nuno407 Publicado: Novembro 2, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2011 (editado) Agradeço imenso a sua opinião....mas estava com pressa a pouco e nao racicionei bem a sua resposta. Desde já as minhas sinceras desculpas;) Editado Novembro 2, 2011 por nuno407 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 3, 2011 Share Publicado: Novembro 3, 2011 Desculpem lá atravessar-me no topico. Mas Luis, já que usas o TPN+, não tens notado que os nitratos têm tendencia a subir? Desde que comecei a aplicar o TPN+ com alguma regularidade, que NO3 se mantém entre 30-40 ppm. Não é obviamente dramatico, eu sei. Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 3, 2011 Share Publicado: Novembro 3, 2011 Desculpem lá atravessar-me no topico. Mas Luis, já que usas o TPN+, não tens notado que os nitratos têm tendencia a subir? Desde que comecei a aplicar o TPN+ com alguma regularidade, que NO3 se mantém entre 30-40 ppm. Não é obviamente dramatico, eu sei. Este é um dos problemas das marcas. Para obtermos as quantidades mínimas necessárias de todos os nutrientes podemos acabar por ter excesso de outros. Tudo depende da composição/proporção dos vários nutrientes nestes fertilizantes. Podes ver aqui uma comparação de vários fertilizantes. Vais ver que no TPN+, o Azoto constitui a maior proporção do fertilizante (o que faz algum sentido sendo o elemento mais consumido). http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 3, 2011 Share Publicado: Novembro 3, 2011 Este é um dos problemas das marcas. Para obtermos as quantidades mínimas necessárias de todos os nutrientes podemos acabar por ter excesso de outros. Tudo depende da composição/proporção dos vários nutrientes nestes fertilizantes. Podes ver aqui uma comparação de vários fertilizantes. Vais ver que no TPN+, o Azoto constitui a maior proporção do fertilizante (o que faz algum sentido sendo o elemento mais consumido). http://www.theplante...o.uk/traces.htm Abraço, GM É verdade. De acordo com o fertilator do aquaticplantcentral, de cada vez que fertilizo 10ml de TPN+ nos meu aqua de 100Litros, estou a adicionar 6ppm de NO3. Como quero colocar 2 discus no aquario, acho melhor baixar estes níveis para 10-15 ppms. Assim sendo, vou deixar de aplicar o TPN+, passando a aplicar o TPN "normal". Mas para compensar vou fertilizar separadamente PO4 e K. Espero estar a fazer bem Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Novembro 3, 2011 Share Publicado: Novembro 3, 2011 Boas amigos sim é verdade o NO3 sobe um bocado tenho os meus sempre perto dos 50 ppm mas sem problema fertilizo cerca de 2ml por dia em 50Lt Tenho 1 camarão fantasma 2 ramirezi, ottos e tretas(neons) e ate hoje só tive uma baixa no ramirezi que veio muito em baixo da loja de resto tudo óptimo claro que se fosse possivel ter tudo na medida com outro fertilizante era melhor mas estou bastante contente com os resultados deste, agora para os discus já não sei se será problema. cumps! O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 3, 2011 Share Publicado: Novembro 3, 2011 Boas amigos sim é verdade o NO3 sobe um bocado tenho os meus sempre perto dos 50 ppm mas sem problema fertilizo cerca de 2ml por dia em 50Lt Tenho 1 camarão fantasma 2 ramirezi, ottos e tretas(neons) e ate hoje só tive uma baixa no ramirezi que veio muito em baixo da loja de resto tudo óptimo claro que se fosse possivel ter tudo na medida com outro fertilizante era melhor mas estou bastante contente com os resultados deste, agora para os discus já não sei se será problema. cumps! Pois, tens o mesmo problema que eu. 2 ml de TPN+ em 50L, são 3 ppms de NO3 que todos os dias vão para dentro do aquario. Obviamente não explica só por si os 50ppm de NO3, mas é uma parte substancial do motivo. Se olharmos para a constituição do TPN+, vemos que tem 7x mais NO3 que Potassio, o que nao deixa de ser estranho, quando no nosso aquario queremos proporções iguais. Bem, chega de intromissões no topico Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 4, 2011 Share Publicado: Novembro 4, 2011 Pois, tens o mesmo problema que eu. 2 ml de TPN+ em 50L, são 3 ppms de NO3 que todos os dias vão para dentro do aquario. Obviamente não explica só por si os 50ppm de NO3, mas é uma parte substancial do motivo. 3-4 ppm de nitratos por dia está dentro do que se quer num high-tech. O excesso de nitratos que tens deve ser consequência da água da rede pública ou seja ela qual for que usas para fazer as TPA's. Tenta procurar no site do teu conselho a análise da água para a tua área. Sempre ficas com uma noção do que ela traz. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 4, 2011 Share Publicado: Novembro 4, 2011 (editado) 3-4 ppm de nitratos por dia está dentro do que se quer num high-tech. O excesso de nitratos que tens deve ser consequência da água da rede pública ou seja ela qual for que usas para fazer as TPA's. Tenta procurar no site do teu conselho a análise da água para a tua área. Sempre ficas com uma noção do que ela traz. Abraço, GM Sim, ja tinha verificado o resultado das analises á agua. No mês de Agosto estavam no intervalo 1-5 ppm. Penso que no meu caso, não tenho massa vegetal suficiente, para consumir os nitratos que vou adicionando no aquario, daí irem acumulando até 30-40 ppms. Mas por outro lado, tenho sempre PO4 e Fe, em valores baixos. Editado Novembro 4, 2011 por tat Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nuno407 Publicado: Novembro 4, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 4, 2011 Boa Tarde Hoje chegou a encomenda da aquaeden com o fertilizante da tropica. Aqui na embalagem diz 5ml em 50l por semana....mas já ouvi por aqui que poderia ser diário. Quais as medidas(ml) de produto por dia? Primeiras 2 semanas vai ser metade do aconselhado pelos user...e depois passo para o valor total..correcto? Acerca de "roubar" o topico...não a problema....comunidade é assim cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 4, 2011 Share Publicado: Novembro 4, 2011 Boa Tarde Hoje chegou a encomenda da aquaeden com o fertilizante da tropica. Aqui na embalagem diz 5ml em 50l por semana....mas já ouvi por aqui que poderia ser diário. Quais as medidas(ml) de produto por dia? Primeiras 2 semanas vai ser metade do aconselhado pelos user...e depois passo para o valor total..correcto? Acerca de "roubar" o topico...não a problema....comunidade é assim cumps Boas, O Luis que tem um aquario com as mesmas dimensoes que tu, está a fertilizar com 2ml por dia. Não sou grande entendido, mas parece-me excessivo. Se fosse a ti, começava com 2 ml dia sim, dia não, e ia medindo NO3 e PO4, para ter uma ideia se é suficiente ou não. A seguir ás TPAs convem fazer uma dosagem um pouco maior. Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nuno407 Publicado: Novembro 4, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 4, 2011 (editado) Pois já tinha visto que 2 ml de dois em dois dias era o melhor. (como o dinheiro "não me assiste" não posso ter esses testes :/) Nas tpa vou por 5 ml como "manda" nos concelhos da tropica. Correcto? Editado Novembro 4, 2011 por nuno407 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Novembro 4, 2011 Share Publicado: Novembro 4, 2011 Fertilizar segundo as regras das embalagens é um modo muito simplista de se levar um plantado e vai inevitavelmente conduzir a problemas a longo prazo. Na minha opinião, ou se fertiliza com cada componente individualmente (nitrato, fosfato, potássio, ferro, micros e se necessário acertos no kH ou gH), ou a fertilizar com um all-in-one NPK+ tens de manter um impecável regime de trocas de água para não ocorrer acumulação de nutrientes que estejam a ser consumidos mais lentamente. Independentemente do método, os testes de nitratos e fosfatos são obrigatórios para um plantado, mesmo que a sua utilização seja muito esporádica (confirmar se o regime de doseamento / TPAs está correcto). Aconselho-te duas leituras: Sobre fertilização e Método estimativo de fertilização. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Novembro 4, 2011 Share Publicado: Novembro 4, 2011 Boas amigos sim é verdade o NO3 sobe um bocado tenho os meus sempre perto dos 50 ppm mas sem problema fertilizo cerca de 2ml por dia em 50Lt Tenho 1 camarão fantasma 2 ramirezi, ottos e tretas(neons) e ate hoje só tive uma baixa no ramirezi que veio muito em baixo da loja de resto tudo óptimo claro que se fosse possivel ter tudo na medida com outro fertilizante era melhor mas estou bastante contente com os resultados deste, agora para os discus já não sei se será problema. cumps! Se tens valores elevados de Nitratos ou tens agua da rede com muitos nitratos o que não é normal ou não tens plantas suficientes ou tens carência de algum nutriente. Se os nitratos sobem e a culpa não é da agua da rede alguma coisa esta mal ou estás a fertilizar a mais sem necessidade. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Novembro 5, 2011 Share Publicado: Novembro 5, 2011 Se tens valores elevados de Nitratos ou tens agua da rede com muitos nitratos o que não é normal ou não tens plantas suficientes ou tens carência de algum nutriente. Se os nitratos sobem e a culpa não é da agua da rede alguma coisa esta mal ou estás a fertilizar a mais sem necessidade. Boas amigo sim a agua da rede já vem com bastantes nitratos para ai no 25 ou mais, mas pelo que tenho lido o teste dos No3 não é certo como o nosso amigo disse espero não haver problemas de postar as palavras dele, "Se medirem Nitritos num aquário, isso vai influenciar a análise dos Nitratos!!! Os testes de nitratos não medem propriamente Nitratos, mas sim Nitritos. O que acontece, é que é utilizado um redutor químico que reduz parte dos nitratos da nossa amostra a Nitritos, e estes é que reagem de forma a termos uma escala colorimétrica que nos permita deduzir a concentração de NO3. Por isso, dizerem que têm o valor de NO3 a 20, 50, ou mesmo 100 ppm, é erróneo, uma vez que a presença de Nitritos na água vai deturpar qualquer medição de nitratos. E não é preciso ter conhecimentos de química para saber isto. Basta ler as instruções do teste que vem lá isso referido. Cumprimentos Luís Fortunato" Também sei que podemos ir com o no3 para alem de 100ppm comprovado com estudos, por isso não me preocupo muito, preocupo-me é para não ter falta de nenhum nutriente abraço O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Novembro 5, 2011 Share Publicado: Novembro 5, 2011 Boas amigo sim a agua da rede já vem com bastantes nitratos para ai no 25 ou mais, mas pelo que tenho lido o teste dos No3 não é certo como o nosso amigo disse espero não haver problemas de postar as palavras dele, "Se medirem Nitritos num aquário, isso vai influenciar a análise dos Nitratos!!! Os testes de nitratos não medem propriamente Nitratos, mas sim Nitritos. O que acontece, é que é utilizado um redutor químico que reduz parte dos nitratos da nossa amostra a Nitritos, e estes é que reagem de forma a termos uma escala colorimétrica que nos permita deduzir a concentração de NO3. Por isso, dizerem que têm o valor de NO3 a 20, 50, ou mesmo 100 ppm, é erróneo, uma vez que a presença de Nitritos na água vai deturpar qualquer medição de nitratos. E não é preciso ter conhecimentos de química para saber isto. Basta ler as instruções do teste que vem lá isso referido. Cumprimentos Luís Fortunato" Também sei que podemos ir com o no3 para alem de 100ppm comprovado com estudos, por isso não me preocupo muito, preocupo-me é para não ter falta de nenhum nutriente abraço Luís, mas tens nitritos na agua? Não estão a zero? O que o mestre Fortunato diz, é que os testes de No3 não são de fiar, se tiveres nitritos da agua. Não é suposto teres nitritos. Isso sim é garantidamente importamente. Relativamente a manteres nitratos constantemente a 50 ppm, acho que estás a encarar um pouco isso de animo leve. Eu tenho os meus a 35/40, e estou a tentar baixa-los para 15/20 que é o lugar deles. Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Novembro 5, 2011 Share Publicado: Novembro 5, 2011 Boas amigos sim os meus nitritos NO2 estão a zero como sempre Já os nitratos NO3 estão perto de 50 os habitantes parecem estar todos bem, penso que não será motivo para alarme amigos mas ando em cima deles para não depararem cumps! O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts