Gongas21 Publicado Outubro 19, 2011 Publicado Outubro 19, 2011 Boa Tarde, Tenho um plantado e estou neste momento a usar fertilizantes da ADA. Uso o GB Step 1, Brighty K e GB Special Lights Gosto bastante destes fertilizantes mas o preço faz com que a fertilização seja muito cara para a litragem do meu aquário. Neste momento estou a pensar em usar só os micros da ADA e fazer fertelizantes caseiros (macros e potássio). Para tal, queria fazer uma receita de macro e potássio que imita-se ao máximo os da ADA ( Bright Special Lights e Brighty K) em termos de dosagem e composição. Num forum estrangeiro consegui encontrar a informação da composição dos Fertilizantes da ADA: Os valores em baixo encontram-se em mg / L GB Special Lights / GB Special Shades / GB Step 3 / GB Step 2 / GB Step 1 / Brighty K Potássio 2400 / 3100 / 84 / 81 / 970 / 68000 Nitrato 4340 / 4385 / 0 / 0 / 0 / 0 PO4 3900 / 2400 / 0 / 0 / 0 / 0 Fe 0 / 0 / 0 / 190 / 310 / 340 Fazendo as contas para uma embalagem de 1 L: Para o Brighty K preciso de 68 g de potássio e de 0,4 g de ferro Para o GB Step 1 preciso de 1 g de potássio e de 0,31 g de ferro Para o GB Special Lights preciso de 2,4 g de potássio; 4,3 g de nitrato; 4 g de fosfatos Agora a minha questão e onde arranjar os nutrientes para fazer a mistura? Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 (editado) ... Fazendo as contas para uma embalagem de 1 L: Para o Brighty K preciso de 68 g de potássio e de 0,4 g de ferro Para o GB Step 1 preciso de 1 g de potássio e de 0,31 g de ferro Para o GB Special Lights preciso de 2,4 g de potássio; 4,3 g de nitrato; 4 g de fosfatos Agora a minha questão e onde arranjar os nutrientes para fazer a mistura? Viva, Estou a achar essas concentrações baixíssimas, acho que devias verificar as contas... Vê este site: http://www.theplante...co.uk/index.htm Abraço, Editado Outubro 19, 2011 por A.Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
gmmartins Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 Bem não sei como fizeste essas contas. Normalmente não se vende potássio assim sem mais nem menos. Este é um ião e logo vai ligar-se logo a qualquer coisa. Por exemplo, 68g de potássio. Mas qual potássio? KNO3, KH2PO4, K2O4,... Dependendo dos sal que uses tens quantidades relativas diferentes de potássio logo tens que usar quantidades diferentes para obteres uma determinada concentração final. Em vez de seguires a composição da ADA podes simplesmente comprar: KNO3 e KH2PO4. A receita encontras no site indicado pelo A.Ferreira em "Estimative Index". Dá muito menos trabalho do que tentar copiar. abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
A. Ferreira Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 ...A receita encontras no site indicado pelo A.Ferreira em "Estimative Index". Dá muito menos trabalho do que tentar copiar... Nota: Aquele site foi "dica" do gmmartins num outro post, bem como este http://www.plantedta...salts-134-c.asp que vende os sais. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts