Recommended Posts

Publicado

Boa noite :)

Adquiri recentemente um aquário com cerca de 60L teóricos, preciso de uma pequena ajuda sobre que filtro usar, tambem tive a ler noutros topicos que comprar online fica mais barato que nas lojas, alguem me pode aconselhar uma loja online onde posso fazer a compra em segurança ?

Cmpts

Patricia Fernandes

Publicado:

Olá,

No que diz respeito aos filtros, quanto maior a sua dimensão para as matérias filtrantes ou com mais caudal melhor, mesmo que a marca diga que o modelo X é o mais indicado para aquários de determinado tamanho. Tens muita oferta de filtros para essas dimensões mas, se tiveres possibilidade, tenta optar por um filtro externo ou de cascata em vez de um interior, pois não tira volume ao aquário e são de limpeza muito mais fácil.

Caso o aquário te permita colocar um filtro de cascata tens o Eheim Liberty 150 ou mesmo o Liberty 200. Caso prefiras optar mesmo por um externo com tubagens, tens o Eheim Classic 2211. Isto só para dar opções dentro desta marca, que é a que eu tenho usado e é de facto possivelmente a mais fiável do mercado, mas isso já pode ser discutível.

Quanto à compra em lojas online, de facto algumas diferenças de preços compensam em relação às lojas físicas mas tens sempre que contar com o valor dos portes e com o facto da entrega poder demorar um pouco.

De lojas online tens também várias opções e podes encontrar algumas delas na secção dos patrocinadores. Eu tenho mandado vir sempre da Pet4you. A poupança em alguns produtos é realmente significativa e tudo tem chegado em condições. O único conveniente é que a entrega pode demorar mais do que o esperado caso não tenham o produto em stock. Mas tens outras lojas que julgo serem de confiança, como é o caso da Crystal Red, Aquaeden, Naturpets, ou water[r]evolution.

Publicado:

Boas,

Tive a ver os filtros que me indicou e qualquer um deles está dentro do orçamento que tinha pensado mais ou menos, dentro dos filtros de cascata pensei entao no Eheim Liberty 200 ou tambem optar pelo externo classic eheim 2211, tive a ver as opçoes e realmente é preferivel optar por um externo visto que nao me vai tirar aquele espaço todo ao aquario....em principio dará para utilizar o de cascata pois a lampada do meu aquario é encaixada na parte superior do aquario e nao na tampa, logo a tampa é feita de um material mais fragil que é capaz de dar para fazer um corte á medida do filtro para poder encaixa-lo no aquario, pelo que percebi aquilo tem uma "dobra" que é acentada no topo do aquario e o tubo fica dentro do aquario certo? a minha duvida é se a largura do aquario (aquele plastico que esta a encaixar nos vidros) dará para colocar o filtro ? e qual dos filtros é o mais aconselhavel ? fiquei um pouco indecisa

Publicado:

Sim, o encaixe dos filtros Liberty alarga ligeiramente de cima para baixo, o que permite encaixar em paredes mais finas (apenas vidro) como mais largas (já usei num aquário em que tirei a tampa mas mantive o rebordo de plástico sem qualquer tipo de problemas).

Para o teu caso o Liberty 150 bastaria mas como a diferença de preço não é significativa, eu apostaria no 200: como é mais largo ganhas mais volume para matérias filtrantes, e se o caudal do filtro parecer exagerado e estiver a provocar demasiada agitação na água, podes sempre reduzi-lo através do regulador (aquela pequena torneira vermelha).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!