Paulo.rod Publicado Outubro 20, 2011 Publicado Outubro 20, 2011 Boas Bem a cerca de um mês começaram-me a aparecer algumas algas no meu aqua (comunitário de 80*40*50 ) Fiz os testes e deparei-me com: Nitratos (NO3) muito altos perto dos 50mg/l Nitritos (NO2) 0 mg/l Fosfatos (PO4) 2.5mg/l Valores bastante elevados de NO3 e PO4. Comecei logo a tomar medidas para reduzir estes valores reduzi ligeiramente a iluminação(40 min), comecei com mais TPA, e reduzi um pouco a alimentação dos habitantes. Durante este período tenho conseguido baixar bastante os Nitratos (já estão inferiores a 10mg/l) mas os Fosfatos teimam em não baixar. Até que hoje lembrei-me em medir a agua da torneira e a dita vem com fosfatos entre 1 a 2 mg/l.......... os nitratos estão a 0. A minha pergunta é como contornar esta situação?? Cumps Aguardo a vossa ajuda. Citar
gmmartins Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Epá isso é óptima notícia se tiveres um plantado. Não tens que fertilizar. Vem de borla na água abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Paulo.rod Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 Epá isso é óptima notícia se tiveres um plantado. Não tens que fertilizar. Vem de borla na água abraço, GM Boas Pois mas eu não considero o meu aqua assim um plantado tem algumas plantas... fica aqui a foto o que eu não quero é algas a crescerem Cumps Citar
Geada Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Boas, Estou a ver que tenho de ir viver outra vez para faro pois é dessa agua que tenho falta, as plantas que tens ai eram para consumir esses nutrientes se não o estão a fazer é porque te falta iluminação ou co2. Aconcelho tambem a arranjares algumas plantas flutuantes pois ajudam a reduzir os nutrientes na coluna de agua mas tens de as controlar para não taparem a luz das outras plantas. Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Vivas, Ainda tive uma leve esperança em deixar de fertilizar, mas depois de efectuar os testes... Parece que essa água é exclusiva para o Sotavento Allgarvio, aqui no Barlavento a água quase vem destilada, mesmo depois de fertilizar, continua quase na mesma..., seu sortudo. Lindos escalares! Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Paulo.rod Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 Boas, Estou a ver que tenho de ir viver outra vez para faro pois é dessa agua que tenho falta, as plantas que tens ai eram para consumir esses nutrientes se não o estão a fazer é porque te falta iluminação ou co2. Aconcelho tambem a arranjares algumas plantas flutuantes pois ajudam a reduzir os nutrientes na coluna de agua mas tens de as controlar para não taparem a luz das outras plantas. Boas Pois neste momento a calha esta a trabalhar a meio gás 2*24w t5 (total 4*24w) pois quando liguei as 4 há cerca de um mês começaram a aparecer muitas algas e foi quando detetei os nitratos bastante elevados, agora que já estão mais controlados estou a pensar em ligar na totalidade, pois CO2 não tenho e também não me parece que vá adicionar. Já agora que plantas flutuantes recomendas? Vivas, Ainda tive uma leve esperança em deixar de fertilizar, mas depois de efectuar os testes... Parece que essa água é exclusiva para o Sotavento Allgarvio, aqui no Barlavento a água quase vem destilada, mesmo depois de fertilizar, continua quase na mesma..., seu sortudo. Lindos escalares! Abraço, lolol pois a agua do sotavento é de origem diferente dessa do barlavento os escalares já estão neste aqua há mais de um ano, vieram para cá bem pequenos e têm crescido bastante... adoro-os Obrigado a todos pelos coments Citar
LuisBarroso Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 se voltares a ligar as luzes vais ter outra vez algas, na verdade penso que controlaste as algas ao desligar algumas luzes e não ao baixar os nutrientes muita luz sem co2 vai dar algas pelo que tenho lido... cumps! Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
A. Ferreira Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Vivas, O Luís disse tudo, para essas plantas que tens 2 x 24 chegam, eu tenho 3 x 24 e só ligo a terceira cerca de 3 horas, e apenas quando estou em casa, FDS+Feriados, e olha que tenho o triplo das plantas + plantas vermelhas ( o meu áqua é de 80x30x40), tenho também CO2 (caseiro) e fertilizo bastante, no teu caso acho que tens de jogar com o foto-período. Se precisares de flutuantes manda MP, agora não tenho, mas daqui a 1 mês já devo ter de sobra. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Geada Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Co2 pra quem quer um aquário saudável é imprescindível mas claro também tens de suprimir as restantes necessidades, teres boa luz e não usares é um crime. As plantas flutuantes ia mesmo recomendar as que o amigo A. Ferreira tem no dele e que me arranjou pois são bem bonitas. Já agora amigo Ferreira sabe-me dizer o nome é que eu tenho pesquisando e ainda não descobri. Citar
gmmartins Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 viva, eu não mexia na luz e não me preocupava muito com os nutrientes (a não ser que desapareçam). Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
A. Ferreira Publicado: Outubro 21, 2011 Publicado: Outubro 21, 2011 (editado) Viva, As plantas que o amigo Geada refere são as que estão assinaladas com o circulo vermelho na foto abaixo. Eu no meu áqua tenho 3 tipos de flutuantes: riccia, lentilha e aquelas que são um género de Phyllanthus fluitans. http://www.tropica.c...on.aspx?pid=028 Abraço, Editado Outubro 21, 2011 por A.Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts