CO2 Vs LOW-TECH

DanRocha

Recommended Posts

Tenho andado a ponderar sobre como montar o meu aquário de 90 litros.... Se com CO2 ou sem ele.

Embora haja bons exemplos de layouts engraçados Lowtech sem injecção de Co2, a meu ver, não chegam ao explendor e exuberância de um plantado em condições. Por outro lado, a minha vida profissional não me permitirá a longo prazo por certo dar o acompanhamento que um plantado requer. Assim sendo, a questão prende-se com o tentar obter o melhor de dois mundos, o que sabemos quase nunca é possível!!!

A minha pergunta pode até nem fazer sentido mas gostava de perceber o porquê !!

Será que haveria possibilidade de arrancar o aquário recorrendo a CO2, fazendo a flora compôr-se e preencher o aquário e depois de esta estar formada, retirar a injecção de CO2 e ajustar todos os outros parâmetros de forma a manter o equilíbrio das plantas (reduzir luz, fertilizações, TPA's) etc....

É possível? Sim, em que condições e com que plantas para além parte das reconhecidamente de baixa manutenção

Não? Porquê?

Obrigado !

Partilhar nas redes sociais

duvido que tal seja possível em pouco tempo dado que as plantas exigem um tempo bastante longo de adaptação se as queres bonitas e verdinhas . Se queres fazer isto terás de escolher plantas de fácil manutenção e cuidado com as necessidades de luz.

Mas tenho outra solução: como é o teu sistema de injecção de CO2? se for eléctrico pode ser ligado ao timer da luz, se for manual porventura podes reservar umas horinhas para injecção de CO2 de forma lenta (fazendo uma injecção bastante lenta dificilmente os níveis de CO2 tornar-se-ão muito baixos ou muito altos) ?

Bem deixei as minhas sugestões mas espera-se pelos prós para ver o que dizem :)

Não podes, ou melhor...até podes, tens de diminuir a luz mas algumas plantas vão acabar por morrer, seria facil manter a luz elevada sem co2 o problema é que vais ficar com o aquario cheio de algas.

Não te esqueças que a plantas que sem co2 acabam por morrer.

Viva,

Podes sem qualquer problema desde que reduzas a luz. O problema, como te disseram, é que algumas plantas vão sentir a falta do co2 e não se vão conseguir adaptar.

Assim sendo, e se esse é o objectivo, aconselho-te a usar só plantas que saibas que se dão em low-tech (musgos, fetos, cryptocorines, ...). Quando tiveres o aquário composto primeiro reduzes a luz. E umas semanas depois reduzes, gradualmente o CO2.

Em alternativa podes usar Excel quando baixares a luz, mas vai dar tanto ou mais trabalho que o co2 normal.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Penso que não faz muito sentido.

Tu projectas um aquario plantado de acordo com as suas necessidades: CO2, 1W p/L, fertilizacao constante e colocas plantas de alguma exigencia e ritmo de crescimento, que tiram partido das condicoes oferecidas.

Se decides que depois ja nao tens tempo para dedicar ao plantado, tens que planear as adaptações necessárias para transitar para um aquario low-tech. Nomeadamente a escolha de plantas que se adaptem a um aquario com fertilizações minimas, menos CO2 e menus luz.

O sistema tem de estar em harmonia...

Obrigado à SusanaPaço, ao manuel2009had, gmmartins e tat pelas respostas. Parece que todos coincidem mais ou menos de que os resultados não seriam lá muito promissores.!!!

Obg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!