Newhobby Publicado Outubro 18, 2011 Publicado Outubro 18, 2011 Carissimos amigos, É a primeira vez que escrevo neste fórum e estou neste mundo da aquariofilia á relativamente pouco tempo. Tenho um aquário em casa que me deram (18L) e que neste momento já está ciclado (há cerca de 2 meses), com temperatura a 26 graus, ph7, nitritos 0 e nitratos que oscilam entre 10 e 25 (os parâmetros aceitáveis oscilam entre 0 e 50 - são da JBL Easytest 5), e KH e GH também normais, assim como o cloro. Tenho feito todos os testes à água regularmente, assim como os tpa. Recentemente comprei um oto (há cerca de 1 mês), e este não se tem queixado. Contudo, os guppys tem morrido todos(num espaço de 1 semana morrem, após já os ter introduzido duas vezes, a primeira 2 e a segunda 6, esta última já com o oto), referindo que a sua proveniência é de um aquario maduro que tenho no escritório (100L), e que nunca houve qualquer baixa. Não é o oto mais sensivel que os guppys? Se estes morreram, o oto também não deveria ter morrido? Tenho um amigo que percebe bastante do assunto, mas também não entende a razão. Tenho lido bastante sobre a matéria, e não me recordo dum caso destes. A comida que tenho dado são flocos, a mesma utilizada no escritório. Será da turbelência exagerada, dado que tenho o filtro interno de 280L/H. Cheguei a desligar o filtro para a comida não dispersar, mas o que eu notei foi que os guppys desinteressaram-se de comer gradualmente, até que foram aparecendo mortos. Será que podem elucidar e encontrar a razão deste acontecimento para mim bastante confusa? Será falta de oxigénio, já que para o fim andavam muito à superficie, embora os guppys sejam peixes de superficie. Só tenho musgo de java, umas valisnerias nano(fraquinhas dado terem pouca luz - 8 W) um tronco Mopan e uma pedra Dragon Stone e areão normal para aquários. Abraços Citar Nuno Ferreira[i
SusanaPaço Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 O otto também anda pela superfície? Citar
Newhobby Publicado: Outubro 18, 2011 Autor Publicado: Outubro 18, 2011 Não, o otto tem um comportamento normal, andando pelo fundo e a cumprir as suas funções. Citar Nuno Ferreira[i
Newhobby Publicado: Outubro 18, 2011 Autor Publicado: Outubro 18, 2011 Bota esquisito nisso!!! Citar Nuno Ferreira[i
Newhobby Publicado: Outubro 18, 2011 Autor Publicado: Outubro 18, 2011 O Otto (único sobrevivente) acabou de falecer. Fiz os testes à água e estão todos normais. Alguém com experiência é capaz de me explicar isto??? Citar Nuno Ferreira[i
A. Ferreira Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 muito estranho... 18 litros em casos estranhos também é complicado de equilibrar... ainda por cima com mortes, vai depender do tempo que os corpos lá ficam, mas a amónia vai subir... acaba por ser estranho por serem peixes geralmente bem resistentes, ainda por cima oriundos de um áqua já estabilizado, não sei que te diga... desconfio de amónia, mas deixa o pessoal mais pró opinar também, e muita calma e cuidado com novas introduções... abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
AGA Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 Pois, dependendo da quantidade de comida e peixes, também colocaria a hipótese de amónia. Um aquário de 18 litros é muito difícil. Basta que a colónia de bactérias tenha um problema e é fácil desequilibrar-se. Mas também pode ter sido alguma doença que não foi detectada. (alguma bactéria que atacou os peixes e para a qual não tinham desenvolvido defesas) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Newhobby Publicado: Outubro 19, 2011 Autor Publicado: Outubro 19, 2011 Obrigado pela v/opiniões. Ainda antes de ver os v/post`s, falei hoje com um amigo meu que percebe do assunto e disse-lhe que eventualmente seria da amónia porque eu não tenho esse teste. Por os peixes serem muito pequenos e eu não os ter encontrado no aquário, deixei estar e decompuseram-se durante alguns dias sem eu ter mudado a água, apesar dos nitritos e nitratos estarem nos parâmetros normais. Não liguei à amónia, eventualmente porque pensei que, por os nitrito e nitratos estarem bem a amónia também estaria. Quando onteontem fiz o tpa de cerca de 30% e retirei os peixeis visiveis(alguns guppys terão lá ficado porque não os consigo ver por serem muito pequenos), e mesmo assim, o otto (único sobrevivente) acabou por não resistir. O que fazer agora? Estou sem peixes no aquário. Não devo fazer introduções enquanto não comprar um teste da amónia? Agradecia umas dicas pessoal Um abraço a todos e mais uma vez obrigado pela v/colaboração Citar Nuno Ferreira[i
Geada Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 Boas, os níveis de amónia podem não estar relacionados com os níveis de nitratos e nitritos pois estes últimos dois são produzidos pelas bactérias ao decomporem a amónia e numa subida inicial da amónia ainda não houve tempo delas decomporem-na, se fores fazer um teste agora vais ver que os níveis aumentaram. Outra coisa que pode ter acontecido é que a colónia de bactérias terem sofrido uma rotura por inúmeras razões e levar a que a amónia não fosse decomposta, ainda outra coisa que pode ter levado a morte dos peixes pode ser alimentação em demasia podendo levar a subida do po4 (fosfatos) que é bem presente na comida logo se os peixes não conseguirem comer tudo eles vão diluir-se na agua, os fosfatos são quase ou tão perigosos em comparação á amónia. Quanto mais pequeno for o aquario mais problemas podem ocorrer, 18 litros é muito pouco para estares descansado, isso são aquarios para mestres e não para novatos ao contrario do que muita gente pensa. Aconcelho a pensares em algo por volta dos 60 a 100 litros para iniciares. Fica bem e boa sorte Citar
Newhobby Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 Obrigado pela tua informação Geada. A minha ideia inicial quando me deram o aquário, foi aproveitá-lo para ter um pequeno cardume de peixes pequenos (neons por exemplo) e essencialmente camarões. Em todo o caso não vou desistir e vou aproveitar o que tenho. Acho que depois de saber lidar com este aqua estarei preparado para qualquer outro, faz parte do treino para algo maior. Obviamente que me custa que os peixes morram, mas faz parte. Quanto ao meu caso, essa dos fosfatos nunca me tinha lembrado. Agora não sei é o que fazer? Manter o aqua em funcionamento mesmo sem peixes, ou terei que fazer algo de radical e substituir a água toda de uma vez só? Já limpei o filtro mas será que ficou lá alguma bactéria nociva alojada? Se ficou, durante as mudanças de água ela acaba por desaparecer naturalmente? Aconselham-me a comprar testes de fosfatos e amónia antes da introdução de novos peixes? Mais uma vez agradecia a vossa ajuda para ver se consigo corrigir estes meus erros. Um abraço a todos Citar Nuno Ferreira[i
gmmartins Publicado: Outubro 20, 2011 Publicado: Outubro 20, 2011 Viva, a amónia é altamente tóxica e mesmo em pequenas quantidades pode dizimar cardumes de peixes. É por isso que estes não devem ser introduzidos inicialmente. No teu caso, se já estava a funcionar há 2 meses, realmente é estranho. Quanto aos fosfatos, se são tóxicos ou não não sei. Não há grande informação científica sobre o assunto. Tenho muitas dúvidas que tenhas concentrações de fosfatos que possam sequer ser consideradas tóxicas. Se assim fosse, não teríamos peixes na grande maioria dos nossos rios e lagoas ou para onde pensam que vão os adubos da agricultura? Aliás, se assim fosse não haveria peixes nas lagoas eutrofizadas o que não é verdade. Pode ter sido uma doença ou assim. O que eu faria era retirar tudo, lavar o material todo com lixívia e recomeçar. Deixar fazer o ciclo e então introduzir os peixes de uma forma gradual. Desculpa não ter uma solução mas o teu caso não é óbvio a causa de morte da fauna. GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Newhobby Publicado: Outubro 20, 2011 Autor Publicado: Outubro 20, 2011 Uma vez mais agradeço a v/colaboração. Depois de tudo o que me têm dito, chego à conclusão que a amónia terá sido a causa, não podendo no entanto colocar de parte a existencia de bactéria e/ou alguma doença. Irei refazer o aqua e dar inicio a um novo ciclo. Um forte abraço a todos, não esquecendo um beijinho à SusanaPaço. Até breve Citar Nuno Ferreira[i
Recommended Posts