Recommended Posts

Publicado

Boas

Finalmente vou iniciar a minha caminhada para a montagem do meu 1º reef.

A 1º situação com que me deparo é a adaptação do aquário que tenho montado com agua doce para água salgada. Isto porque eu quero usar sump.

O aquário tem: 80c*40l*50h

img3905r.jpg

Eu gostava de colocar coluna seca mas está fora de questão furar o armário onde está o aquário.

Questões:

1º- é possível fazer a coluna seca mas em vez de furar no vidro de baixo fazer os furos no vidro de trás ?

2º- eu não gostava de usar Overflow pois pelo que tenho lido não é tão seguro e faz sempre mais barulho e como podem ver nas imagens as travessas francesas não deixam muito espaço para isso.

3º- Gostava da vossa ajuda para resolver a situação da melhor maneira.

Já agora aqui na zona de Faro/ Algarve conhecem alguma casa que me faça essas alterações no vidro e também a construção da sump.

aguardo a vossa ajuda.

abraço

Paulo Rodrigues

Publicado: (editado)

Olá Paulo boa noite

eu usei vários sistemas e ainda tenho dois a funcionar.

Já usei overflow e coluna seca normal

no meu refugio que funciona separado fisicamente do principal (mas ligado a este) tenho a saída de água lateralmente.

no aquário principal tenho a saída de água no vidro traseiro como você pretende, parece-me uma boa ideia, funciona bem e ocupa pouco espaço no interior (apenas uma curva e a pinha), no entanto como parece que o vai colocar na sala aconselho o uso de um durso para evitar o ruído da queda de água.

Em Faro não conheço ninguém para esse trabalho, mas certamente haverá aí alguém que trabalhe em vidros e consiga fazer a furação.

Na minha opinião para o tamanho do seu aquário um furo de 40mm é suficiente para a saída de água.

espero que vá em frente com o projecto

um abraço

Editado por afonso321