jtsoares1 Publicado Setembro 30, 2011 Publicado Setembro 30, 2011 Bom dia, Ontem reparei umas pintinhas brancas em alguns dos meus nadadores. Fiquei assustado e fiz alguma pesquisa, pelo que tudo me leva a querer que é Ictio. a razão disto vem de uma mega asneirada na minha primeira TPA a serio... ou seja, já me foi explicado que deveria fazer a TPA bem devagar atraves de uma mangueira pequenina, em vez de ter sido quase directamente da torneira. Bem o mal está feito, e a lição aprendida e garanto que não volto a fazer este erro de principiante que sou Agora o que fazer? que me sugerem? Entendi que deveria subir a temperatura da agua ate cerca de 31 graus para dar cabo do fungo, e fazer esta subida progressivamente. Reforçar a alimentaçao dos peixes é outra sugestão, para aumentar a sua resistencia. E algum medicamento será necessário? O problema que tenho é que correntemente tenho a agua em 28 graus, apesar de ter o termoestato regulado para 25, o que quer dizer que não tem estado quase em utilização nenhuma. Agora como subo a temperatura gradualmente se ja está em 28 graus? Possuo 3 Aulonocara, 1 Pangasius Sutchi pequenino, e 2 Ancistrus. Espero que sejam resistentes e sobrevivam ao meu erro. Agradeço as vossas sugestões e opinioes. Cumprimentos, jtsoares1
Geada Publicado: Setembro 30, 2011 Publicado: Setembro 30, 2011 Boas, Pois bem vindo a praxe das doenças, ictio é a doença mais comum e também das mais fáceis de eliminar, só se torna perigosa se atacar as guelras dos peixes ai ficarão com uma respiração ofegante e pode levar a asfixia. Bom já ouviste falar da subida da temperatura para resolver o problema, como a tua temperatura da agua está nos 28ªC podes colocar o termostato nos 31ªC porque a temperatura vai ser gradual e não vai afectar os peixes, deves manter assim durante 16 a 20 dias que é o tempo de vida do parasita assim tens a certeza que ele vai ser erradicado do aquário, não faças tpas durante esse tempo. Se quiseres ter uma ajuda extra no combate a doença podes colocar sal de cozinha, 1 colher de sopa por cada 40 litros de agua, eu costumo diluir o sal num recipiente com agua do aquário e só ai é que coloco no aquário (atenção algumas espécies não suportam o sal entre elas as corydoras) . Para a próxima vez que fizeres tpas tem em atenção que não deves ultrapassar os 30% de agua , é preferível fazer muitas tpas pequenas do que uma grande, o ictio aparece precisamente por causa dessas variações grandes de temperatura porque os peixes ficam com as defesas fracas e o parasita entra mais facilmente na epiderme dos mesmos, tal e qual do que acontece com as pessoas no inverno, as temperaturas baixam e as nossas defesas enfraquecem deixando entrar a gripe e outras doenças sazonais. Espero ter ajudado
Gremlyn Publicado: Outubro 1, 2011 Publicado: Outubro 1, 2011 Boas vê o tópico que iniciei há 2 semanas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184983. Ainda vou ter o aquário mais uma semana com 31ºC apesar de já não haver sinais de íctio. boa sorte
jtsoares1 Publicado: Outubro 3, 2011 Autor Publicado: Outubro 3, 2011 Bom dia, Obrigado pelas dicas e pela informação no teu post sobre este mesmo problema. Efectivamente tenho a temperatura da agua a 30 graus à 3 dias e comprei um medicamento (agora não tenho aqui o nome, mas não é os da serra), e coloquei dia 1, 2 e 3, e agora colocarei dia 6. No entanto fiquei com dúvidas em relação a fazer uma pequena TPA somente de aspiraçao no fundo, no último dia do tratamento, assim como iniciar a reduzir a temperatura gradualmente. Devo somente reduzir a temperatura passados 20 dias? Mesmo com o auxilio do medicamento? Fiquei com a ideia que o mesmo acelaria o processo de tratamento, não sendo necessário temperatura elevada durante tanto tempo. Seja como for a temperatura normal da minha agua são 28 graus. Agradeço dicas!!
jtsoares1 Publicado: Outubro 4, 2011 Autor Publicado: Outubro 4, 2011 Boa tarde, Peço novamente ajuda no que escrevi em cima. Vou amanha fazer o 6 dia de tratamento, e último em que colocarei o medicamento. Tenho os peixes bastante ofegantes e a comer pouco. Os niveis de amonia estão bem, e a temperatura do aqua a 30 graus. Tenho mantido as luzes desligadas. Outra coisa que me preocupa é que o Pangasius Sutchi parece estar com a pele enrrugada no corpo e cabeça, e anda muito agitado. Sei que não reagem muito bem ao medicamento, daí estar a fazer meia dosagem como aconselhado. Agradeço ajuda.
David EC Costa Publicado: Outubro 4, 2011 Publicado: Outubro 4, 2011 (editado) boas eu ja tive 1 vez ictio no meu aqua e fiz exatamente o mesmo:temperatura a 30 graus e comprei um produto cujo nome é protozin e com esse produto apenas deixei a temperatura a 30 graus durante 8 dias e depois fiz uma tpa e baixei para os 28. atençao que deves reforçar a alimentaçao dos peixes com mais vitaminas.eu dava artemia congelada todos os dias nessa fase do tratamento e meti uma bomba de ar para terem mais oxigenio. no meu caso passou dentro desses dias. a embalagem do medicamento deve dizer como fazer. cumprimentos Editado Outubro 4, 2011 por demanuel Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
xandre Publicado: Outubro 4, 2011 Publicado: Outubro 4, 2011 boas tanbem vai aqui um bom medicamento, sera costapur, ja tive excelente resultados em 3 dias.
jtsoares1 Publicado: Outubro 6, 2011 Autor Publicado: Outubro 6, 2011 (editado) Bom dia, Bem, ontem foi o último dia do tratamento (quarta dosagem) com Protozin White spot and fungus da Waterlife. Uma vez que a minha fauna se tratar de um pangasius e 2 anchistrus com 3 ciclideos africanos, fiz a dosagem por metade, tal como indicado no medicamento, caso hajam para peixes como os ancistrus e pangasius. Antes de fazer a medicamentação, fiz uma pequena aspiraçao de certa de 7 litros em aqua de 80 brutos e somente depois adicionei o medicamento. Reforcei a alimentaçao sendo mais variada e proteica. Adicionei igualmente uma pequena colher de chá com sal grosso. Tenho receio que ainda não tenha desaparecido os sintomas, havendo ainda pintas brancas, e os peixes apresentarem ainda uma respiração muito ofegante, apesar de já nao me parecer os ver a "eesfregarem-se" no fundo ou rochas. Mais alguma ideia? Devo repetir tratamento? se Sim daqui a quanto tempo? Neste momento os parâmetros do meu aqua são: NO3 - 10 NO2 - 0 a 0,5 KH - 3 GH - 14 pH - 6,8 Amonia 0 Temperatura a rondar os 30 graus. Obrigado e cumprimentos, Editado Outubro 6, 2011 por jtsoares1
j-santos Publicado: Outubro 6, 2011 Publicado: Outubro 6, 2011 NO2 - 0 a 0,5 muito cuidado com esta medida pois nunca deve sair do zero é muito toxica para os peixes e essa é a razão de eles estarem ofegantes faz uma tpa de 15 a 25% com agua previamente aquecida e sem cloro par nao existirem quebras de parametros e de temperaturas . cumprs abraços joao santos
Gremlyn Publicado: Outubro 7, 2011 Publicado: Outubro 7, 2011 No fim do 6º dia podes desligar a luz e aconselho 3 dias de carvão activo no filtro para retirar o medicamento da água. Deves deixar a água a 30ºC durante 3 semanas.
jtsoares1 Publicado: Outubro 11, 2011 Autor Publicado: Outubro 11, 2011 Agradecer a todos as dicas e ajudas. Efectivamente parece ter dado cabo do problema. Seja como for irei manter agua a rondar os 29 graus mais 2 semanas. Obrigado!!
telmo vale Publicado: Outubro 12, 2011 Publicado: Outubro 12, 2011 Boas, Pois bem vindo a praxe das doenças, ictio é a doença mais comum e também das mais fáceis de eliminar, só se torna perigosa se atacar as guelras dos peixes ai ficarão com uma respiração ofegante e pode levar a asfixia. Bom já ouviste falar da subida da temperatura para resolver o problema, como a tua temperatura da agua está nos 28ªC podes colocar o termostato nos 31ªC porque a temperatura vai ser gradual e não vai afectar os peixes, deves manter assim durante 16 a 20 dias que é o tempo de vida do parasita assim tens a certeza que ele vai ser erradicado do aquário, não faças tpas durante esse tempo. Se quiseres ter uma ajuda extra no combate a doença podes colocar sal de cozinha, 1 colher de sopa por cada 40 litros de agua, eu costumo diluir o sal num recipiente com agua do aquário e só ai é que coloco no aquário (atenção algumas espécies não suportam o sal entre elas as corydoras) . Para a próxima vez que fizeres tpas tem em atenção que não deves ultrapassar os 30% de agua , é preferível fazer muitas tpas pequenas do que uma grande, o ictio aparece precisamente por causa dessas variações grandes de temperatura porque os peixes ficam com as defesas fracas e o parasita entra mais facilmente na epiderme dos mesmos, tal e qual do que acontece com as pessoas no inverno, as temperaturas baixam e as nossas defesas enfraquecem deixando entrar a gripe e outras doenças sazonais. Espero ter ajudado eu sempreusei o metodo do sr. geada e resulta sempre. nao recorro a medicamentos. quantosmenos usar melhor. ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
Recommended Posts