durtymax Publicado Fevereiro 12, 2005 Publicado Fevereiro 12, 2005 Estou a montar um aquario de 468L. Estou a pensar comprar o filtro Aquaclear 500 ,que axam deste filtro? Fica mt atrás de um Canister??? Axam 95euros,bom preço? desde já obrigado pela ajuda! Citar
nunomiguel Publicado: Fevereiro 13, 2005 Publicado: Fevereiro 13, 2005 Olá, Que tipo de peixes vais colocar? Também tenho um Aquaclear (mas um modelo abaixo) e não tenho razões de queixa. Claro que está montado num aquário mais muito mais pequeno mas até nem se porta muito mal. No entanto, para um aquário desse tamanho, acho que devias optar por um externo "canister". Isto, claro, na minha opinião. :D Citar Cumprimentos, Nuno
durtymax Publicado: Fevereiro 13, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2005 Obrigado mais 1 vez pela ajuda,mas se der respondam gostava de ter mais opiniões. Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 13, 2005 Publicado: Fevereiro 13, 2005 Para 468L? Para mim é um filtro externo do tipo canister. O aquaclear é um bom filtro mas não para um aquário desse tamanho, pois o aquaclear vai fazer filtragem mecânica apenas e não tem capacidade de filtrar decentemente 468L de água, alem disso o aquaclear tem um problema sério... se falta a luz, desferra e depois quando a luz vem fica a trabalhar em seco, algo que já não acontece com filtros do tipo canister de marca, como eheim ou fluval. Para o teu aquário aconselharia um filtro do tipo canister, com um caudal superior a 1200L/h, isto assumindo que não vais colocar peixes grandes ou muito "porcos" Se lá fores colocar ciclideos africanos dos lagos, ou os ciclideos americanos de maior dimensão nem um filtro de 1200L/h te safa. Deves calcular um caudal no filtro externo que seja em média 3 a 4x a capacidade do aquário. Se fores colocar muitos peixes, aumenta para 5x. Se os peixes ficarem grandes (superior a 15cm) podes ter que ir até às 10x, isto para manteres uma qualidade de água aceitável. Depende e muito dos peixes que colocas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
allen Publicado: Fevereiro 13, 2005 Publicado: Fevereiro 13, 2005 Boas, Eu tenho um aquaclear 300 num aquário de 160L com 11 Mbunas, 2 plecos e um synodontis há + 1 ano e não tenho razão de queixa. Mesmo com uma “box” bem mais pequena que a do aquaclear 500 faz a filtragem mecânica, química e biológica (uma caixa inteira de cerâmica da Sera), contrariando um pouco o que o nosso amigo Nuno Antunes diz… Cumps Citar
durtymax Publicado: Fevereiro 13, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2005 Se puderem deixem as vossas opiniões. Axam mt caro 95 euros pelo aquaclear500? Um Abraço Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Allen, podes e deves contrariar Mas agora fiquei curioso... Um aquaclear 300 leva uma caixa inteira de sera Biopur? E ainda cabem as esponjas? É que tenho um aquaclear 200 e parece-me muito pequeno, tanto que o desactivei, porque mesmo com supostamente 700L/h não dava vazão... E olha lá... o teu 300 não desferra se faltar a luz? O meu deferrava sempre @Durtymax : O aquaclear 500 por 95€ é o preço normal em Portugal. Em lojas online és capaz de encontrar um bocado mais barato. Atenção que os filtros de cascata obrigam-te a manter as tampas do aquário abertas... pelo menos uma delas Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 E olha lá... o teu 300 não desferra se faltar a luz? O meu deferrava sempre O meu desferra... Acho que desferram todos, não? Tens de ter o aquário mais cheio. Se a água estiver acima "da bomba" do filtro não vais ter problemas se faltar a luz. Se for para um aquário pequeno aconselho. Se for para um grande o melhor é um canister. Citar Cumprimentos, Nuno
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Esses aquaclear não são to tipo "hang-on"? Se assim for, parece que não é o mais indicado para um aquário desse tamanho. Eu optaria por uma sump ou então por 2 filtros externos com pelo menos 1000 litros/hora cada. A utilização de 2 filtros tem várias vantagens: melhora a circulação da água, os filtros sujam-se muito menos e se um deles avariar não ficas apeado É o sistema que uso actualmente e estou bastante satisfeito Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Paulo, são do tipo hang-on sim. Canister é sempre bem superior, especialmente para um aquário deste tamanho, mas quando os € são poucos procuram-se soluções mais em conta Concordo contigo que 2 filtros ou mesmo uma sump seria o ideal. Pena a promoção do carrefour já não existir... um aqua de 120L por 50€ , mais duas bombas compactas de 1000L/h cada e estava uma sump de categoria feita com "meia duzia" de euros. Eu na minha sump é assim... 100L, 2 bombas eheim compact de 1000L/h e está o assunto da filtragem resolvido por 60€ que foi quanto me custaram as bombas (o aquário já tinha) Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
durtymax Publicado: Fevereiro 14, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2005 Obrigado pelas opiniões! Eu tenho cá por casa um aquario que não utilizo e até ja pensei em fazer um SUMP, a maior parte dos que tenho visto pela net não são lá mt simples . Como é o teu Nuno Antunes?? [/i] Citar
allen Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Olá a todos, Pois é Nuno Antunes, uma caixa inteirinha, só não utilizo as esponjas e no seu lugar tenho algodão filtrante da JBL e porque o meu aquário é embutido e no lado que dá para a cozinha não tem tampa, também mantenho constantemente um saco de carvão activado devido aos fumos e vapores sendo inclusive a cozinha o único local onde se fuma aqui em casa. Em relação à falta de luz, não são poucas as vezes que isso acontece e até agora nunca tive problemas. Já agora aproveito a oportunidade para contar um pequeno episodio…No dia em que o pus a funcionar a agua do aquário estava completamente verde e se os peixes se afastassem uns 5cm do vidro deixávamos de os ver, coloquei-o a trabalhar à noite e no dia seguinte de manha apanhei um susto porque pensava que o aquário não tinha agua de tão cristalina que estava…. Cumps Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Uma sump de água doce basta ter 3 diviões: a 1ª para a filtragem mecânica, a 2ª para a biológica e aquecedor, a 3ª para a bomba de retorno. A divisão da bomba deve ser o mais pequena possível, para, no caso de entupimento do passa-muros ou over-flow apenas ser bombeada a água que está nesta divisão evitando transbordar o aquário Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
durtymax Publicado: Fevereiro 14, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2005 O que me questiona mais é como fazer pra ir buscar a água ao áquario, não basta apenas um tubo simples pois não?? Como evitar que a sump transborde em caso de falta de energia? Mais uma vez obrigado...... Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 A melhor forma é furar o aquário, tendo em conta que a captação da água deve ser feita à superfície para evitar inundações Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
durtymax Publicado: Fevereiro 14, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2005 Mais uma coisa que me esqueci se utilizar a sump ,só tenho espaço para a colocar por baixo do aquario. Citar
durtymax Publicado: Fevereiro 14, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2005 Não havera outra forma de o fazer sem furar o áquario? Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 E é lá que ela deve estar Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2005 Publicado: Fevereiro 14, 2005 Podes usar uma over-flow mas o perigo de entupimento é bem maior. Pesquisa aqui no forum por passa-muros, coluna seca e over-flow. Vais encontrar toda a informação que precisas Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
durtymax Publicado: Fevereiro 15, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2005 Alguém sabe onde posso encontrar a venda passa-muros na zona do Porto??? Tou a pensar então montar um SUMP, no áquario basta por os passa-muros, ou axam melhor fazer uma coluna seca, quais os beneficíos?? OBRIGADO! Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Desculpa só hoje é que vi o tópico de novo mas já vi que já te deram umas dicas. A minha sump é um aquário de 200L que aproveitei. Primeiro dividi o aquário em 2 (tenho-a a filtrar dois aquarios de 250L cada). Em cada parte da sump, que leva cerca de 100L brutos de água, fiz 4 divisões. Uma divisão recolhe a água vinda do aquário. Na divisão seguinte, tenho esponjas e lã filtrante Na outra a seguir tenho lã, esponja e cerâmicas Na ultima divisão tenho 2 bombas eheim compact de 1000L/h que levam a água de volta ao aquário. A água vai do aquário para a sump por caixa de overflow. A vantagens da caixa de overflow: - a segurança em caso de falha de energia. - Podes encher de cerâmicas fazendo uma filtragem inicial brutal. Desvantagens há algumas: - "rouba" espaço, litros de água. - alguns peixes gostam de a investigar e acabam por lá cair indo parar à sump (resolve-se enchendo a caixa de cerâmicas) - A água a cair faz algum ruido (resolve-se com alguma facilidade) - Obriga a furar o aquário. Há alternativas bem seguras, que não te obrigam a furar o aquário e que resolvem o problema. Ainda hoje estive a ver o catalogo da TUNZE e havia lá umas overflow bem simpáticas... o preço é que não sei se será simpático. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 A vantagens da caixa de overflow: Acho que estás a falar de uma coluna seca e não de uma overflow, não é Nuno? Quanto às overflow, propriamente ditas, acho que a única vatagem é não ter de furar o aquário. No entanto, já ouvi muitos relatos do pessoal dos salgados descrevendo inundações devido ao entupimento da overflow. Podes ver como são aqui: http://www.marinedepot.com/aquarium_overfl...r.asp?ast=&key= Os passa-muros podem ser comprados nas lojas de canalização e que vendem material de PVC. Caso optes por furar o aquário, aconselho-te a comprar primeiro os passa-muros e ir com eles ao vidraceiro para o furo ficar mesmo à medida. Por questões de segurança, deverás fazer 2 furos para a saída da água (com o maior diâmetro possível) e 1 para o retorno desta ao aquário. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Tens razão Paulo... é de facto coluna seca. Eu chamo-lhe caixa de overflow porque é no fundo uma caixa e a água entra lá para dentro por overflow Mas o nome correcto é efectivamente coluna seca. A caixa de overflow é outra coisa. Obrigado pela correcção. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
durtymax Publicado: Fevereiro 16, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2005 Vou então ver se encontro os passa-muros. Posso montar os passa-murros e dispensar a coluna seca? Vou é colocar algo para os peixes não entrarem pelo pelos passa-muros. Vou colocar os passa-muros ,compro uns "cotovelos" também de pvc e depois aranjo maneira de adaptar umas mangueiras aos "cotovelos", acho que com as mangueiras na hora da limpeza da SUMP torna-se mais façíl. Um dia destes começo a postar aqui meu áquario. Obrigado por tudo!!! Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 16, 2005 Publicado: Fevereiro 16, 2005 Posso montar os passa-murros e dispensar a coluna seca? Sim, dispensa. A coluna seca também tem um passa-muros, só que colocado no vidro de fundo do aquário. Creio que a saída da água devia ser toda em PVC. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts