O Cérebro dos Peixes


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal como me iniciei na aquariofilia a pouco tempo tenho pesquisado bastante, tirado varias duvidas e postos os mitos de lado, para dar o melhor condições possíveis os nossos animais neste caso os peixes, tomei o conhecimento sobre plantas,substrato,fertilização,Co2,Luz,etc..

 

Só que tanta pesquisa e ainda me falta uma que eu acho importante..

 

Afinal como os peixes pensam?

 

Pois há pessoas que dizem que os peixes só tem x segundos de memoria.(verdade ou mito?)

 

Também já li que os peixes não sente dor.(verdade ou mito)

 

Se Assim for verdade tudo isto em relação a memoria o peixe dentro de um aquario é como se tivesse no oceano.. :)

 

Se na dor for verdade eles quando morrem não sofrem...

 

Abro este tópico para tentar debater este assunto por pessoal que tenha conhecimento sobre Tal...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira pergunta está provado que é mentira, a memória dos peixes chega a um ano, penso eu que é isso.

A segunda não sei, mas aposto que sentem dor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois há pessoas que dizem que os peixes só tem x segundos de memoria.(verdade ou mito?)

 

Também já li que os peixes não sente dor.(verdade ou mito)

 

A primeira é completamente tola. Vais ver se eles não sabem que lhes vais dar de comer à hora certa.

 

A segunda mais tola é. Qualquer vertebrado tem um sistema neurológico bastante desenvolvido. Os peixes não é assim tão diferente dos nossos. Estamos todos no mesmo Filo Chordata.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Martins disse coisas acertadas, penso que te deverias informar mais. Se calhar é por muita gente ainda pensar dessa forma arcaica que ainda há muito desrespeito pelos direitos dos outros animais.

 

Não somos muito diferente dos peixes: as pessoas e os peixes estão profundamente relacionados, os animais são divididos em várias categorias, os filos, é como diz o Martins, e as pessoas e os peixes estão no mesmo barco, os polvos e os caracois noutro, os caranguejos, camarões e insectos noutro e por ai em diante. Mas nem todos os peixes são iguais, há uns mais inteligentes que outros, e alguns têm comportamentos bastante complexos. Para água doce recomendo-te o visionamento do documentário Jewels of the Rift da National Greographic sobre os ciclideos dos lagos africanos e vê como tens andado distraído. Está disponivel no YouTube.

 

Pelo vejo ainda conheces pouco da magia da aquariofilia. Acho que vais ter muitas surpresas...

 

1ª parte Jewels of the Rift

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Martins disse coisas acertadas, penso que te deverias informar mais. Se calhar é por muita gente ainda pensar dessa forma arcaica que ainda há muito desrespeito pelos direitos dos outros animais.

 

Não somos muito diferente dos peixes: as pessoas e os peixes estão profundamente relacionados, os animais são divididos em várias categorias, os filos, é como diz o Martins, e as pessoas e os peixes estão no mesmo barco, os polvos e os caracois noutro, os caranguejos, camarões e insectos noutro e por ai em diante. Mas nem todos os peixes são iguais, há uns mais inteligentes que outros, e alguns têm comportamentos bastante complexos. Para água doce recomendo-te o visionamento do documentário Jewels of the Rift da National Greographic sobre os ciclideos dos lagos africanos e vê como tens andado distraído. Está disponivel no YouTube.

 

Pelo vejo ainda conheces pouco da magia da aquariofilia. Acho que vais ter muitas surpresas...

 

1ª parte

 

Boas amigo , tenho amigos que tem aquários e que não sabem nada sobre eles, eu bem sei que eles não tem 6 segundos como se diz mas aposto que muita gente que começa aquariofilia pensa dessa forma acho que seja uns dos grandes mitos pois muita gente pensa tal coisa, já os mandei pesquisar sobre isso e eles dizem que não encontraram nada depois de este tópico podem ser que encontrem algo...

 

pois eu sou uma pessoa que vai pela lógica e claro que isto não tem qualquer sentido(mas como disse a muitas pessoas a pensar tal coisa) a lógica para mim era simples bastava ir buscar o ex dos golfinhos qualquer pessoa sabe que eles tem memoria e bastante inteligência..

Também já li a uns tempos uma pesquisa feita sobre isso que consistia em sempre que davam comer ao peixes tocavam um som,depois de algum tempo colocaram-nos no seu habitat e tocando o som passado anos eles ainda vinham a costa comer...

 

Falando da Dor maior parte das pessoas pensam tal coisa pois como sabemos em muitos países pescam e deitam a agua outra vez não sendo proibido e dizendo por muitas pessoas que eles ano sente a dor do anzol eu bem sei que é mentira pois a tempos também pesquisei sobre isso não vou alongar muito na explicação porque não parava de escrever!

 

simplesmente abri o tópico para outras pessoas tiraram as suas duvidas e sendo um fórum de aquariofilia onde muitos iniciantes começam e por vezes nem pensam nos erros que cometem por estes mitos!

 

Já no meu caso basta ter uma baixa que fico doente...(Mas a pessoas que dizem morreu não faz mal ele não sentiu nada o problema é que temos de gastar € em outro, e há as outras(e mesmo lojas) que tem um peixe de 10cm num aquario de 10Lt dizendo não faz mal ele não sofre..)

 

Simplesmente era para chamar essa pessoas atenção que estão enganas!

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

o golfinho é um mau exemplo de peixe inteligente pois na realidade é um mamifero aquático,

 

concordo com o que foi dito em relação á memória e dor, o Kurt Cobain dizia que os peixes não teem sentimentos, discordo pois já presenciei sentimentos de alegria, tristeza e luto em peixes sobretudo entre casais,

por tanto pode-se dizer que são criaturas com boa memória que sentem dor ( talvez os ignorantes digam que não pois ao contrário dos cães os peixes não ganem quando sentem dor) e capazes de nutrir sentimentos mais complexos que normalmente apenas são atribuidos a seres "mais evoluidos"

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... eu tenho o meu desde Janeiro em casa da minha namorada pois passo la muito tempo mas agora tive que o por em minha casa mas nao tou em casa todos os dias logo ensinei o meu sobre a alimentação e prontos pos a luz a acender automaticamente e assim e vou la uma vez por semana pa ver do que precisa e assim e sempre que eles me vêem ( apesar de serem poucos pois devido as mudanças perdi 20 neons 3 viuvas e um botia paquistanes ) ficam todos num fernezim logo prova que têm memoria e coloam-se ao vidro e vem logo pa tona da agua e poen-se quase aos saltos lool =) a dor e obvio que sim caso contrario quando os tira-ses da agua eles nao iam se por a abanar certo ? e que eles nao respiram fora de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dor sentem, basta ver quando há brigas, que o derrotado foge logo e fica escondido durante certo tempo e já fica a saber que com aquele não se pode meter, pelo menos enquanto não tiver tamanho para isso. (Dor e Inteligência).

Quanto aos sentimentos, acredito que têm, até porque tive um exemplo há pouco tempo, em que uma fêmea kribensis me morreu e a partir dai o macho só andava escondido e na dele, acabando por morrer dias depois... Se isso não é morrer de amor, não sei o que será biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> lol

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tinha só de fazer alguns cometários, mesmo sabendo muito pouco sobre o assunto, mas não consigo ficar calado mesmo tendo a possibilidade de dizer muitas coisas erradas pois tenho pouco conhecimento sobre o assunto.

 

O golfinho efectivamente é uma má escolha, como dito é um mamifero, mas o salmão vai desovar sempre no local que nasceu e varios peixes são migratórios, mas eu até acho que estarmos a dar exemplos de eventuais memórias e sentimentos nos peixes ou qualquer outro animal é errado.

 

Alguns anos atrás, e não são muitos, todos os animais não tinham sentimentos e o único proposito que tinham sido plantados no planeta era para servir os altos interesses do bicho homem, ora essas teoorias e convicções são deploraveis a meu ver, e levam a barbarie que vemos diversas vezes o homem realizar junto de outros seres vivos.

 

Independentemente de sentirem dor, terem sentimentos, intelegência ou actos mecanicos, SÃO SERES VIVOS e por isso merecem o nosso respeito, mesmo quando nós como predadores temos de os caçar e comer.

 

Então quando decidimos ter um deste como animal de estimação essa responsabilidade para mim é muito muito maior, ou seja os pobres animais não pediram para serem retirados de um qualquer habitat e ir viver conosco, se não os respeitamos porque os queremos ter?

 

Se eu decidir ter uma planta, sou responsavel por ela, quer ela tenha sentimentos/dor/memória etc etc, não vou deixar a planta morrer só por acho que ela não tem memória, ou não vou deliberadamente fazer qualquer coisa que sei que a planta como ser vivo se vai resentir, mesmo que não provocando a sua morte.

 

Cumprimento

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos sim se calhar foi mal o ex do golfinho é mamifero, e como disse o nosso amigo vários peixes tem rotas migratórias, etc , o que para mim me deixa as vezes de boca aberta são certas lojas aqui a tempos fui a uma loja que tinha um peixe num aquario que nem a volta conseguia dar, também varias vezes vou a lojas onde tem betas num copo, tudo bem que os machos não podem estar juntos...mas aquilo cai-me mal, e leva muitas vezes as pessoas a cometer erros, outra coisa que se vê muito e feixes que agua fria que crescem bastantes num aquario redundo onde só consegue andar as voltas, isto tudo eu acho que vem dos mitos, nas lojas não já sabemos que eles por vezes só querem vender...

 

antes de entrar no fórum e de saber o que é um aquario o meu pai tinha peixes de agua fria, onde ele o conhecia perfeitamente bastava ir ao vidro que ele vinha logo a tona, dês que ele morreu que comecei eu a tomar conta do aquario e agora sabendo que esse peixes se sentem melhor em lagos..

Mas muita gente não pesquisa...

 

Mas na minha opinião maiores partes destes erros vem da próprias lojas, pois há pessoas que não pesquiso mas as lojas deveriam tentar enformar o pessoal, nunca soube o que era um ciclo ate parar neste fórum, antes de parar cá também foi a uma loja e vi plantas verdadeiras e disse que fixe, vou levar perguntei a senhora se era só colocar no aquario ela disse que sim que não precisava de mais nada..agora sei que é necessário Nutrientes,CO2 e luz...

 

Acho que o mito ainda paira nas cabeças de muitas pessoas...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.