tem a ver com a intensidade la luz, penso que isso esteja mais deriavado com os lumens ...

 

"Potência: sua unidade é o Watt (W), e representa o consumo de energia elétrica de uma lâmpada para produzir um determinado fluxo luminoso. Usando ainda a tabela acima, podemos notar que uma lâmpada incandescente que produz 1018 lumens de fluxo luminoso, na tensão de 127volts, precisa de 75watts de potência.

 

Eficiência de uma lâmpada: medida em lumens por Watt (lm/W), é a relação entre o fluxo luminoso produzido por uma lâmpada dividido pela potência consumida por ela. É uma relação que permite saber o quanto uma lâmpada é mais eficiente do que outra. Em outras palavras, lâmpadas mais eficientes produzem um mesmo fluxo luminoso consumindo menos energia.

 

Temperatura de cor: medida em Kelvins (K). Ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a haver com a temperatura que a lâmpada vai atingir quando acesa. A temperatura aqui se refere à aparência que a lâmpada dará ao ambiente. Sendo as temperaturas mais altas (em torno de 6000K) as que dão ao ambiente uma cor branco azulado, sendo indicadas para cozinhas, área de serviço, garagens, etc., e as de temperaturas mais baixas (em torno de 2500K) que dão ao ambiente uma cor branco amarelado, indicadas para quartos, salas e corredores. Também existem no mercado lâmpadas com temperaturas de cores intermediárias (em torno de 4000K). Cabe ressaltar que estas opções de cores só são disponibilizadas nas lâmpadas fluorescentes, pois as incandescentes têm uma temperatura de cor única, em torno de 2700K. Veja a figura 1."

 

cumps!

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Olá.

 

Acho que é senso comum - acho - saber-se que quanto mais baixa a temperatura de cor maior vai ser o seu fluxo luminoso - ou seja, uma lâmpada de 6000k vai produzir muito mais luz que uma lâmpada de 10.000k.

Pois... felizmente, não é o senso comum que dita a ciência ou que permite o avanço tecnológico...

 

Não podes dizer que duas lâmpadas com a mesma potência, em que a temperatura de cor é diferente, que a mais quente emite menos radiação.

Aliás, posso-te dar um exemplo em que acontece precisamente o contrário.

 

As lâmpadas T5 HO de 24W da Osram, a 827 irradia menos lumens do que a 865, por exemplo. www.osram.com

 

Por isso, se queres manter uma conversa crítica sobre as opiniões dos outros, ou menos usa factos científicos. Não uses apenas o "senso comum". Assim não vamos a lado nenhum...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ja estão a confundir temperatura de cor com fluxo luminoso...não tem nada a ver como disse o Srº Luis Fortunato.

 

E ja agora, abaixo de 50 PAR no substrato é realmente luz fraca mas abaixo de 40 PAR as plantas nem crescem.

 

GMMARTINS existe ai alguma confusão, O Tom Barr não tem 50 PAR a superfície do aquário caso contrario as plantas morriam.

O que ele pode eventualmente ter é 50 PAR no substrato mas também não me credito porque 50 PAR é para aquarios sem CO2 ou que usem Excel.

 

Esse aquario deve ter bem mais de 50 PAR no fundo mas para tirares as duvidas vais ao barrreport e perguntas pessoalmente.

 

Cumprimentos

Publicado:

Bem, grande enredo que aqui vai.

 

Quando falei em senso comum, dizia apenas que achava ser do conhecimento geral que lâmpadas com kelvins mais altos tinham menor fluxo luminoso. Estar a confundir isso com conhecimento empírico vs. conhecimento científico ...

 

Mas deve haver pessoal que anda sensível de orelha ...

 

 

 

As lâmpadas T5 HO de 24W da Osram, a 827 irradia menos lumens do que a 865, por exemplo. www.osram.com

.

 

Podes mostrar-me dados concretos disso, para além do link da marca? Obrigado.

 

E já agora, lâmpadas acima de 10.000k têm maior ou menor fluxo luminoso que lâmpadas abaixo desse limite?

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Olá de novo.

 

Eu estou-te a responder de dispositivo móvel, por isso não consigo fazer isso.

 

Aliás, o site é feito em Java ou num tipo de flash manhoso, não posso pura e simplesmente enviar-te um link com os specs de cada lâmpada.

 

Faz assim: vais a Catalog, Fluorescent, T5, T5 HO, e encontras lá tudo o que precisas de saber.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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Ricardo Monteiro

 

A mim a questão dos kelvins so tem a ver com estetica ou de gosto pessoal com a cor que se vai ter no aquário.

Para outras pessoas pode ser importante de maneira a obter melhor resultados no crescimento das plantas mas para mim não me interessa só por um simples motivo, eu tenho um medidor PAR e como tal não necessito estar a adivinhar qual a configuração mais correcta para os meus sistemas.

 

Mas independentemente disso existem tabelas na net que associam o tipo de lâmpada "T5 , T5HO, PL, T8, HQI" com a altura que são montadas da superfície da agua e a profundidade do aquário de maneira a sabermos por estimativa o valor PAR que temos no substrato.

 

Nunca ninguém fala em Kelvins mas se calhar até é importante.

 

Cumprimentos

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Viva,

 

Ricardo - ignoraste o que postei. Está testado que os kelvin não afectam as taxas de crescimento das plantas. Apenas a nossa percepção.

 

"http://fins.actwin.com/aquatic-plants/month.9611/msg00103.html"

 

Aliás podes ver aqui como o mesmo aquário iluminado por lâmpadas diferentes alteram a NOSSA percepção das cores

 

http://www.theplantedtank.co.uk/lighting.htm

 

Logo, e como disse o Luís, o senso comum está errado.

 

Mais... se leres o post do Tom todo vais ver que o tapete fechou num mês e que ele nem gosta da lâmpada cor-de-rosa e que a vai mudar. E há mais que um post dele a dizer que os kelvin não afectam os vermelhos. É só usar o google.

 

Os Kelvin não são exactos nem os watts nem os lumens porque não existe uma relação entre estes e o crescimento das plantas. Até podias ter 1000W de luz negra a ver se crescia alguma coisa. Por isso é que os biólogos não usam estas medidas - basta ires ler uns artigos científicos. Usam os PAR pois esta corresponde à parte da radiância que é usada pelas plantas.

E como disse acima - duas lâmpadas marcadas com a mesma temperatura de cor podem na realidade emitir coisas diferentes. Isto apenas quer dizer que muitas companhias, infelizmente, põe uma informação na lâmpada que não corresponde à verdade mas sabem que vende.

 

Quanto às plantas de estema. No meu aquário estão bem compactas com 11W. E o tapete de cuba também fechou (embora tenha demorado cerca de 3-4 meses). Nada cresceu para cima. crescimentos normais. O truque - muito co2.

 

Manuel - eu disse no post e são 50 PAR ao nível do substrato. E estás errado. Com estes PAR tens a glosso do Tom a fechar. E podes fazer crescer musgos, anubias e fetos com muito menos que 50 PAR. Penso que o mínimo registado foram 16 ou 18 PAR.

Eu não tenho um medidor de PAR mas aposto contigo que não é muito alto e tenho um tapete de cuba.

 

O que acontece é que quando metemos muito co2 as plantas não necessitam de gastar tanta energia na produção de rubisco que é uma enzima "cara" em termos energéticos e que possibilita a captação do CO2. Com esta poupança, a planta pode optimizar a captação de luz pelo que é necessário muito menos luz quando injectamos co2. Aliás, a injecção de co2 baixa o "Light Compenstaion Point" (basicamento o míinimo de luz indespensável para a planta sobreviver).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado:

Martins

 

Quando falas-te em 50 PAR pensava que te estavas a referir a superfície, engano meu, desculpa.

 

Se com valores muito abaixo de 40 PAR consegues fazer crescer as plantas não sei nem vou discutir porque nunca tentei.

 

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Boas

 

eu não preciso de andar a abrir links e mais links para saber do que estou a falar, por experiência própria.

 

Está testado que os kelvin não afectam as taxas de crescimento das plantas. Apenas a nossa percepção.

 

Os Kelvin não são exactos nem os watts nem os lumens porque não existe uma relação entre estes e o crescimento das plantas. Até podias ter 1000W de luz negra a ver se crescia alguma coisa.

 

 

Chegas a entrar em contradição. Como dizes, experimenta dar luz negra às plantas, ou qq coisa com 2700k que já anda perto dos infravermelhos e é mais adequado à iluminação de quartos e corredores, para ver se cresce alguma coisa.. mas está certíssimo, a temperatura de cor não afecta em nada o crescimento de plantas.. :pompomgirl:

 

E estás-me a querer dizer que a aquaflora usada nesse aquário não tem qq influência sobre a produção de pigmentação nas plantas de cor vermelha? Está uma foto no ASW nesse tópico em que se percebe a disposição das lâmpadas, da frente para trás: 6000, aquaflora, 6000 e 6000. Adivinha o que é que está mesmo em baixo da aquaflora??? Ludwigia glandulosa e Rotala wallichii... mas deve ser só por mero acaso e descuido do Tom Barr !!!

 

A luz negra deve ser boa para uma discoteca; já os 2700k para dar calor aos pintos de aviário. Com uma lâmpada dessas até devia crescer alguma planta , se estivesse debaixo de água é que não... o vermelho "afoga--se" e não consegue penetrar na água ;)

 

 

Logo, e como disse o Luís, o senso comum está errado.

 

Parece que pegou a do senso-comum. Leiam o post com mais atenção e pode ser que cheguem à conclusão que se calhar interpertaram o uso do termo da maneira que mais vos convinha ...

 

 

Mais... se leres o post do Tom todo vais ver que o tapete fechou num mês e que ele nem gosta da lâmpada cor-de-rosa e que a vai mudar. E há mais que um post dele a dizer que os kelvin não afectam os vermelhos. É só usar o google.

 

E que planta é essa??? É que ainda não me conseguiste responder ...

 

Quanto às plantas de estema. No meu aquário estão bem compactas com 11W. E o tapete de cuba também fechou (embora tenha demorado cerca de 3-4 meses). Nada cresceu para cima. crescimentos normais. O truque - muito co2.

 

Fotos disso? É que aquilo que pode estar compacto para ti, pode não estar para mim. Não sei se me faço entender ..

 

 

Gostas tanto de links, ficam aí dois links básicos lidos com atenção, e podes ler em português:

 

http://www.aquaeden-...onceitos_5.html

 

http://www.aquaeden-...onceitos_6.html

Editado por Ricardo Monteiro
Publicado:

Viva,

 

Primeiro reforço que a ideia original do post não era falar de kelvins mas sim de watts e mostrar que não são preciso megawatts de luz para ter luzes vermelhas.

 

Mas como isto descambou para os kelvin...

 

Como te disse, dentro de um intervalo reazoável, os kelvin afectam a nossa percepção de cor mas não a cor "verdadeira" das plantas. Não há qualquer diferença na produção de pigmentos vermelhos com kelvins diferentes.

 

Tens aqui um artigo escrito por uma doutorada a falar sobre a causa das folhas vermelhoas

http://www.puyallup.wsu.edu/~linda%20chalker-scott/horticultural%20myths_files/Myths/Red%20leaves.pdf

 

A única coisa que até agora se provou em aquariofilia que realmente estimula a cor vermelha nas plantas é a falta de nitratos o que infelizmente faz-nos ficar com um aquário cheio de plantas fracas. E como podes ver, não falam de temperatura de cor.

 

Pegando no teu link:

 

PAR - Photosynthetically Available Radiation

A fórmula mais científica seria escolher as lâmpadas para os nossos plantados com base no seu PAR (Photosynthetically Available Radiation). O PAR de uma lâmpada corresponde em termos gerais à quantidade de fotões emitidos por uma fonte de luz no comprimento de onda entre os 400 e os 700nm e absorvidos por uma planta despoletando o mecanismo da fotossíntese. Calcular exactamente a quantidade total de energia, ou melhor ainda, a quantidade total de fotões, disponível e aproveitada para a realização da fotossíntese quando emitida por uma lâmpada é uma tarefa complicada e extremamente dispendiosa, razão pela qual nenhum fabricante de lâmpadas faz actualmente este tipo de medições. Além disso este cálculo depende de outros factores, como sejam, o tipo de lâmpada e o tipo de reflector, e de atenuantes tais como a propagação da luz no meio aquático em função da profundidade, etc.

 

Como vês o PAR é que interessa. O resto é variável de acordo com a marca da lâmpada, etc... Obviamente, existe alguma correlação entre os outros factores e o PAR. O problema é que correlação não indica causalidade. É o problema das experiências pessoais onde não existem controlos para os vários factores e como consequência podes ter covariáveis que afectam os dados. Se fosse assim tão fácil fazer ciência, todos nós éramos cientistas.

 

Já agora, a planta que fechou é a glosso. Não precisavas que eu te dissesse se te tivesses dado ao trabalho de ler os links que te mandei. Só mostra que te baseias naquilo que já sabes e não estás aberto a novas perspectivas/ideias. É assim que nascem os mitos...

 

Aqui tens mais uma lista de mitos escritos pelo George Farmer (deduzo que saibas quem é). Tem especial atenção ao ponto 8.

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/content.php?sid=4176

 

abraço,

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Certo.

 

E o PAR é uma grandeza hermética ou estanque que não tem qq relação com temperatura de cor, watts, lux, e lumens ?

 

E como é que podes dizer que não há qq relação entre a temperatura de cor e as folhas mais ou menos vermelhas das plantas?? , se eu próprio já fiz testes em casa - em vez de andar a abrir links atrás de links - e o comprovei !!

 

Tb não deves ter lido os links que coloquei com atenção. Faltou-te esta parte:

 

A cor da luz é determinada pela sua temperatura de cor. A unidade de medida é o Kelvin (K). Uma fonte de luz com 6.500K será branco puro, 10.000K branco azulado e 20.000K será azul . Não confundir o número de Kelvins de uma lâmpada com a sua potência ou fluxo luminoso. Temperaturas de cor mais altas não têm mais luz que temperaturas de cor mais baixas. É o contrário que acontece: à medida que sobe a temperatura de cor de uma lâmpada diminui o seu fluxo luminoso. Para aquários plantados devemos escolher lâmpadas que tenham a temperatura de cor o mais próximo possível da luz solar (5800k). A esta temperatura de cor corresponderá comprimentos de onda adequados à fotossíntese e muito provavelmente índices de restituição cromática (IRC) bastante aceitáveis.

 

Mas responde-me sff, se a temperatura de cor não tem qq efeito sobre o crescimento das plantas, então porque é que não usamos luz negra nos nossos aquários?? Ou porque é que não se usam lâmpadas azuis de 20.000k?, qd estas são específicas para corais...

 

Tens aí um bom exemplo, se quiseres. Pegas nas lâmpadas de 10.000k para cima, que é o que o pessoal dos salgados usa para fazer crescer sps, lps e corais moles, e começas a fazer crescer plantas com eles. Depois vens aqui dizer-me que a temperatura de cor não tem qq efeito sobre o crescimento de plantas !

 

Ficas-te pelo PAR, que na tua concepção é uma grandeza absoluta que não depende de qq outra grandeza. Não posso concordar.

 

E agora vês lá se consegues perceber a ordem de colocação das lâmpadas. Repara bem na diferença de cor entre a 2ª (contando da direita para a esquerda) e as restantes.

 

DE CERTEZA QUE UMA PESSOA COMO O TOM BARR COLOCOU INOCENTEMENTE UMA LÂMPADA DE 8500K (cor rosada portanto) NESSA POSIÇÃO.

 

Justamente onde está plantada a Ludwigia glandulosa e a Rotala Walhichii .... mero acaso, portanto ...............

 

topoftankpretrimoct4th.jpg

 

 

Mas a ver se nos entendemos. Eu faço as minhas afirmações com base nas experiências com plantas que mantive. Tento não me valer de links retirados por aí da net para justificar isto ou aquilo ... o que me garante que o link da doutorada (até podia ser o papa) é válido para os termos exatos em que a discussão decorre, que é o uso de kelvins específicos para o crescimento de plantas aquáticas ?

 

Como não preciso de links para saber do que estou a falar, digo-te que já tive numa montagem Ludwigia glandulosa que só ficou com cor cor RUBRA quando lhe meti uma lâmpada de 8500k por cima. É por isso que olho para a Ludwigia nesse aquário e ela tem muito bom aspecto, mas não está no máximo da sua coloração; anda lá perto.

 

És tu e os teus links que me vão dizer que isso não resulta, quando eu já o comprovei ????

 

E se continuas a dizer que de watts o post passou inexplicavelmente para temperatura de cor, é porque para além da potÊncia em watts, nesse aquário fez-se uma escolha de lâmpadas em função da sua intensidade luminosa - sendo esta determinada pela temperatura de cor 6000k - de forma a compensar a falta de watts nessa litragem.

 

Mas claro, toda a escolha de lâmpadas e sua disposição é fruto do acaso e completamente inocente, para mais tratando-se do Tom Barr ;)

Editado por Ricardo Monteiro
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Ricardo Monteiro

 

Na salgada é igual, o uso de altos valores de temperatura de cor tem a ver com outro factor, de resto na salgada usa-se PAR sempre que possível, e garanto-te que 90 % dos medidores PAR que existem em Portugal estão nas posse de quem tem salgados.

 

So existe uma relação que conheça entre PAR e outras medidas usadas, e essa medida é o Lux ou Lumens "São duas coisas diferentes"

Para quem tem medidores de Lumens é possível saber mais ou menos o PAR para determinadas lâmpadas.

 

Também é certo e ai dou-te razão que a medida que os Kelvins sobem e se tomarmos em conta duas lâmpadas com kelvins diferentes para a mesma potencia a que tiver mais Kelvins terá mesmos PAR para as plantas pelo simples motivo que o mesma potencia vai ser distribuída por um espectro de luz maior.

No entanto a minha afirmação pode não ser sempre verdade, as curvas de distribuição da potencia ao longo do comprimento de onda podem variar e muito.

 

Por isso existe o PAR, onde pensava que não tinha luz até tinha a mais e onde pensava que tinha muita luz que era o que parecia a minha vista afinal não tinha, o olho humano vé muito bem o verde e as lâmpadas normais aproveitam essa frequência, no entanto as plantas em geral o verde não interessa, por isso vemos o verde das plantas, ou seja podemos ter um aquário aparentemente mal iluminado a nossa vista mas para as plantas pode ser muita luz e vice-versa