Paulo.rod Publicado Outubro 20, 2011 Publicado Outubro 20, 2011 Boas Bem a cerca de um mês começaram-me a aparecer algumas algas no meu aqua (comunitário de 80*40*50 ) Fiz os testes e deparei-me com: Nitratos (NO3) muito altos perto dos 50mg/l Nitritos (NO2) 0 mg/l Fosfatos (PO4) 2.5mg/l Valores bastante elevados de NO3 e PO4. Comecei logo a tomar medidas para reduzir estes valores reduzi ligeiramente a iluminação(40 min), comecei com mais TPA, e reduzi um pouco a alimentação dos habitantes. Durante este período tenho conseguido baixar bastante os Nitratos (já estão inferiores a 10mg/l) mas os Fosfatos teimam em não baixar. Até que hoje lembrei-me em medir a agua da torneira e a dita vem com fosfatos entre 1 a 2 mg/l.......... os nitratos estão a 0. A minha pergunta é como contornar esta situação?? Cumps Aguardo a vossa ajuda. Citar
gmmartins Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Epá isso é óptima notícia se tiveres um plantado. Não tens que fertilizar. Vem de borla na água abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Paulo.rod Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 On 20/10/2011 at 15:16, gmmartins disse: Epá isso é óptima notícia se tiveres um plantado. Não tens que fertilizar. Vem de borla na água abraço, GM Boas Pois mas eu não considero o meu aqua assim um plantado tem algumas plantas... fica aqui a foto o que eu não quero é algas a crescerem Cumps Citar
Geada Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Boas, Estou a ver que tenho de ir viver outra vez para faro pois é dessa agua que tenho falta, as plantas que tens ai eram para consumir esses nutrientes se não o estão a fazer é porque te falta iluminação ou co2. Aconcelho tambem a arranjares algumas plantas flutuantes pois ajudam a reduzir os nutrientes na coluna de agua mas tens de as controlar para não taparem a luz das outras plantas. Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Vivas, Ainda tive uma leve esperança em deixar de fertilizar, mas depois de efectuar os testes... Parece que essa água é exclusiva para o Sotavento Allgarvio, aqui no Barlavento a água quase vem destilada, mesmo depois de fertilizar, continua quase na mesma..., seu sortudo. Lindos escalares! Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Paulo.rod Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 On 20/10/2011 at 18:56, Geada disse: Boas, Estou a ver que tenho de ir viver outra vez para faro pois é dessa agua que tenho falta, as plantas que tens ai eram para consumir esses nutrientes se não o estão a fazer é porque te falta iluminação ou co2. Aconcelho tambem a arranjares algumas plantas flutuantes pois ajudam a reduzir os nutrientes na coluna de agua mas tens de as controlar para não taparem a luz das outras plantas. Boas Pois neste momento a calha esta a trabalhar a meio gás 2*24w t5 (total 4*24w) pois quando liguei as 4 há cerca de um mês começaram a aparecer muitas algas e foi quando detetei os nitratos bastante elevados, agora que já estão mais controlados estou a pensar em ligar na totalidade, pois CO2 não tenho e também não me parece que vá adicionar. Já agora que plantas flutuantes recomendas? On 20/10/2011 at 20:41, A.Ferreira disse: Vivas, Ainda tive uma leve esperança em deixar de fertilizar, mas depois de efectuar os testes... Parece que essa água é exclusiva para o Sotavento Allgarvio, aqui no Barlavento a água quase vem destilada, mesmo depois de fertilizar, continua quase na mesma..., seu sortudo. Lindos escalares! Abraço, lolol pois a agua do sotavento é de origem diferente dessa do barlavento os escalares já estão neste aqua há mais de um ano, vieram para cá bem pequenos e têm crescido bastante... adoro-os Obrigado a todos pelos coments Citar
LuisBarroso Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 se voltares a ligar as luzes vais ter outra vez algas, na verdade penso que controlaste as algas ao desligar algumas luzes e não ao baixar os nutrientes muita luz sem co2 vai dar algas pelo que tenho lido... cumps! Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
A. Ferreira Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Vivas, O Luís disse tudo, para essas plantas que tens 2 x 24 chegam, eu tenho 3 x 24 e só ligo a terceira cerca de 3 horas, e apenas quando estou em casa, FDS+Feriados, e olha que tenho o triplo das plantas + plantas vermelhas ( o meu áqua é de 80x30x40), tenho também CO2 (caseiro) e fertilizo bastante, no teu caso acho que tens de jogar com o foto-período. Se precisares de flutuantes manda MP, agora não tenho, mas daqui a 1 mês já devo ter de sobra. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Geada Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Co2 pra quem quer um aquário saudável é imprescindível mas claro também tens de suprimir as restantes necessidades, teres boa luz e não usares é um crime. As plantas flutuantes ia mesmo recomendar as que o amigo A. Ferreira tem no dele e que me arranjou pois são bem bonitas. Já agora amigo Ferreira sabe-me dizer o nome é que eu tenho pesquisando e ainda não descobri. Citar
gmmartins Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 viva, eu não mexia na luz e não me preocupava muito com os nutrientes (a não ser que desapareçam). Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
A. Ferreira Publicado: Outubro 21, 2011 Publicado: Outubro 21, 2011 (editado) Viva, As plantas que o amigo Geada refere são as que estão assinaladas com o circulo vermelho na foto abaixo. Eu no meu áqua tenho 3 tipos de flutuantes: riccia, lentilha e aquelas que são um género de Phyllanthus fluitans. http://www.tropica.c...on.aspx?pid=028 Abraço, Editado Outubro 21, 2011 por A.Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts