luizinho069 Publicado Outubro 3, 2011 Publicado Outubro 3, 2011 (editado) Boa noite! É assim, tenho aqui por casa um aquário de 50l que tem uma lâmpada fluorescente, uma bomba que faz circular a água, um termostato e outra bomba por causa do oxigénio. Este material já não é utilizador à cerca de 7/8 anos mas eu lavei tudo e experimentei. Resultado: está tudo a funcionar. Gostava que me explicassem tudo o que preciso de saber e fazer para ter um bonito e saudável aquário. Tudo o que preciso de comprar, tudo sobre a manutenção, tratamentos que possam e devam ser feitos, decorações que me aconselham utilizar, se devo comprar peixes de água quente ou fria, etc... Por ultimo, pedia que não utilizassem termos muito específicos porque eu não percebo nada destes assuntos. Agradeço imenso a quem me puder ajudar. Editado Outubro 12, 2011 por luizinho069 Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
Dimota Publicado: Outubro 3, 2011 Publicado: Outubro 3, 2011 Desde já bem vindo. Como ainda és principiante aconselho-te a arranjares um filtro interno (que fica dentro do aquário) ou um filtro de cascata( que fica pendurado no aqua) Filtro externo acho que não vale apena para essa litragem. Deves de comprar areão (ao teu gosto) para colocares no fundo do aquário e umas plantas naturais de fácil manutenção (Musgo de java, anúbias,...) e depois aconselhava-te como peixes uns guppys, espadas, mollys e uma equipa de limpeza com Ottos e corydoras. Lê o manual de inicio à aquariofilia, dá muito geito, e ve alguns aquários e diz o que é que tu queres fazer do teu aquário Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€
pmpg98 Publicado: Outubro 4, 2011 Publicado: Outubro 4, 2011 (editado) Boas, muito bom para ler e reler http://faq.thekrib.com/pt/begin.html e o tópico no próprio forum também me ajudou muito http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Depois é ir lendo muitas das perguntas e respostas que vão aparecendo por aqui, acho que todos devemos ciclar por aqui pelo menos 2-3 semanas antes de começar sequer a comprar peças e depois importante não de esqueças de ciclar o aquario Pedro Editado Outubro 4, 2011 por pmpg98 Citar
Serge Publicado: Outubro 4, 2011 Publicado: Outubro 4, 2011 1 coisa importante, se fosse a ti deixava o termostato ligado no aquario durante uns dias a ver se ele liga e desliga bem com a variação de temperatura, e que depois de tanto tempo parado pode fritar.te os peixes todos. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
xandre Publicado: Outubro 4, 2011 Publicado: Outubro 4, 2011 Boa noite! É assim, tenho aqui por casa um aquário de 35l (acho que é isso) que tem uma lâmpada fluorescente, uma bomba que faz circular a água, um termostato e outra bomba por causa do oxigénio. Este material já não é utilizador à cerca de 7/8 anos mas eu lavei tudo e experimentei. Resultado: está tudo a funcionar. Gostava que me explicassem tudo o que preciso de saber e fazer para ter um bonito e saudável aquário. Tudo o que preciso de comprar, tudo sobre a manutenção, tratamentos que possam e devam ser feitos, decorações que me aconselham utilizar, se devo comprar peixes de água quente ou fria, etc... Por ultimo, pedia que não utilizassem termos muito específicos porque eu não percebo nada destes assuntos. Agradeço imenso a quem me puder ajudar. boas bemvindo chegas-te a desenfectar todo? Citar
luizinho069 Publicado: Outubro 12, 2011 Autor Publicado: Outubro 12, 2011 Desde já bem vindo. Como ainda és principiante aconselho-te a arranjares um filtro interno (que fica dentro do aquário) ou um filtro de cascata( que fica pendurado no aqua) Filtro externo acho que não vale apena para essa litragem. Deves de comprar areão (ao teu gosto) para colocares no fundo do aquário e umas plantas naturais de fácil manutenção (Musgo de java, anúbias,...) e depois aconselhava-te como peixes uns guppys, espadas, mollys e uma equipa de limpeza com Ottos e corydoras. Lê o manual de inicio à aquariofilia, dá muito geito, e ve alguns aquários e diz o que é que tu queres fazer do teu aquário Obrigado pela opinião! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
luizinho069 Publicado: Outubro 12, 2011 Autor Publicado: Outubro 12, 2011 1 coisa importante, se fosse a ti deixava o termostato ligado no aquario durante uns dias a ver se ele liga e desliga bem com a variação de temperatura, e que depois de tanto tempo parado pode fritar.te os peixes todos. Boa dica!! Não me tinha ocorrido que isso podia acontecer xD Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
luizinho069 Publicado: Outubro 12, 2011 Autor Publicado: Outubro 12, 2011 boas bemvindo chegas-te a desenfectar todo? Sim, está tudo limpo. Qual é o próximo passo? Colocar os enfeites? Colocar água? Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
pmpg98 Publicado: Outubro 12, 2011 Publicado: Outubro 12, 2011 O próximo passo é reler a FAQ de iniciação, ler pelo menos 4 a 5 post de iniciados com dúvidas e monatgem e perceber os problemas que eles tiveram e as dúvidas Depois definir o equipamento e colocar aqui para ver se alguma coisa falta se é necessário mais alguma informação. Definir em papel fauna e flora e depois planear a montagem, sempre ir pesquizando sobre as decisões que tomamos e validar as mesmas para ver se estamos a ir no bom caminho. Conselho muito muito BOM, não tenhas pressa faz as coisas devagar e ponderadamente, eu sei que o que o ppl quer é ver os peixes a nadar mas até essa fase leva tempo, é preciso calma e dar pequenos passos... este é o meu conselho Pedro Gil Citar
luizinho069 Publicado: Outubro 12, 2011 Autor Publicado: Outubro 12, 2011 Bem, estive a analisar os aparelhos que tenho e eis as informações que consegui retirar: 2 Aparelhos das bolhas (não sei se é assim que se chama): - Stellar S-30 - VNK (apenas tem estas iniciais) 1 Termostato (Já o experimentei e ele liga e desliga automaticamente): anivite Aquamatic - THPL 75W / 220V 1 Filtro ou bomba para fazer circular a água: Micron 220-240V ~ 50Hz 5,3W / 0.04A Q 26-200 L/h Bem, gostava que me dissessem se este material é alguma coisa de jeito ou se tenho mesmo que comprar algo novo. Não queria gastar muito dinheiro e por isso se não fosse preciso comprar nada deste tipo de aparelhos era bom. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
luizinho069 Publicado: Outubro 12, 2011 Autor Publicado: Outubro 12, 2011 Além destes aparelhos, o que é que tenho que ter mais? Depois de ler outros tópicos acabei por ficar a saber mais ou menos o mesmo em ralação aos materiais que devemos ter. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
pmpg98 Publicado: Outubro 13, 2011 Publicado: Outubro 13, 2011 Boas, O tópico de iniciação diz-te que material precisas para Iniciar Aquário Filtro Termostato Luz Teste de Água (principalmente para o ciclo do Azoto) Substrato Eu não conheço esses equipamentos que colocas-te mas parecem-me todos bombas de ar, não sei se ajuda colocar fotos, mas eu se fosse a ti ia vendo preços pelo menos para o filtro, vão aparecendo coisas muito em conta nos classificados, vai estando atento. Pedro Gil Citar
luizinho069 Publicado: Outubro 13, 2011 Autor Publicado: Outubro 13, 2011 (editado) Boas, O tópico de iniciação diz-te que material precisas para Iniciar Aquário Filtro Termostato Luz Teste de Água (principalmente para o ciclo do Azoto) Substrato Eu não conheço esses equipamentos que colocas-te mas parecem-me todos bombas de ar, não sei se ajuda colocar fotos, mas eu se fosse a ti ia vendo preços pelo menos para o filtro, vão aparecendo coisas muito em conta nos classificados, vai estando atento. Pedro Gil Em termos de testes de água e substratos, existem "marcas" mais aconselhadas? Editado Outubro 13, 2011 por luizinho069 Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
LuisBarroso Publicado: Outubro 13, 2011 Publicado: Outubro 13, 2011 (editado) boas amigo primeiro necessitas de um filtro... por ex : eheim liberty 2041 tenho um e estou satisfeito custa cerca de 30€.. teste para ja so daqui as 2 semanas ou 3 um deles será NO3.. já decidiste se vais colocar Flora? cumps! Editado Outubro 13, 2011 por LuisBarroso Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
luizinho069 Publicado: Outubro 13, 2011 Autor Publicado: Outubro 13, 2011 boas amigo primeiro necessitas de um filtro... por ex : eheim liberty 2041 tenho um e estou satisfeito custa cerca de 30€.. teste para ja so daqui as 2 semanas ou 3 um deles será NO3.. já decidiste se vais colocar Flora? cumps! Eu vou comprar um filtro mas queria comprar também já os testes e os substratos. Sim eu queria pôr umas plantas mas tudo natural. Dicas e opiniões em relação a isso por favor Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
LuisBarroso Publicado: Outubro 13, 2011 Publicado: Outubro 13, 2011 qual a tua iluminação? substratos os da marcas elos são muito bons pelos relatos... Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
luizinho069 Publicado: Outubro 13, 2011 Autor Publicado: Outubro 13, 2011 qual a tua iluminação? substratos os da marcas elos são muito bons pelos relatos... Tenho uma lâmpada fluorescente. Marca Aqua-Glo. Tem 15W e é de intensidade normal Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
LuisBarroso Publicado: Outubro 13, 2011 Publicado: Outubro 13, 2011 Tenho uma lâmpada fluorescente. Marca Aqua-Glo. Tem 15W e é de intensidade normal Bem amigo eu aconselho pesquisar bastante aqui no fórum mas vou tentar dar umas dicas! Essa Aqua-Glo vai deixar-te o aquario com um tom rosado se fosse eu mudava mas depende do gosto! Há plantas de baixa manutenção e outras mais exigentes se optares pelas mais exigentes vais ter que aumentar a luz pelo menos 30 a 35w deveras ter, e também terás de aderir ao CO2 podes optar pelo caseiro se quiseres poupar uns euros... Deves começar por escolher o substrato pois tens de o meter com o aquario vazio, se fosse a ti aderia a um substrato que não precisa-se de areia por cima é mais caro mas compensa e poupas uns trocos na areia... Começa a pensar na decoração pedras troncos se os arranjares da natureza teres tempo para os tratar ainda demora um pouco mas também podes poupar uns euros ai.. Outra coisa que te falta é o termómetro... Outra coisa que tens que ter para as plantas é fertilizante liquido com macro e micro nutrientes! Só começas a pensar nos peixes depois do CICLO AZOTO feito pesquisa sobre isso, vais ver que é fixe entendermos tudo cumps! Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
luizinho069 Publicado: Outubro 15, 2011 Autor Publicado: Outubro 15, 2011 (editado) Bem amigo eu aconselho pesquisar bastante aqui no fórum mas vou tentar dar umas dicas! Essa Aqua-Glo vai deixar-te o aquario com um tom rosado se fosse eu mudava mas depende do gosto! Há plantas de baixa manutenção e outras mais exigentes se optares pelas mais exigentes vais ter que aumentar a luz pelo menos 30 a 35w deveras ter, e também terás de aderir ao CO2 podes optar pelo caseiro se quiseres poupar uns euros... Deves começar por escolher o substrato pois tens de o meter com o aquario vazio, se fosse a ti aderia a um substrato que não precisa-se de areia por cima é mais caro mas compensa e poupas uns trocos na areia... Começa a pensar na decoração pedras troncos se os arranjares da natureza teres tempo para os tratar ainda demora um pouco mas também podes poupar uns euros ai.. Outra coisa que te falta é o termómetro... Outra coisa que tens que ter para as plantas é fertilizante liquido com macro e micro nutrientes! Só começas a pensar nos peixes depois do CICLO AZOTO feito pesquisa sobre isso, vais ver que é fixe entendermos tudo cumps! Muito obrigado pela dica!! Descobri aqui em casa outra lâmpada que em vez de ser de cor rosada, é branca (acho que fica melhor). Em relação ao substrato, pode ser daquele normal para as plantas? É que o meu pai tem uma empresa de jardinagem e tem montes disso em armazém. xD Tenho uma dúvida. Um pouco estúpida mas não deixa de ser uma dúvida. É o seguinte, dizes que tenho que pôr o substrato com o aquário vazio. Até ai tudo bem. Depois disso coloco as decorações, certo? Mas depois disso, como é que ponho a água? Não se estraga tudo a entornar a água para o aquário? A composição do substrato não prejudica os peixes? Mais uma coisa: A água deve ser da fonte ou da torneira? Tenho facilidade em arranjar água da fonte... Obrigado, Luis Editado Outubro 15, 2011 por luizinho069 Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
luizinho069 Publicado: Outubro 15, 2011 Autor Publicado: Outubro 15, 2011 (editado) a Editado Outubro 15, 2011 por luizinho069 Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
LuisBarroso Publicado: Outubro 15, 2011 Publicado: Outubro 15, 2011 (editado) a Boas amigo e fertilizante não pode ser esse de plantas mas há quem faça com Húmus de minhoca tratado, laterita e tem se safado muito bem mas por cima disto tem que levar uma camada de areia bem boa podes por Húmus de minhoca cerca de 2 cm e areia cerca de 2 cm ou mais deves ter atenção para o humus não ficar em contacto com a agua, se o teu tiver podes poupar uns trocos mas da muito trabalho a tratar (faz uma pesquisa como tratar Húmus de minhoca) sobre a tua outra duvida é uma coisa simples que poucas vezes pensamos para não estragares nada ao meter a agua metes um prato em baixo fazendo com que a agua bata no prato mas devagar ao principio o a agua vai ficar torva mas ao fim de umas horas já tá normal. podes usar agua da torneira ou da fonte da torneira tens que tirar o cloro há uns produtos a venda para isso que tira logo o cloro , também podes deixar a agua a repousar no recipiente durante 48h que o cloro desaparece.. Mas se tens fonte melhor não necessitas de tratar se tiveres teste mede só para saber com que aguas estas a lidar.. outra coisa deita atenção as plantas que queres usar essa luz pode não chegar... cumps! Editado Outubro 15, 2011 por LuisBarroso Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Recommended Posts