Antero Pereira Publicado: Outubro 17, 2011 Publicado: Outubro 17, 2011 pmpg98 para instalar a electrovalvula rodas um pouco os manometros para a direita e a valvula de agulha endireitas para a frente e tiras a peça que esta na saida e na electrovalvula tiras a peça de entrada, compras um casquilho duplo e roscas as duas uma na outra e ja ta se tiveres duvidas diz abraço Citar
pmpg98 Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 Pois agora tenho é de encontrar um sitio um vendam esse casquilho duplo, ver se esta semana consigo passar no AKI já tenho de ir comprar as buchas para o suporte da calha ver se também consigo comprar isto, o melhor é levar a solenoide para ver se a rosca é compativel. Obrigado depois vou colocando noticias Pedro Gil Citar
Carlos Pacheco Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 (editado) Bom dia. So agora e que vi que ja tinhas comprado isso. Ora bem, penso que podes trabalhar com o que tens. A primeira coisa que fazia era retirar a peça assinalada a vermelho. Retirava esta: E via se a que tinha no manómetro enroscava lá. Quando digo enroscar e com a parte onde o tubo vai encaixar. Se enroscar, cortas a ponta onde ia encaixar o tubo de CO2 com um serrote. Metes um pouco de teflon na peça e voltas a enroscar nos manómetros. Desenroscas a bobine da válvula, tem uma porca na parte de traz. Metes teflon na outra parte da peça, enroscas a válvula lá e metes a Bobine no ângulo que queres e voltas a apertar. E esta feito. Se não der para enroscar tens que comprar um casquilho que enrosque os dois. Se não quiseres estar com esse trabalho, ligas so com o tubo de CO2 Cumps Editado Outubro 18, 2011 por Carlos Pacheco Citar [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]
pmpg98 Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 Boas, E muito obrigado por todas as respostas, já encontrei a peça com as 2 roscas na CrystalRed http://crystalred.eu/produto/1048/aquili-nipple/ Outra das coisas que acho que me está a faltar é a valvula anti-retorno, entre a solenoide e o difusor não é melhor colocar uma? Outra das peças que veio no kit é esta: http://crystalred.eu/produto/331/high-reaction-reactor-contador-de-bolhas-kit/ sendo que ainda não percebi bem como tenho de montar este conta bolhas, parece-me que as ligações vão ser qualquer coisa Solenoide --> anti-retorno --> conta-bolhas Dazs --> difusor Agora este conta bolhas deve ficar dentro do aqua com aquelas duas ligações de tubos viradas para baixo certo? No sistema todo ainda falta o drop-checker ou este conta bolhas faz a vezes? Obrigados a todos, lá para quinta feira devo desenroscar estas tretas todas e montar tudo. Pedro Gil Citar
gmmartins Publicado: Outubro 18, 2011 Publicado: Outubro 18, 2011 (editado) Viva, não deves ter água nenhuma entre a solenoide e o difusor. O meu está montado assim: Garrafa -> regulador -> solenóide -> tubo -> válvula antiretorno -> tubo -> conta bolhas -> tubo -> difusor. abraço, GM Editado Outubro 18, 2011 por gmmartins Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
pmpg98 Publicado: Outubro 19, 2011 Publicado: Outubro 19, 2011 Muito obrigado a todos, O material está difícil, se calhar tenho de mandar vir da crystalRed, bem a ver vamos... Vi este video que acho que ajuda quem tem de montar um. Pedro Gil Citar
diogomcantonio Publicado: Outubro 23, 2011 Publicado: Outubro 23, 2011 Como é q controlam/medem a "quantidade" d co2 q entra para dentro dos aquários com os monorredutores de apenas um manómetro? É q o manómetro q falta é mm aquele q vos permite saber s s está a fazer entrar 1 BAR, 2 BAR, 3 BAR, etc, dentro do aqua... E para q serve um reactor? As válvulas solenoides (electrovalvulas) podem trabalhar a 220V à vontade, a àgua n entra em contacto com a zona elétrica. Além d q há valvulas anti-retorno q impedem a àgua d fazer o percurso inverso ao do co2 qd este termina... Citar
pmpg98 Publicado: Outubro 23, 2011 Publicado: Outubro 23, 2011 Boas Diogo, Vou falar um pouco daquilo que sei pouco mas talvez te de algumas pistas para procurares há muito s e bom post aqui no forum sobre CO2... Quando tens um só manómetro a saída tem de ser controlada a olho ou seja vais abrindo e olhando para a quantidade que está a sair. O Reactor serve para dissolver o CO2 na coluna de água, pode ser com um difusor também, sendo que aqui tenhho algumas duvidas, por exemplo eu tenho um difusor/conta-bolhas e depois liga-se a um difusor, mas ainda não percebi muito bem como vou montar aquilo nem qual o papel desse difusor neste esquema. Sim a maioria das solenoides trabalha a 220V mas existem umas quantas a trabalhar a 12V, precisas de ter cuidado a comprar para adquirires aquela que se adequa aquilo que precisas. Fosse em que voltagem fosse o contacto com a água é altamente não recomendável, diria mesmo a todo o custo evitar dai a válvula anti-retorno entre a solenoide e o reactor/difusor. PedroGil Citar
diogomcantonio Publicado: Outubro 23, 2011 Publicado: Outubro 23, 2011 Pedro (e a todos aqueles q m possam responder/ajudar), felizmente, por motivos profissionais, sei como funciona todo esse material e tenho acesso a ele, excepto os conta-bolhas e reactores/difusores. A minha pergunta vai ao encontro do q desconheço. Preciso d um reactor? Basta um difusor? Os conta-bolhas instalam-se fora da água? Eu pergunto isto pq vi reactores com bomba, sem bomba, difusores com montes d formas e feitios, conta-bolhas com valvulas e sem valvulas anti-retorno, etc... Para q servem as bombas nos reactores? É q até a alguns tipos d bomba eu tenho acesso. Diogo Citar
pmpg98 Publicado: Outubro 23, 2011 Publicado: Outubro 23, 2011 Diogo, Daquilo que sei e que é pouco, mais uma vez alerto... deves montar da seguinte forma Botija --> Manometros - valvula agulha - valvula solenoide - valvula anti-retorno - conta bolhas - difusor. Ou usas um reactor ou um difusor, são duas peças para o mesmo objectivo, misturar o CO2 na coluna de água. Os conta-bolhas são montados fora de agua, alguns podem ser mesmo montados junto da valvula solenoide. As várias montagens e difusores/reactores com sem bomba internos/externos o grande objectivo é melhor misturar CO2 de forma a ser melhor aproveitado. Nessa materia não sei dizer-te qual a melhor Pedro Gil Citar
nelsomsdias Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 (editado) ola perdoem me a ignorancia , mas a valvula solenoide, ou electro valvula ,a usar numa botija de co2 , pode ser uma usada tanto nas maquinas lavar, carros , ferros engomar profissionais e ademais eletrodomesticos? é que a avaliar por estes links colocados neste post é o que me parece... http://www.sonigate....lvula&x=32&y=22 http://www.sonigate....0-Tefal-Microma http://www.ebay.com/...=item41541bc3e0 http://viewitem.beim.ebay.pt/CO2magnetic-Valve--Solenoid-Valve-Night-Time-Cut-off/230666305865/item reparo tb que quanto mais baixa a voltagem da valvula mais barato é ... qual a vantagem ou desvantagem de baixas voltagens? menos volts, menos perigo de choque ja que falamos de electricidade e aquarios... obrigado desde ja nelsomsdias Editado Novembro 16, 2011 por nelsomsdias Citar
Antero Pereira Publicado: Novembro 16, 2011 Publicado: Novembro 16, 2011 podes usar qualquer uma logo que vede bem é sem problemas, quanto as voltagens se for 230v ligas direto se for outra tens sempre que ter um transformador para a voltagem dessa valvula, ai deve ficar ao mesmo preço. tambem tens de ver as roscas a norma é 1/8" na maior parte dos redutores mas podes sempre meter uns casquilhos e adaptar a valvula que tenhas. eu proprio ja testei umas valvulas de uma caldeira a vapor de passar roupa como eram usadas nao vedavam a 100%, arranjei depois uma valvula tambem usada de um sistema de osmose a 230v ate agora ta 5*. um conselho que dou para proteger a eletrovalvula é colucar uns dessipadores de calor assim ajuda-a a nao sobreaquecer visto ela estar ligada varias horas. qualquer duvida conta comigo abraço Citar
David Cabete Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 Boas Só umas achegas: As que têm menor voltagem normalmente "aguentam" menos pressão à entrada. A mola que empurra o embolo, de uma de 12 Volts, que faz a vedação é "menos forte" que uma que funcione a 230Volts. Tem lógica: "menos forte" <=> menos "potência" para a abrir. As que funcionam a 12 Volts dão muito jeito quando se tem um sistema de backup de 12 Volts, em caso da falha de tensão da rede, (falta de electricidade). Dissipadores na bobine para dissipar o calor não é necessário. Esse tipo de electroválvula magnética foi feita para trabalhar com temperaturas ambientes acima dos 100ºC, como é o caso dos ferros de caldeira. No entanto se forem colocados dissipadores, a única vantagem que vejo é não apanhar um susto ao tocar numa dessas bobines depois de estar umas horas ligadas. Se lerem na bobine deve estar lá algo como: " Insulation class: "H"" o que quer dizer que pode funcionar em ambientes até 155ºC! Esta valor não é o atingido pela bobine! A funcionar sem estar "agarrada" a algo que aqueça, aquece muito pouco. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
nelsomsdias Publicado: Novembro 17, 2011 Publicado: Novembro 17, 2011 ola tem logica pois , mais potente em volts mais força de fecho tem .... ( ...) As que funcionam a 12 Volts dão muito jeito quando se tem um sistema de backup de 12 Volts, em caso da falha de tensão da rede, (falta de electricidade)( ...) david , ao que se referia aqui acima por sistema de backup? uma bateria ou algo do genero? obrigado pelas dicas:) Citar
Recommended Posts