Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas amigos tenho uma duvida já a bastante tempo a minha blyxas japonicas tem vindo a ganhar tipo um raiz para fora não sei o que é mas deixo aqui a foto para me poderem ajudar reparem naquilo branco a volta dela...

dscf1301u.jpg

cumps!

Editado por LuisBarroso
Publicado:

não há muito a saber...

tens substrato fertil?

fazes fertilizações liquidas?

o areão é grosso, ou apenas superficialmente?

tenho e por enquanto não apresentam as raizes à mostra.

estão no aquário Aquapais.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

não há muito a saber...

tens substrato fertil?

fazes fertilizações liquidas?

o areão é grosso, ou apenas superficialmente?

tenho e por enquanto não apresentam as raizes à mostra.

estão no aquário Aquapais.

Boas

sim tenho substrato fértil

sim faço fertilizações liquidas

tenho areao do rio 3 a 4 mm

só fiquei com uma duvida? aquilo são mesmo raízes?

é que acho aquilo muito grosso para uma raiz por isso a minha duvida...

Editado por LuisBarroso
Publicado:

aquilo é uma raiz sim.

a solução imediata é cortares a raiz.

a solução a longo prazo é diminuires as fertilizações liquidas de modo a que a planta vá buscar a comida ao substrato.

ou então mudares o substrato fertil(um pouco chato!!!!

eu tenho com humus de minhoca e as raizes não aparecem, mas tambem não há fertilizações liquidas.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

aquilo é uma raiz sim.

a solução imediata é cortares a raiz.

a solução a longo prazo é diminuires as fertilizações liquidas de modo a que a planta vá buscar a comida ao substrato.

ou então mudares o substrato fertil(um pouco chato!!!!

eu tenho com humus de minhoca e as raizes não aparecem, mas tambem não há fertilizações liquidas.

uma coisa que me tem deixado a pensar e que acho que enterrei pouco algumas delas, será que esta ai o mal também?

Publicado:

Boas Luis,

já tenho alguma experiência com as blixas e tal nunca me aconteceu.

O que me parece que está a acontecer é que as raízes têm dificuldade em entrar no substrato e crescem para fora em busca dos nutrientes.

Esse areão não é o mais indicado.

Um areão com grão a rondar os 2mm seria o ideal e se fosse um substrato bonzinho ainda seria melhor.

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Boas Luis,

já tenho alguma experiência com as blixas e tal nunca me aconteceu.

O que me parece que está a acontecer é que as raízes têm dificuldade em entrar no substrato e crescem para fora em busca dos nutrientes.

Esse areão não é o mais indicado.

Um areão com grão a rondar os 2mm seria o ideal e se fosse um substrato bonzinho ainda seria melhor.

Cumps

Hugo Bernardo

pois amigos eu entendo o substrato é sera floredepot e arrependi-me mas agora já esta tudo montado não posso desmontar todo :( eu tenho para ai 6 pes entre 2 estão acontecer isso e nos que estão acontecer foi naqueles que não enterrei deixei um pouco longe do substrato entre o pé e o substrato tem para ai 2cm de ariao , na primeira vez por mais que não queiramos cometemos erros, só não sei como resolver este, tipo tiro a blixas corto a raiz e enterro mais fundo? é uma solução isso? não faz mal fazer tal coisa?

cumps!

Publicado:

Tenta enterrar com as raízes, de maneira que passem esses 2cm que falas do areão.

Quanto ao cortar, não vejo necessidade até porque elas vão crescer novamente.

nova1x.jpg

Publicado:

Tenta enterrar com as raízes, de maneira que passem esses 2cm que falas do areão.

Quanto ao cortar, não vejo necessidade até porque elas vão crescer novamente.

basicamente então quando plantamos temos de deixar o caule das plantas perto do substrato? as raízes depois percorrem o substrato certo? é só para entender mais a forma de plantar...

cumps!

Publicado:

No teu caso é. Esse teu areão é muito irregular e de difícil penetração para as raízes.

Para plantar, quanto mais redondo for o grão melhor.

Cumps

nova1x.jpg

Publicado:

Sim, as raízes vão crescer pelo substrato. E sendo ele redondo, acaba por criar espaços vazios entre os grãos por onde as raízes vão passar e crescer.

nova1x.jpg