Baixar temperatura aqua


Recommended Posts

Bom dia,

 

Já li algumas sugestões em como baixar a temperatura do aqua, tais como garrafa ou saco de agua congelada, ter a tampa levantada para melhorar arejamento.

De facto e apesar de ter termoestato regulado para 25 graus, e ter o termometro no canto oposto do aqua, este continua sempre a indicar-me 28 a 29 graus.

 

Alguem tem alguma sugestão longo prazo? Pois queria fechar a tampa do aqua para reduzir evaporação de agua, bem como dar uma ambiente mais fresco aos seus habitantes.

 

Aqui fica a configuração do aqua:

-Nautilus de 80 litros brutos

-filtro de 500l/h da sicce

-termoestato de 100w da sicce

- 2 t8 de 46cm de 15w cada, uma flora glow e outra aqua glow

 

Flora:

1 - Anubias barteri,

1 - Rotala rotundifolia,

1- Staurogyne repens,

1- Limnophila sessiliflora,

1 -Microsorum crisped leaves

 

Fauna:

3 - Ampulária Dourada

1 - Pangasius Sutchi

2 - Ancistrus spp

3 - Coridora Paleatus

2 -Coridora Paleatus

 

Cumprimentos,

jtsoares1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Falta aí uma informação importante:

 

- Qual é a temperatura do lado de fora do Áqua e em que divisão da casa o tens.

 

Eu tenho 2 montados em Junho que ainda não liguei os termostatos, são destapados e a temperatura andou pelos 26/27 e actualmente estão a 25º.

 

Este FDS acaba o Verão e começa a chuva por isso as temperaturas devem baixar.

 

Não confies muito na escala de graus inscrita nos termos, confia no termómetro e tenta assegurar uma boa circulação de água.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com as temperaturas que estão actualmente acho estranho teres o aqua a essa temperatura, as causas podem ser várias:

 

- como o A.Ferreira disse verifica a temperatura que tens ambiente no local do aqua.

 

- o termostato pode estar avariado (teste: desliga-o e durante algumas horas verifica se a temperatura do aqua se altera).

 

- ou então é o termómetro que não esta a medir la muito bem a temperatura.

 

O meu aqua neste momento está a 25º e só hoje liguei o termostato pois dizem que a temperatura vai começar a baixar :drool3:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Efectivamente o aqua esta na sala de estar, e a casa é um pouco quente, pelo que tento manter a janela aberta com alguma circulaçao de ar.

Em relação ao termometro também duvidei do mesmo, e fiz alguns testes com ele em recipientes com agua fresca, ou temperatura ambiente, e agua do frigorifico.. aparentemente oscilou a temperatura como esperado.

O termoestato tambem o observo bastantes vezes, verificando se a luz está ligada ou não. Realmente ele passa bastante tempo desligado e agora regulado para 25 graus vai-se ligando aos poucos.

 

Quanto à circulação de agua essa é a parte que tenho mais duvidas, pois tenho a saída do filtro num canto, tentando criar oscilação de agua à superficie para o centro do agua, e o termoestato esta no outro canto do aqua.

 

Devo alterar a posição dos mesmos? Tipo por a saida do filtro junto do termoestato?

 

Cumprimentos,

jtsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens sempre a solução das ventoinhas... Tem o inconveniente de fazer muita evaporação, tendo que repor a água evaporada, o que não sei se no teu aquário pode ser mau, devido à alteração dos parâmetros (agua do aquario muito diferente da da torneira)

Deves colocar o termostato numa zona com boa circulação de água de modo a não criar zonas de diferentes temperaturas no aquário..

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.