_FUZY_ Publicado Outubro 24, 2011 Publicado Outubro 24, 2011 tenho um aquário de 120cm 260lts para montar e queria fazer uma coisa simples, estava a pensar em areia de sílica e umas valisnerias e plantas de fácil manutenção que tenho noutro aquário mais pequeno e meter discus e os neons e bebados que tenho nesse tal aquário(ph 6.5), o problema é que a agua de casa têm ph de 7.6+/- é possível ter estes peixes nesta agua ou é melhor pensar noutros, e que outros posso meter com este ph 7.6, em ultimo caso tenho onde ir buscar agua com ph 6.0 mas preferia usar a agua de casa por causa das tpa, se acontece uma urgencia e tenho que mudar por ex 100lts de agua não é facil se for tipo 40 ou 50 lts de agua por semana ainda da para desenrascar. queria mesmo meter discus mas se não for viável dá para por o que neste ph (7.6)? escalares?, sei que há uns peixes dos lagos de África mas estou um pouco as escuras nesse campo, queria uns peixes bonitos e vistosos Citar
pmpg98 Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 Fuzy, Dá uma BOA leitura a este post do amigo GM é muito bom é extenso mas vai responder a muita das tuas questões é preciso ler todo e com atenção, podes também procurar outros do GM que tem vários sobre o assunto. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=186130 Boa leitura Pedro Gil Citar
j-santos Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 esta tudo dito!!!!!!!!!!!!!!!!!! Citar abraços joao santos
_FUZY_ Publicado: Outubro 25, 2011 Autor Publicado: Outubro 25, 2011 bom nesse caso posso ter discus, neons, bebados, rams, corys, num aquario com ph 7.6 que não é por ai que eles morrem, mas será que têm a mesma qualidade de vida? será viver ou sobreviver, mas por outro lado como dizem alguns e é verdade os nossos peixes são de aviário ou seja são criados sabe-se lá em que ph depois nas lojas estão com outro ph, por vezes peixes de varias espécies que requerem ph diferentes todos juntos, chegam a casa e levam com outro ph etc... mas na verdade eles com o mínimo de condições duram muito tempo, os meus neons e bebados já tiveram com ph a 6, 6.5, 7 e a mais de um ano que não tenho baixas. gosto dos discus e gostava de os ter no meu aquário e não é por estar na moda mas tive a ver aquários de ciclideos africanos do lago malawi e também gostei bastante agora estou na duvida Citar
pmpg98 Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 Boas Fuzy, Efectivamente não tenho conhecimentos suficientes para entrar num debate contigo sobre essas matérias, mas o que é certo é que por alguma (pouca) experiência do fórum e de ler outros artigos se o membro GM estivesse completamente errado nas afirmações que faz já teria havido um sem número de post a dizer isso mesmo, portanto há que dar crédito ao que é dito e pelo menos ler os post que ele fez e caso existam dúvidas, como eu tenho e acredito que muitos também, colocar essas mesmas dúvidas. Se leres bem os artigos e se reparares nas características dos peixes que indicas vais ver que os mesmos podem ter parâmetros de TDS diferentes, o que é indicado pelos vários artigos que tenho lido e que me parecem fazer sentido é que o pH pode baixar/subir sem alterações no TDS e que é o TDS é que é importante no tipo de água que temos no nosso aqua e na compatibilização das especies. E tenho lido com alguma atenção os post do membro GM porque acho que são bastante informativos e em lado nenhum vi a indicação que podias misturar fauna com características diferentes no mesmo aqua e que isso não tinha qualquer problema. Não me parece que tenhas feito aquilo que te sugeri que era uma BOA leitura dos post. Eu prefiro redireccionar para os Post porque posso estar a dar ideias erradas tendo efectuado leituras erradas dos textos e prefiro dar a fonte que a minha interpretação que por vezes pode ser distorcida e dar conselhos errados. Agora podes ou não concordar com aquilo que o GM nos indica e verificar os parâmetros somente pelo pH, por tudo aquilo que eu percebi até certo ponto o pH pode indicar-te o TDS o problema é que existem diversas situações em que podes alterar o pH sem alterar o TDS, acho que a mais conhecida a injecção do CO2 é um bom exemplo. Mas lá estou eu que percebo pouco da poda a tentar explicar uma coisa que pode estar errada porque ainda estou a começar e mesmo já tendo lida algumas vezes os textos do GM ainda não percebi todos na integra e ainda tenho muitas dúvidas. Pedro Citar
gmmartins Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 Mas lá estou eu que percebo pouco da poda a tentar explicar uma coisa que pode estar errada porque ainda estou a começar e mesmo já tendo lida algumas vezes os textos do GM ainda não percebi todos na integra e ainda tenho muitas dúvidas. Pedro Estás a interpretar bem e a por em prática também que é o mais importante. Muitas vezes há pessoas que lêem e depois esquecem-se do que leram logo a seguir Deixo aqui uma imagem que pode ajudar: De cada lado da balança estão coisas que alteram o pH. Tanto para cima como para baixo. Para percebermos o que é o TDS (que é nada mais do que a totalidade de sais dissolvidos - há quem também use a conductividade que é a mesma coisa) imagina que é, mais coisa menos coisa, proporcional ao tamanho dos blocos. Como é fácil de perceber posso aumentar (ou baixar) o TDS sem mexer no pH bastando para isso que meta o mesmo peso de cada lado da balança. Da mesma forma podes alterar o pH sem alterar o TDS sendo a adição de CO2 o exemplo mais prático como muito bem indicou o Pedro. abraço Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts