Recommended Posts

Publicado

Caros amigos

Sou novo nestas andanças de água salgada e ando com o seguinte problema. A minha sump reçebe a a água por gravidade para o escumador, através de uma coluna seca. Na sump ela é devolvida por uma bomba. Até aqui tudo ok, mas e se falta a luz??? A bomba não envia o retorno e lá sai uns litros para fora. A minha questão é a seguinte, existe algum equipamento que na falha de luz cancele a entrada de água para o escumador??

Cumprimentos

Publicado:

ou mais fácil compras uma bomba para puxar a água do aquário para a sump, assim se falta a luz a mesma deixa de puxar também...

Publicado:

pois, a solução da bomba é viável, todavia queria poupar wats. Geralmente tenho a água no topo dos pentes, um bocadinho antes, a coluna tem para ai 60cm de altx 15, é uma questão de fazer contas à sump relativamente ao espaço livre se suporta a água da coluna. Podia haver um sistema tipo autoclismo, lol Gracias

Publicado:

então arranjas tu um, metes uma bóia na sump, um tubo rígido (o que vem do aquário para a sump) e uma tampa para esse tubo, assim quando a sump encher aquele nível a bóia sobe faz a tampa tapar o tubo e deixa de puxar agua....

Publicado:

tipo isso não é preciso inventar muito , basta a sump nao estar demasiado cheia. e o tubo do retorno estar ao nivel do pente , logo quando a bomba deixar de trabalhar a agua vai baixar o nivel entao deixa de ir para o aqua logo fica na sump e nao entorna nada. é o que toda a gente faz nao é preciso ca sistemas de segurança e autocolismo.. se nao tens corrente nao tens agua a ir para cima logo nao tens agua a vir para baixo... so entorna na sump se tu quiseres..

Publicado:

Boas Existe outra solução, que foi a que se fez aqui.

Se o tubo de retorno ficar muito abaixo dentro de água poderás fazer com uma broca fina, um pequeno furo ao nível que queres que a água pare de entrar pela bomba de retorno.

O que acontece é que assim que entra ar pela tubagem a bomba fica desferrada e trava a entrada de água por ai.

Assim apenas descerá a agua que for até ao nivel do pente da coluna seca.

Não precisas de um furo muito grande, e a pouca água que por ai passa quando a bomba está a funcionar fica "invisível" quando o tubo está submerso.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

assinatura.png