kannellc Publicado Outubro 9, 2011 Share Publicado Outubro 9, 2011 Boas... Ao fim de algum tempo dedicado aos ciclideos malawi, eis que vou tentar um reef de pequenas dimensões para experimentar e ver se consigo num futuro próximo fazer um recife de coral na minha terra Como estou completamente "às escuras" neste novo meio peço a vossa ajuda para não cometer erros. Para já o que sei é que vou montar um aquario de 60x30x35 (comp.x larg. x alt.) Tenho lido algumas coisas mas cada caso é um caso por isso peço a vossa ajuda. Para já o meu obrigado pelas respostas Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 10, 2011 Share Publicado: Outubro 10, 2011 boas , venham de la essas perguntas , lol Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 10, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 10, 2011 Boas... Que tipo de escumador? Utilização ou nao de filtro externo? Quantas bombas de circulação e potencias? Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos? Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias. Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 10, 2011 Share Publicado: Outubro 10, 2011 (editado) Boas... Que tipo de escumador? o escumador vais ter sump ou não ? caso nao tenhas terás de optar por um escumador hang on , mas sempre na base de 4 a 5 vezes mais litragem que o total do teu aquario. acredita ajuda imenso e caso estejas a pensar mais tarde trocar opta por comprar ja um que te va dar no futuro é dinheiro que poupas. marcas tens a deltec , bubble magus. Utilização ou nao de filtro externo? nao se utiliza filtros em agua salgada tens outras formas de fazer filtragem como a propria rocha , a utilização de carvao ou as biopellets . Quantas bombas de circulação e potencias? aqui depende do que queiras gastas tens bombas que simulao correntes tens as usuais . o que podes fazer visto teres pouca litragem é colocar duas bombas uma mais forte que outra em direcções opostas isto de modo há corrente se contrariar. economico e sempre poupas algum dinheiro. podes usar as tunze a 6015 ou 6025 , e entao as duas mesmo. Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos? a iluminaça vai depender do tipo de corais que queiras ter, para cada tipo de coral mais luz iras necessitar depende se o aqua é so de moles , ou se é um misto de moles lps e sps. aqui so mesmo sabendo o que vais querer colocar é que se pode aconcelhar, mas ha partida opta por lampadas T5. Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias. coloca um sistema pequeno de resposição automatica ajuda imenso num aquario pequeno pois quanto mais variações de houver pior é. tendo a reposição sempre ajuda a nao ter muitos picos. podes tambem procurar aqui nos classificados ha sempre pessoal a vender bom material em segunda mao que serve bem para começar. Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade Obrigado Editado Outubro 10, 2011 por rakiki_gti Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 10, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 10, 2011 Obrigado pela ajuda... quando à sump não era minha ideia usar por isso se tiver outra hipótese acho que prefiro. Na iluminação... gostaria de ter mais à base de corais moles mas gostava de juntar uns 2 ou 3 duros, por isso aguardo as sugestoes, mas claro na base das T5. Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar... Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Godinho Publicado: Outubro 10, 2011 Share Publicado: Outubro 10, 2011 Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar... sistema que permite repor a agua que é evaporada. O teu aquário vai ter alguma evaporação e caso tenhas este sistema, que da mais é que uma boia/interruptor de nível e uma bomba de pequeno caudal, que quando a agua desce abaixo de determinado nível ela entra em funcionamento e repõe a agua evaporada. Não esqueças que a reposição faz-se com agua doce, de preferência de osmose, já que o sal não evapora. cmp Pedro Godinho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 10, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 10, 2011 Sim isso sei só gostava de saber alguns modelos que fizessem esse trabalho. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 11, 2011 Share Publicado: Outubro 11, 2011 tens o sistema da tunze. ou entao mais economico fazes tu um. eu vou fazer um para mim agora. se sair bem depois posso te fazer uma tambem.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Godinho Publicado: Outubro 11, 2011 Share Publicado: Outubro 11, 2011 existe um, mais fraquinho que a tunze, mas bem mais barato. Podes tentar num dos patrocinadores do forum. Qualquer coisa manda mp cmp Pedro Godinho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 11, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2011 Muito obrigado pela ajuda pessoal... Tenho uma duvida... o aqua pode funcionar exclusivamente com escumador ou terá sempre de ter sump? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 11, 2011 Share Publicado: Outubro 11, 2011 Muito obrigado pela ajuda pessoal... Tenho uma duvida... o aqua pode funcionar exclusivamente com escumador ou terá sempre de ter sump? a sump apenas serve para esconder o equipamento. se nao tiveres sump utilizas os escumador hang on. aqueles de mochila que ficam pendurados na parte de fora do aquario e fazem-te o serviço na mesma. exemplo é o deltec mce 600 o que te tinha referido que é um hang on tanto funcina pendurado no aqua . com funciona dentro de uma sump. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 11, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2011 Ok entao não vou mesmo utilizar sump, embora saiba que assim aumentava a litragem de agua o que era bom para colmatar as alterações que possam ocorrer na agua, mas assim posso colocar o aqua onde estava a planear. Resumindo: - Aquario - Escumador - Termo - Calha - 2 Bombas - Sistema de reposição de água - Rocha viva/morta - Areão Vivo ou morto ... e tempo... Esqueci-me de alguma coisa? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 11, 2011 Share Publicado: Outubro 11, 2011 esqueceste te da agua... lololol sim esta tudo em termo de equipamento e material para arrancar com o sistema. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 11, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2011 sim esqueci da agua mas tenho muita aqui ao pé de casa... do rio Tejo... ahahahahah brincadeira pessoal Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 29, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 29, 2011 Pessoal surgiu aqui uma duvida, posso usar agua mesmo do mar para iniciar o aquario ou aconselham o uso do sal? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipefrt Publicado: Outubro 30, 2011 Share Publicado: Outubro 30, 2011 sim claro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Outubro 30, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2011 e isso vai acelerar o ciclo ou é indiferente? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Gama Publicado: Novembro 17, 2011 Share Publicado: Novembro 17, 2011 No meu caso acelarou o ciclo, sempre utilizei água do mar (cabo raso) e nunca tive problema nenhum... Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Novembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2011 Obrigado Alvaro, eu em principio vou buscar a minha a sesimbra, acho que é de boa qualidade pelo menos dizem que sim Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Novembro 19, 2011 Share Publicado: Novembro 19, 2011 (editado) Tem que ser em maré cheia, não é recomendado ser em maré vazia, nem afectada pela corrente de água, que passe pelo porto de pesca. Ou seja se o porto de pesca estiver a sul e a corrente estiver para sul, então tens que ir buscar água a norte. Editado Novembro 19, 2011 por Quo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Novembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2011 Bela dica, dessa não sabia Sabem mais locais onde a agua costuma ser de qualidade para esse efeito? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Gama Publicado: Novembro 29, 2011 Share Publicado: Novembro 29, 2011 Pelo que sei, há pessoal que vai ao Portinho da Arrabida.... Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kannellc Publicado: Novembro 29, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2011 Melhor ainda, fica mais perto e é um belo passeio... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts