Recommended Posts

Publicado:

boas

da para o aqua, e como tem 650g de co2 +/- para uns 5,6, meses depende da regulaçao das bolhas

Publicado:

Viva,

eu acho que deve dar para muito menos. Talvez uns 2 meses. 4-5 meses é o que dura uma garrafa de 500g no meu aqua de 10l com 1.5 bps.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

Ora aqui está um assunto que me faz uma confusão tremenda...

Sempre ouvi/li que o doseamento de CO2 oscila entre 1 a 2 bolhas por segundo, ora se num áqua de 10 litros se usa 1,5 bps num de 100 litros devia usar-se 15 bps... No entanto tal não acontece, alguém pode explicar com clareza o porquê?

Abraço,

Publicado:

Boas,

Essa é uma questão que já tem barbas. No meu entender, mais importante que a quantidade de CO2 injectado no aquário, interessa saber se a sua dissolução está a ser bem feita.

Um difusor que introduza 10 bps de CO2 no aquário mas que resulte em bolhas demasiado grandes e que sobem imediatamente à superfície é menos eficaz que um que introduza apenas 1 bps mas que permita uma boa dissolução e manutenção do CO2 na água (sistemas venturi, atomizadores ou uma boa colocação do difusor de cerâmica que permita aproveitar a movimentação da saída do filtro para distribuir bem o CO2 antes deste chegar à superfície) até que este seja inevitavelmente perdido.

Agora obviamente que a quantidade de CO2 aproveitado (e não simplesmente introduzido) tem que ser proporcional ao volume de água do aquário, assim como à quantidade e necessidade das plantas existentes. Se consideramos este facto para calcular as fertilizações, o mesmo tem que ser feito com o CO2.

1 bps bem (ou mal) dissolvida em 10l de água nunca atingirá uma concentração igual em 100l, logo, quanto maior o aquário, maior (ou mais eficaz) terá que ser a introdução de CO2.

Publicado:

Por isso existem varios tipos de difusores, para aquarios de tamanhos diferentes.

tudo tem o seu pq!

Publicado:

Viva,

é como disseram. Varia de difusor para difusor. Por isso é que o número de bolhas (bpm) não é um bom indicativo. O melhor é usar um drop-checker. Se bem calibrado (que não é usando a água do aqua), é o melhor indicador da quantidade de CO2 que temos. O valor de referência anda por volta dos 30ppm. É um valor que corresponde a uma quantidade que dá para a maioria das plantas sem no entanto afectas a maioria dos peixes.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!