Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um casal de escalares que estava num comunitário, fez pelo menos 3 posturas lá, sem qualquer resultado... Decidi então passa-los para um cubo de 50 litros, onde só estão os dois, um vaso para os ovos, um filtro esponja e um filtro cascata... Isto há cerca de 3 semanas, esta semana deparo com o macho sempre atrás da fêmea, estando esta já com barbatana caudal toda "trincada"... Será o macho a tentar atiça-la para nova desova? ou simplesmente já não quer nada com ela?

Abraços

• 4 semanas depois...
Publicado:

boas tardes.

tenho tambem um casal de escalares a qual ja tive sucesso em 4 ou 5 desovas sendo que as 1as 2 tive de retirar os ovos e eclodir aparte por falta de experiencia dos pais a cuidar deles..

o facto de andarem a mordiscar as caudas n me parece incentivo a desova mas sim disputa territorial pois aconteceu.m o mesmo com um 3 elemento no aquario ao qual acabei por dar..

um cubo de 50 lts parece.m pouco espaço para eles ainda para mais sendo escalares adultos..

Publicado:

Mas eles já fizeram desovas no comunitário e neste cubo, mas por serem inexperientes nenhuma vingou... de um momento para o outro começou a roer-lhe a cauda, mas de vez em qd vejo os a limparem o vaso (vaso de barro a simular um cone..).. só os tenho os dois, não se deviam sentir ameaçados pois estão sozinhos...

abraços

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas. .na minha opinião estará a atiça-la. .

Acontece-me a mesma coisa com um casal que tenho à pouco tempo, fizeram a primeira postura sem resultados pois não deram a devida atenção nos primeiros dias dos filhotes(optei por não interferir no processo e deixar o assunto em familia), posteriormente a isso deparei-me com a fêmea trincada na barbatana caudal, e curiosamente bastante empenhada na limpeza da folha onde viria a fazer a segunda desova no seguinte dia, e desta vez com muito sucesso pois nove dias depois cerca de 100 alevins nadam e alimentam-se muito bem. . :angel:

abreijos. .