JoséFigueira Publicado Outubro 8, 2011 Publicado Outubro 8, 2011 Olá a todos, É o seguinte tenho o aquário à cerca de 1 mês e meio (50L) de momento tenho de fauna : 2 corys 4 guppys e 4 neons e de flora: uma bola de musgo duas anubias nana e outras duas plantas que não sei bem o nome. o Substrato (não fértil) é quartzo preto comprado numa loja de animais próprio para aquário e tenho um barco de barro e um tronco (de plástico). Eu vivo na zona de Aveiro e a água da companhia por natureza esta a sair com um pH muito alto (7.5-8.0) valores bastante altos para o que pretendo! Não queria usar qualquer tipo de produto (só em ultimo recurso), gostava de fazer tudo ao natural, para tal comecei hoje por mudar 10% de água (5L - 4L de água de garrafão com pH 6.2 + 1L de água da companhia), e irei fazê-lo de 3 em 3 dias até ver resultados. Acham que funcionará ? Existem melhores maneiras ? Será o plástico ou o barro ? Estou mesmo preocupado eu necessito de um pH o mais neutro possível para poder conciliar as duas espécies (neons e guppys). Não sei mais que possa fazer . Ajuda por favor ! Cumps, José Figueira Citar
caramelopedro Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Acho que esse método nao funciona, visto já o ter tentado durante meses sem resultados. Acho que de tantas espécies que existem é sempre melhor adquirirmos peixes adequados á nossa água, e não tentar adequar a água aos peixes. Abraço Citar
_FUZY_ Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 se tiveres disposto a fazer as tpas sempre com agua de garrafão não tens problemas eu tive um aqua assim e mantinha sempre o mesmo ph, agora gastas é algum dinheiro em agua Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 8, 2011 Autor Publicado: Outubro 8, 2011 Acho que esse método nao funciona, visto já o ter tentado durante meses sem resultados. Acho que de tantas espécies que existem é sempre melhor adquirirmos peixes adequados á nossa água, e não tentar adequar a água aos peixes. Abraço Concordo com o que disseste, mas se pensares bem sou inexperiente nesta área e com um aquário de 50L (pequenas dimensões) não há muita escolha e queria peixes com "poucas" exigências para adquirir alguma prática e experiência. Quando medi pela primeira vez o pH do áqua rondava os 7.5 sempre pensei que baixasse um pouco e tudo se resolveria .gif' class='bbc_emoticon' alt=':grin:' />, mas enganei-me, daí o meu pedido de ajuda. De qualquer das maneiras obrigado ! Citar
Serge Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Aconselho-te a meteres troncos e turfa, a minha agua tabem sai a 7.5/8 e no aqua anda a 7 ou menos mas eu tambem tenho Co2. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
JoséFigueira Publicado: Outubro 8, 2011 Autor Publicado: Outubro 8, 2011 Aconselho-te a meteres troncos e turfa, a minha agua tabem sai a 7.5/8 e no aqua anda a 7 ou menos mas eu tambem tenho Co2. Hmm mas não é a turfa que deixa a água amarela :S ? Eu não tenho Co2 porque penso que não se justifica com apenas 5 plantas .. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Existem varias formas de ajudar a baixar o PH sem recorrer a quimicos. Nem todas sao metodos infaliveis e quase todas tem efeitos secundarios sejam eles bons ou maus. Troncos de madeira - troncos de madeira ajudam a baixar o PH. Mas tambem podem alterar ligeiramente a cor da agua para o amarelo acastanhado. Embora maior parte das vezes isto seja imperceptivel. CO2- CO2 ajuda a baixar o PH. E no caso de teres plantas ajuda bastante ao seu crescimento rapido. Problema e que assim que desligares o co2 o teu PH volta a subir. Turfa - Podes colocar turfa dentro do compartimento do teu filtro. Foi-me recomendado como um metodo muito eficiente de manter o PH baixo. efeito secundario a agua fica acastanhada, e as vezes entope o filtro facilmente. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Ricardo Monteiro Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Acho que a melhor solução seria colocar turfa como primeira camada do substrato, junto ao vidro. Tens o inconveniente de ter de esvaziar o aqua para o fazer mas pelo menos ficas com o problema resolvido. Claro que deste modo tens sempre a grande vantagem de não ficar com a água amarela, desde que a turfa seja bem isolada com o areão a colocar por cima. Citar
Serge Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Acho que a melhor solução seria colocar turfa como primeira camada do substrato, junto ao vidro. Tens o inconveniente de ter de esvaziar o aqua para o fazer mas pelo menos ficas com o problema resolvido. Claro que deste modo tens sempre a grande vantagem de não ficar com a água amarela, desde que a turfa seja bem isolada com o areão a colocar por cima. Nao fica amarela mas acho que tambem nao deve tao eficiente a baixar o ph pois esta mais isolada da agua. quanto a coloração que os troncos dao nao é nada de mais. Quanto ao desligar o Co2 o ph sobe mais nao é instantanio. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
Elffuhs Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Ola caro amigo. Bem, a tecnica que te propoes a usar, na teoria e do ponto de vista quimico, tem todas as possibilidades de ser bem sucedida. Pelo que tenho lido, algum substrato e alguns troncos ajudam a baixar o pH, bem como o CO2. Vai fazendo experiencias, nada melhor do que isso para obteres resultados. Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 8, 2011 Autor Publicado: Outubro 8, 2011 Ola caro amigo. Bem, a tecnica que te propoes a usar, na teoria e do ponto de vista quimico, tem todas as possibilidades de ser bem sucedida. Pelo que tenho lido, algum substrato e alguns troncos ajudam a baixar o pH, bem como o CO2. Vai fazendo experiencias, nada melhor do que isso para obteres resultados. Irei tentar mesmo Obrigado a todos pelas dicas eu vou postando os resultados ! Citar
InCoGniTuS Publicado: Outubro 8, 2011 Publicado: Outubro 8, 2011 Ora boas! Eu tive à pouco um problema com o PH, se bem que um pouco diferente do que tens. Tinha o meu estabilizado e quando coloquei CO2 começou a baixar. coloquei um post e li algumas coisas (maioria postado pelo gmmartins) e aprendi que o PH é uma pequena parte da estabilidade que pretendes dar ao aqua... Por exemplo, se tiveres uma água dura (teste gh alto) o CO2 vai baixar pouco o PH, por outro lado se tiveres água mole corres o risco de ter uma queda acentua do PH (chamado pico de PH) e isso sim é bastante preocupante para os peixes... Outra coisa que também deves ter em conta é a dureza dos carbonatos (teste Kh). Para aquas comunitários deve estar entre os 5 e os 10... (Espero não estar a dizer muita asneira mas esta informação também é recente para mim, mas acho que não me enganei...) Tenta ler um pouco mais sobre isto (procura os topics do gmmartins que ajudam bastante...) antes de tentares baixar muito o PH antes que acabes por desequilibrar outras coisas que não deves e prejudicar bastante a fauna... Espero ter ajudado. Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
gmmartins Publicado: Outubro 9, 2011 Publicado: Outubro 9, 2011 Viva, O que está mal não é a água que tu tens. É a escolha de peixes. Neos e guppies não querem a mesma água, ponto final. O facto de teres um pH alto é provavelmente indicativo de uma água dura e é isto que interessa (o pH nem tanto). Podes usar osmose para reduzires a dureza da água (o pH vai baixar de acordo). ou podes dar/vender os neons e manter os guppies. o kH teoricamente é importante mas há mais elementos que podem fazer tampão para além dos medidos pelo kH. Na minha zona é das mais moles que pode haver. Medes o gH e kH e dá-te 1-2. Injecto grandes quantidades de CO2 e ainda estou para ver um "crash" do pH. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts