nunomendes900 Publicado Outubro 27, 2011 Publicado Outubro 27, 2011 Bom dia, Há já algum tempo que temos um bótia palhaço num plantado de 80 litros, comunitário. O bótia, por estar sozinho, era super tímido, medroso, sempre escondido e nervoso. Decidimos colocar um amiguito bótia. Têm ambos o mesmo tamanho (7/8 cm). Ontem quando coloquei o novo habitante, depois de muito empurrão, lá ficaram os dois sossegados por baixo tronco que serve de gruta. Mas hoje pela manhã quando vim alimentar o pessoal fiquei aqui a olhar para eles e o bótia 1 (o que já cá estava e deve ter umas gramitas a mais que o outro) não larga o novo habitante sempre em perseguição. O novo bótia mantém-se pelos cantos, atrás das plantas e quando passa pelo esconderijo lá se vê nova cena de perseguição. Não consigo perceber se existe agressão entre eles mas claramente que o bótia 2 procura descanso. Claro que ainda estamos no segundo dia e provavelmente o periodo de habituação ainda agora começou, mas existem casos de verdadeira agressividade entre estes animaizinhos habitualmente tão simpáticos??? Obrigado N. Citar
SusanaPaço Publicado: Outubro 27, 2011 Publicado: Outubro 27, 2011 Os botias são territoriais embora não agressivos (não se envolvem normalmente em lutas) hã que dar tempo de habituação ao mais velho e tentar alimentar o mais novo separadamente para que tenham pesos semelhantes Citar
VitorMT Publicado: Outubro 27, 2011 Publicado: Outubro 27, 2011 Boas É perfeitamente normal que ainda não se tenham adaptado um ao outro mas isso passa. Eu tenho 2 com 8 cm que cresceram juntos e mesmo assim de vez em quando fazem umas provas de sprint .Isto de dia, porque á noite dormem os dois na mesma caminha. São dos peixes mais "inteligentes" e engraçados, pena ás vezes embirrarem com as minhas anúbias Cumpts Citar [URL=http://www.myreefstats.com][/URL]
nunomendes900 Publicado: Outubro 27, 2011 Autor Publicado: Outubro 27, 2011 Obrigado pelas respostas Por ora fico mais descansado Cumprimentos N. Citar
miltonleopoldo Publicado: Outubro 28, 2011 Publicado: Outubro 28, 2011 Boas, É normal que ele fosse tímido. Já tive um durante anos que era um maricas...só aparecia de madrugada no meio do aquário. Agora tá a travar conhecimento com o colega. O pessoal por vezes esquece-se que o Botia Palhaço é um peixe de cardume. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
nunomendes900 Publicado: Outubro 29, 2011 Autor Publicado: Outubro 29, 2011 Já se entendem um com o outro. O 1 (que já cá estava) sempre mais reservado mas já arrisca sair durante o dia para perseguir ou indagar o que anda o 2 a fazer. O 2 (novo habitante) ainda anda um pouco nervoso mas já conseguiu garantir uma caminha por baixo do tronco onde se escondem. Ainda não o vi a comer mas dificilmente ficaria aqui em frente ao aqua até às 4 da manhã. Hoje vou atirar-lhes com uns caracóis, aos bótia e ao puffer Cumpts N. Citar
Recommended Posts