robalo 1 Publicado Outubro 16, 2011 Publicado Outubro 16, 2011 (editado) Boas Estou a preparar uma montagem nova para os meus discos (160*55*65 ) e gostava de saber se na areia de silica se pode manter algumas plantas como Tenelus, sagitarias ,crypto e mais algumas. Tenho lido muitas opiniões umas favoraveis outras não. Desta forma venho pedir a opinião a quem tem areia de silica mais substrato fertil se resulta ou nem por isso Obrigado desde ja Editado Outubro 16, 2011 por robalo 1
Jatbas Publicado: Outubro 24, 2011 Publicado: Outubro 24, 2011 Não é o mais adequado, nem é por ser inerte, é mesmo pelos grãos serem muito finos e o solo compactar muito, o que não dá espaço para as raízes penetrarem no solo. A meu ver é um mau combinado... AquaWizard
danrib82 Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 A areia silica não compacta, é tudo um mito. Tenho cryptos, tennelus, eleocharis, juncus repens, etc. plantado em silica. FeedBack
gmmartins Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 Concordo com o dan. a areia não tem qualquer problema, especialmente se usares fértil por baixo. Nãp me parece que a quantidade de areia normalmente usada seja suficiente para que a coisa fique assim tão compactada que as raízes das plantas não se possam mexer ou para criar zona anóxicas. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Quo Publicado: Outubro 25, 2011 Publicado: Outubro 25, 2011 Cada um é livre de viver com as limitações que quer. Mas quando alguem diz que a areia de silica compacta e impede que as raizes cresçam, a opinião dessa pessoa não tem qualquer tipo de fundamentação, é claramente alguém que não sabe e ouviu dizer e continua a espalhar um mito 100% falso e sem base na realidade. Penso que o mito se deva à areia do rio, essa sim compacta. Mas mesmo essa é apta a manter várias plantas aquáticas.
ferreiraedgar Publicado: Outubro 26, 2011 Publicado: Outubro 26, 2011 Boa tarde Eu tenho areia de sílica em parte de um aquário e realmente não passa de um mito, não fica nada compacta. O único "problema" que tem é o meu pleco estar sempre a levantada com o rabo , até parece que está a nevar no aquário quando faz isso. . Cumprimentos Epilif 60 litros
_FUZY_ Publicado: Outubro 26, 2011 Publicado: Outubro 26, 2011 só para dar um exemplo eu tive um aquário com areia de sílica e substrato fértil por baixo, quando desmontei o aquário aspirei a sílica toda e quando cheguei ao substrato fértil as raízes estavam todas bem enterradas no fértil e todas elas ficaram somente enterradas na areia de sílica por isso podes tirar tu próprio as conclusões, se a areia compacta não sei mas que as raízes penetram na areia lá isso é verdade, por isso acho que é mais um mito que toda a gente fala mas que poucos já testaram
Quo Publicado: Outubro 26, 2011 Publicado: Outubro 26, 2011 Nos meus aquarios tenho só areia de silica, e as raizes espalham-se bem pela areia, sem problema. devem ser raizes miticas :D
robalo 1 Publicado: Outubro 29, 2011 Autor Publicado: Outubro 29, 2011 Boas Muito obrigado pela ajuda. Acabei por montar com uma boa camada de substrasto fertil e silica, as plantas que usei foram Valisnerias, Sagitarias e tenelus. Espero que ´cresçam bem. Só não sei se 4 x 54w de luz ira chegar, com co2
Recommended Posts