paulo duarte Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Já agora, és da zona de Lisboa? Em caso afirmativo, aconselho uma visita ao Aquário Vasco da Gama e observa o aquário de recife que está na sala das Focas (ou Otárias...). Podes ver um passa-muros e aproveita paras pedir para espreitar debaixo da ccortina, onde está a sump Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
durtymax Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 Boas pessoal! Sou da zona do Porto!(paulo duarte) Hoje fui a uma loja de animais aqui ao pé de minha casa, e eles tem lá um aquário mesmo muito grande sem exagero para cima dos 800litros, e já deu para tirar umas ideias(tambem tinha 1sump). Para o meu aquario(468litros) devo montar um sump de que capacidade?100l?Pela regra dos 20% da capacidade do aquario da +/- isso. Que tiragem deve ter a bomba do sump? Obrigadão! Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Eu no meu aquário de 250L tenho uma sump de 100L... mas isso sou eu que sou meio destravado :D Em relação ao retorno... tenho 2 bombas power compact da eheim de 1000l/h cada. Para ti diria que depende dos peixes que vais colocar, mas qualquer coisa entre 4X e 10X a litragem do aquário. Depende mesmo da peixarada que vais colocar :D Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
durtymax Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 O meu aqua vai ser ciclideos sul americanos. Axas que não é suficiente uma só bomba?Hoje vi umas bombas da eheim, mas eram muito caros 100/150 euros.Vi também lá umas dá Hydor a um preço bem mais apetecivel e com um caudal de 2400l/h, que axam?? Abraço Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 As bombas da hydor se forem como os filtros não são grande coisa. Quanto à eheim 100/150€ são as bombas universais. Mas a eheim tem bombas power compact com no maximo 1000L/H que rondam os 30€. São bombas dessas que uso na minha sump. Deves verificar as alturas entre fundo da sump e topo do aquário para veres se necessitas da eheim universal ou se te safas com power compact. As power compact têm que ficar na sump, dentro de água. As universais podem ter apenas um tubo de recolha na sump. Para ciclideos americanos é melhor apontares para os 10x , a não ser que os ciclideos americanos que falas sejam discus Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Fevereiro 17, 2005 Publicado: Fevereiro 17, 2005 Boas, Eu sou da opinião que não se deve poupar em certos tipos de material e, neste caso, a bomba é um deles, pois será o coração do aquário... Assim, acho que a Eheim universal pump 1260 (2400L/hora) seria uma óptima escolha. Tens é de ter em atenção que uma bomba desta potência requer um ótimo escoamento de água do aquário para a sump, por questões de segurança e ruído (2 passa-muros de 50 mm cada, por ex.). Não creio que seja necessário a bomba de retorno fazer 10x a litragem do aquário. O principal factor da filtragem é o volume de matérias filtrantes existentes, o que numa sump é brutal! Se optares por peixes que necessitem de correntes fortes, podes optar por colocar 1 ou 2 power-heads no aquário. Toma como exemplo os sistemas para salgados: é necessária uma circulação de água na casa de 10 a 20 vezes o volume do aquário mas esta não é feita apenas pela bomba de retorno (pode até ser perigoso caso o escoamento da água diminua...) mas sim por power heads Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
durtymax Publicado: Fevereiro 17, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2005 Oixs! Quero agradeces a todos membros que responderam a este tópico. Fiquei bastante esclarecido quanto as outras questões, gostaria que me dessem outras 2 duas opiniões, como disse anteriormente meu aqua vai ter 468L, vou buscalo sabado, tem as seguintes medidas 130c.60l.60h. com vidros de espessura de 10mm com duas travas axam que aguenta?? Quanto a sump vou aproveitar um aquario de 80L que já possuo e mais tarde adquiro um bem maior. Continuação Citar
Recommended Posts