Recommended Posts

Publicado

Boas...

Ao fim de algum tempo dedicado aos ciclideos malawi, eis que vou tentar um reef de pequenas dimensões para experimentar e ver se consigo num futuro próximo fazer um recife de coral na minha terra :)

Como estou completamente "às escuras" neste novo meio peço a vossa ajuda para não cometer erros.

Para já o que sei é que vou montar um aquario de 60x30x35 (comp.x larg. x alt.)

Tenho lido algumas coisas mas cada caso é um caso por isso peço a vossa ajuda.

Para já o meu obrigado pelas respostas

Cumps

Publicado:

Boas...

Que tipo de escumador?

Utilização ou nao de filtro externo?

Quantas bombas de circulação e potencias?

Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos?

Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias.

Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade

Obrigado

Publicado: (editado)

Boas...

Que tipo de escumador?

o escumador vais ter sump ou não ? caso nao tenhas terás de optar por um escumador hang on , mas sempre na base de 4 a 5 vezes mais litragem que o total do teu aquario. acredita ajuda imenso e caso estejas a pensar mais tarde trocar opta por comprar ja um que te va dar no futuro é dinheiro que poupas. marcas tens a deltec , bubble magus.

Utilização ou nao de filtro externo?

nao se utiliza filtros em agua salgada tens outras formas de fazer filtragem como a propria rocha , a utilização de carvao ou as biopellets .

Quantas bombas de circulação e potencias?

aqui depende do que queiras gastas tens bombas que simulao correntes tens as usuais . o que podes fazer visto teres pouca litragem é colocar duas bombas uma mais forte que outra em direcções opostas isto de modo há corrente se contrariar. economico e sempre poupas algum dinheiro.

podes usar as tunze a 6015 ou 6025 , e entao as duas mesmo.

Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos?

a iluminaça vai depender do tipo de corais que queiras ter, para cada tipo de coral mais luz iras necessitar depende se o aqua é so de moles , ou se é um misto de moles lps e sps. aqui so mesmo sabendo o que vais querer colocar é que se pode aconcelhar, mas ha partida opta por lampadas T5.

Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias.

coloca um sistema pequeno de resposição automatica ajuda imenso num aquario pequeno pois quanto mais variações de houver pior é. tendo a reposição sempre ajuda a nao ter muitos picos.

podes tambem procurar aqui nos classificados ha sempre pessoal a vender bom material em segunda mao que serve bem para começar.

Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade

Obrigado

Editado por rakiki_gti
Publicado:

Obrigado pela ajuda... quando à sump não era minha ideia usar por isso se tiver outra hipótese acho que prefiro.

Na iluminação... gostaria de ter mais à base de corais moles mas gostava de juntar uns 2 ou 3 duros, por isso aguardo as sugestoes, mas claro na base das T5.

Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar...

Obrigado

Publicado:

Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar...

sistema que permite repor a agua que é evaporada.

O teu aquário vai ter alguma evaporação e caso tenhas este sistema, que da mais é que uma boia/interruptor de nível e uma bomba de pequeno caudal, que quando a agua desce abaixo de determinado nível ela entra em funcionamento e repõe a agua evaporada.

Não esqueças que a reposição faz-se com agua doce, de preferência de osmose, já que o sal não evapora.

cmp

Pedro Godinho

Publicado:

tens o sistema da tunze. ou entao mais economico fazes tu um. eu vou fazer um para mim agora. se sair bem depois posso te fazer uma tambem..

Publicado:

existe um, mais fraquinho que a tunze, mas bem mais barato.

Podes tentar num dos patrocinadores do forum.

Qualquer coisa manda mp

cmp

Pedro Godinho

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda pessoal...

Tenho uma duvida... o aqua pode funcionar exclusivamente com escumador ou terá sempre de ter sump?

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda pessoal...

Tenho uma duvida... o aqua pode funcionar exclusivamente com escumador ou terá sempre de ter sump?

a sump apenas serve para esconder o equipamento. se nao tiveres sump utilizas os escumador hang on. aqueles de mochila que ficam pendurados na parte de fora do aquario e fazem-te o serviço na mesma. exemplo é o deltec mce 600 o que te tinha referido que é um hang on tanto funcina pendurado no aqua . com funciona dentro de uma sump.

Publicado:

Ok entao não vou mesmo utilizar sump, embora saiba que assim aumentava a litragem de agua o que era bom para colmatar as alterações que possam ocorrer na agua, mas assim posso colocar o aqua onde estava a planear.

Resumindo:

- Aquario

- Escumador

- Termo

- Calha

- 2 Bombas

- Sistema de reposição de água

- Rocha viva/morta

- Areão Vivo ou morto

... e tempo...

Esqueci-me de alguma coisa?

Publicado:

esqueceste te da agua... lololol

sim esta tudo em termo de equipamento e material para arrancar com o sistema.

Publicado:

sim esqueci da agua mas tenho muita aqui ao pé de casa... do rio Tejo... ahahahahah brincadeira pessoal

• 3 semanas depois...
Publicado:

Pessoal surgiu aqui uma duvida, posso usar agua mesmo do mar para iniciar o aquario ou aconselham o uso do sal?

• 3 semanas depois...
Publicado:

No meu caso acelarou o ciclo, sempre utilizei água do mar (cabo raso) e nunca tive problema nenhum...

Visite o meu aquario.....

500 lts para os meus Discus!!!!!

Clique aqui!

Publicado:

Obrigado Alvaro, eu em principio vou buscar a minha a sesimbra, acho que é de boa qualidade pelo menos dizem que sim

Publicado: (editado)

Tem que ser em maré cheia, não é recomendado ser em maré vazia, nem afectada pela corrente de água, que passe pelo porto de pesca. Ou seja se o porto de pesca estiver a sul e a corrente estiver para sul, então tens que ir buscar água a norte.

Editado por Quo
Publicado:

Bela dica, dessa não sabia

Sabem mais locais onde a agua costuma ser de qualidade para esse efeito?

Obrigado

• 2 semanas depois...