[StR] Publicado Fevereiro 11, 2005 Publicado Fevereiro 11, 2005 Boas, eu vou montar um aqua com 200L de discus plantado, e disseream-me para ter muito cuidado porque os discus não gostam de muita luz. Pois bem, eu sabia disso, mas eu estava a pensar em meter plantas flutuantes e muitas vallisnierias para eles irem para a sombra que eles tambem gostam disso, e mesmo assim disseram-me para baixar a iluminação. Eu vou meter plantas que precisam de muita luz, e tava a pensar em meter 55Wx3 + 20Wx2 [DIY] Agora a minha duvida é a seguinte... Será muito para os discus?Se sim que tal eu ficar só com 55Wx3... Ás plantas de forte iluminação aguentam-se só com 55Wx3 Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 Com 3*55W tens 165W para 200L o que dá acima dos 0,8W por litro. Se fores meter glosso é capaz de ser curto, mas para as restantes plantas acho que chega bem. Mas espera por alguém dos plantados que de certeza te pode dar uma informação mais fundamentada que a minha. As minhas plantas são alimento para os meus peixes Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
[StR] Publicado: Fevereiro 11, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2005 Boas, pois, esse e o meu problema, eu preciso de muita luz porque tenho plantas avermelhadas, glosso e riccia... O que devo fazer mesmo?!?!?!?! Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 Se tens plantas vermelhas então convirá veres bem os espectros de luz a usar. Se calhar uma solução DIY é capaz de não ser a melhor. Já viste as soluções da jebo/lifetech? Aquelas calhas power compact? Consegues combinações de espectro interessantes, desde daylight total a misturas de daylight com azul , ou com vermelho. O preço até nem é muito muito caro, embora ainda seja superior a 100€ Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
[StR] Publicado: Fevereiro 11, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2005 Boas, a [DIY] que vou fazer vai ser de 55Wx2 daylight e 55W luz azul actinia... acho que e bom! Assim obtenho uma boa luz... Eu depois ponho aqui o link das lampadas que vou comprar! Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
paulo duarte Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 a [DIY]que vou fazer vai ser de 55Wx2 daylight e 55W luz azul actinia... A azul actínica é para quê? Corais 0,8W por litro chega perfeitamente (pelo menos é o que dizem os Srs. da Tropica e algumas pessoas com plantados que conheço), tens é de repensar melhor o tipo de lâmpadas que pretendes. As plantas flutuantes vão também retirar luz às mais exigentes Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
sergioveterano Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 Olá, porque não mantens a mesma luz que tens (3x55w), a ao invez de usares Valisnerias usas Echinodorus. Os discus são tímidos e gostam de pouca luz, é só questão de lhes dares isso mesmo. Tens ainda a vantagem de serem plantas do mesmo local dos discus, se queres ter planats vermelha, bom existem muitas Echinodorus com folha vermelha. Não precisas da actinica para nada. Também não colocava nenhuma planta flutuante. Citar
[StR] Publicado: Fevereiro 11, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2005 Boas, eu vou meter Echinodorus amazonicus e ozelot...o resto vai ser limnophilas, hygrophilas, etc... A luz azul pelo que me informaram ja algum tempo, era para as plantas se reproduzirem melhor... aqui fica o link das lampadas que ia comprar: http://www.planetanimal.net/loja/homelojap...narea=Compactas 55Wx2 http://www.planetanimal.net/loja/homelojap...narea=Compactas 55Wx1 O que faço? Compro só de daylight? Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
sergioveterano Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 Mas quem te referiu actinicas não estava conceteza a falar a sério, podes ter uma lâmpada com espectro azul uma gro-lux ou uma power-glo quem tem uma predoninancia no espectro azul, mas não é apenas azul como a actinica. Se fosse a ti até optava pela gro-lux tem menos luminusidade, mas é o espectro que as plantas precisam, combinadas com as daylight. Citar
[StR] Publicado: Fevereiro 11, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2005 Boas, onde e que eu as posso encontrar? mas são compactas?! Citar ...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL
André Filipe Publicado: Fevereiro 11, 2005 Publicado: Fevereiro 11, 2005 Ei disse-te que era melhor abrires um topico porque estavas a fazer cenas mal. Quando á iluminação é o que te digo os discus stressam muito facilmente com muita luz e apesar de ter plantas flutuantes e sombras é sempre muita luz por isso se fosse a ti pensava bem antes de fazer asneira... Citar Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
Recommended Posts