Que filtro escolher?


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Vou iniciar a montagem de um aquário com 54l e precisava de saber a vossa opinião.

Há um membro que anda com a mesma dúvida e está inclinado para um de cascata. Eu também estava a pensar nisso, por ser a opção mais equilibrada em termos financeiros/eficiência, só que não vai poder ser. Não vai ser possível recortar a tampa, nem retirar a mesma.

Sendo assim restam os internos e os externos. Eu sei que por várias questões um filtro externo é muito melhor que um interno, mas a carteira não gosta e como tal tenho que ponderar as duas opções.

O aquário vai ser relativamente simples, com algumas plantas de fácil manutenção e uns peixes não muito exigentes, estilo neons, platys e companhia.

Será que me podem sugerir alguns modelos, quer internos quer externos que possam servir o meu objectivo?

Eu já sei de vários, mas pedir a opinião de quem tem experiência nunca é demais.

Obrigado pelo vosso tempo.

 

João

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais do que sugerir modelos é preciso teres atenção à litragem do filtro que deve ser 4 a 5 vezes superior à litragem do aquário. Depois toma em atenção as matérias filtrantes em relação ao que queres colocar no aquário. Em certas situações é benéfico usar carvão activado, noutras é perfeitamente dispensável.

 

Espero que tenha ajudado um pouco. Mais perguntas, força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão.

Relativamente às matérias filtrantes já sei o que colocar. Depende é do filtro escolhido.

O que eu precisava realmente é de sugestões de filtros mesmo.

isto porque não tenho experiência com este tipo de equipamentos para um aquário desta capacidade.

Em principio um filtro externo tem sempre mais capacidade de filtrar devidamente a água, mas tem o inconveniente de ser mais caro, ter que se investir nas matérias filtrantes e pode ter um caudal demasiado elevado para o pretendido. O interno tem a desvantagem da manutenção, de ocupar espaço no interior do aquário, mas é mais barato e pode ser suficiente para o pretendido...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Havendo a impossibilidade de colocar um filtro de cascata, eu ia para um interno, isto se o dinheiro te fizer falta, pois para 54 litros não vejo a necessidade de um filtro externo... (não digo com isto que não é melhor), tem no entanto a desvantagem de ficar mais "uma peça" dentro do aquário).

Espreita os da eheim e da sera.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Vou fazer isso.

Até porque tenho algum receio que num aquário de 54L um filtro externo tenha muito caudal e ponha os peixes todos a voar.

Se calhar vai mesmo passar por um interno, apesar de saber que não é o melhor.

Se vir que é insuficiente, este passa a ficar de reserva e compro o externo.

Obrigado pela opinião

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Insuficiente penso que não será...

Mas se conseguisses cortar a tampa, ou até mesmo tira-la, aconselhava-te um de cascata...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.