Jota Fazenda Publicado Setembro 29, 2011 Publicado Setembro 29, 2011 (editado) Boas, É a 1ª vez que inicio um post, mas li muito por aqui na tentativa de aprender alguma coisa com esta fantástica comunidade Como tal, e como a paixão era muita, resolvi iniciar um projecto para um plantado... fui adquirindo o material aos poucos (sempre com a fantástica opinião/ajuda do Sr. Rui Alves e da D. Sónia da Aquaeden Ramirezi, a quem desde já agradeço todo o apoio e informação), e por fim, consegui Ora aqui descrevo o dito cujo... Nome: Hook Data da Montagem: 28-09-2011 Aquario: 60x30x30 Iluminação: 1x55W PLL Aquecimento: 100W - 25º Filtro: Eheim 2213 - Substract Pro, Mech Filtro/Circulação: Boyu SP-1000I CO2: TMC CO2 Pressurizado - 1,5 bps PH: 6.8 Hardscape: Basaltos, Red Moor Wood Substracto fértil: Aditivos ADA, Power Sand S Substracto inerte: Amazonia Aqua Soil Fertilização: Brighty K, Green Brighty Step 1, Green Brighty Special Lights Flora: (ACTUALIZADO) Hemianthus Callitrichoides Cuba (em cultura emersa para introduzir mais tarde) Staurogyne Repens Pogostemon Helferi Rotala Rotundifolia Pogostemon Erectus Eleocharis Parvula Microsorum Pteropus Narrow Limnophila Sessiliflora Hygrophyla Polysperma Vesicularia Dubyana - Christmas Moss Fauna: (ACTUALIZADO) 5 Otocinclus sp. Affinis 10 Caridinas Japonicas 7 Paracheirodon innesi 6 Rasbora Harlequim Peço desde já desculpa pela qualidade do aqua e das fotos, mas isto é mesmo coisa à maçarico, lol Esta ali uma rocha apenas para que os troncos não flutuem A ciclagem já se iniciou, e com o activador biológico deverá estar concluida ao fim de 10 dias, altura em que entrará a equipa de limpeza para já, os próximos 5 dias são de TPA's a 50% e fertilização diária de 2ml com Brighty K, esperando sempre sempre que a praga (algas) não faça uma ou várias visitas. Criticas e sugestões são bem vindas, até porque o intuito é sempre melhorar Abraço e obrigado a todos... Editado Novembro 18, 2011 por Jota Fazenda Citar
Nuno_Alves Publicado: Setembro 29, 2011 Publicado: Setembro 29, 2011 Boas, de momento ainda é cedo para avaliar o layout a 100%, mas no meio do post fico com uma dúvida, com um aqua acabado de montar, em que as plantas estão a começar a enraizar, vais já começar a fertilizar? Parece-me má opção, uma vez que andas a fazer tpas diárias de 50% para retirar o excesso de nutrientes... De qualquer forma continua com força, tens bom material para que esse projecto vingue Cumps Citar
gmmartins Publicado: Setembro 29, 2011 Publicado: Setembro 29, 2011 Boas, de momento ainda é cedo para avaliar o layout a 100%, mas no meio do post fico com uma dúvida, com um aqua acabado de montar, em que as plantas estão a começar a enraizar, vais já começar a fertilizar? Parece-me má opção, uma vez que andas a fazer tpas diárias de 50% para retirar o excesso de nutrientes... De qualquer forma continua com força, tens bom material para que esse projecto vingue Cumps Viva, eu sou exactamente da opinião contrária. As TPAs são para te livrares da amónia que é o único nutriente que causa algas. Todos os outros não causam algas como já foi amplamente demonstrado. Acho que deves fertilizar sim. Para já tens a fertilização certa. Mais para a frente eu complementaria com nitratos e fosfatos também via líquida pois nem todas as plantas que tens chegam aos nutrientes (NP) no substrato. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Jota Fazenda Publicado: Setembro 29, 2011 Autor Publicado: Setembro 29, 2011 (editado) Obrigado pelas vossas opiniões, certamente bem mais dentro destes assuntos do que eu Mas eu a ideia que tinha era justamente um misto das vossas opiniões... fazer TPA's a 50% para poder controlar o excesso de nutrientes e os picos de amónia, no entanto fornecendo desde inicio o potássio, e após os 10 dias complementar a dose de potássio com os elemntos traço, passando então a fazer TPA's 3 a 4 vezes na semana. Como sou novato nestas coisas, todas as opiniões são uteis, mas agora confesso que fiquei um pouco confuso Abraço JF Editado Setembro 29, 2011 por Jota Fazenda Citar
Jota Fazenda Publicado: Outubro 13, 2011 Autor Publicado: Outubro 13, 2011 Boas, Dando seguimento a este tópico, e após alguns problemazitos com algas castanhas tipo cabelos, ao que li próprias de fim de ciclo, um CAE e uma Cuba recente, uma mudança de layout e alguma/muita falta de experiência à mistura, hoje finalmente consegui adquirir uma verdadeira equipa de limpeza, 3 Otocinclus Affinis e 6 Caridinas Multidentata... também já vinha sendo tempo, uma vez que as horas que passei de escova de dentes na mão a tentar remover o possível, foram mesmo muitas Para já, e uma vez que ainda não os vi fazer outra coisa desde que os introduzi, estão básicamente a devorar o alguedo, eheh o que, claro, para mim... parece-me bem A ver vamos como correm as coisas daqui pra frente... Abraço JF Citar
Jota Fazenda Publicado: Outubro 17, 2011 Autor Publicado: Outubro 17, 2011 (editado) Boas, Ora aqui estão umas imagens actualizadas, pedindo desde já desculpa pela qualidade das mesmas... Criticas e sugestões são bem vindas... força aí Abraço JF Editado Outubro 17, 2011 por Jota Fazenda Citar
Jota Fazenda Publicado: Novembro 1, 2011 Autor Publicado: Novembro 1, 2011 (editado) Boas, Após o inicio (à uns dias atrás) da fertilização com o Green Brighty Step 1 e um inoportuno aumento do fotoperiodo (falta de experiência), obviamente que me deparei com um novo surto de algas iguais às que já me tinham aparecido anteriormente e que tinha conseguido combater, assim voltei a reduzir o tempo de luz, aumentei a circulação com uma nova bomba, uma vez que o fluxo de áqua apenas com a flauta do filtro me parecia manifestamente insuficiente na correcta distribuição do CO2, para mais num sistema como o meu, e reforcei a equipa de limpeza para 5 Otocinclus Affinis, 10 Caridinas Japonicas e ainda 4 Neocaridinas Red Cherry, continuando sempre a fertilização com K (diáriamente), Step 1/Special Lights (dias alternados) e TPA's a 40% 2x por semana. Brevemente, estou também a pensar fazer o investimento num sistema completo de CO2 presurizado... Foi retirada a Hygrophyla Pinnatifida que não se aguentou ao primeiro surto de algas e foi agora introduzida mais alguma flora, nomeadamente alguns pés de Limnophila Sessiliflora, Hygrophyla Polysperma e Rotala Rotundifolia. Tenho no entanto uma dúvida que espero que alguem entendido em invertebrados me possa ajudar, que é o facto de ter Caridinas Japónicas e Neocaridinas Red Cherry juntas, será que existe alguma incompatibilidade entre as duas espécies?!? Dentro de dias, espero postar aqui mais algumas fotos... Abraço Jota Fazenda Editado Novembro 1, 2011 por Jota Fazenda Citar
Jorge.A. Publicado: Novembro 1, 2011 Publicado: Novembro 1, 2011 Ta porreiro Citar NatuRio 240 plantado The Waters of Elos Jorge Almeida
Jota Fazenda Publicado: Novembro 4, 2011 Autor Publicado: Novembro 4, 2011 Boas... ora aqui estão mais umas fotos... Abraço Jota Fazenda Citar
h_saldanha Publicado: Novembro 4, 2011 Publicado: Novembro 4, 2011 Boas, Apenas quero fazer um reparo: um aquário em cima de um electrodoméstico não é nada, mas mesmo nada boa ideia. Se porventura tens um problema qualquer no aquário, uma fuga por exemplo, podes vir a ter problemas ainda maiores com o que está por baixo. Aconselho vivamente a tentares encontrar outro local para o aquário Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Jota Fazenda Publicado: Novembro 6, 2011 Autor Publicado: Novembro 6, 2011 De facto tens toda a razão h_saldanha, na altura em que coloquei lá o aqua nem reparei que podia haver probelmas com o electrodoméstico que está por baixo... a ideia foi só mesmo porque era o sitio com mais espaço que tinha disponível... Tenho mesmo que o tirar dali, no entanto estava a ver se conseguia reunir uns €uros para primeiro comprar o CO2 em condições e depois então um móvel porreiro para o por na sala. Obrigado pela chamada de atenção Abraço Jota Citar
Jota Fazenda Publicado: Novembro 11, 2011 Autor Publicado: Novembro 11, 2011 e sai mais uma foto... .png' alt=':biggn:'> Jota Fazenda Citar
Jota Fazenda Publicado: Novembro 18, 2011 Autor Publicado: Novembro 18, 2011 (editado) Boas... Após o investimento à uns dias num sistema de CO2 em condições, serviu-me esta ultima semana para ajustar tanto a fertilização como o fotoperíodo à nova realidade, e para minha grande surpresa, o grande problema que tinha com as algas assim que aumentava o fotoperiodo, desapareceu e ainda foi possível estabilizar de vez o Ph... fezada Na flora notei melhorias quase instântaneas e na fauna até à data ainda não detectei qualquer baixa... Abraço Jota Fazenda Editado Novembro 18, 2011 por Jota Fazenda Citar
Jota Fazenda Publicado: Janeiro 3, 2012 Autor Publicado: Janeiro 3, 2012 Boas, Antes de mais, um excelente ano a todos... E porque o que nos trás aqui é mesmo o hobby, eis que aqui partilho algumas fotos do meu aqua após a útlima poda... Abraço Jota Fazenda Citar
Jota Fazenda Publicado: Janeiro 10, 2012 Autor Publicado: Janeiro 10, 2012 (editado) Boas, Fica o registo do setup do "Hook", actualizado... Nome: Hook Data da Montagem: 28-09-2011 Aquario: 60x30x30 Iluminação: 1x55W PLL Aquecimento: 100W - 25º Filtro: Eheim 2215 - ADA Bio Rio, Substract Pro, Mech CO2: TMC CO2 Pressurizado - 1 bps PH: 6.7 Hardscape: Basaltos, Red Moor Wood Substracto fértil: Aditivos ADA, Power Sand S Substracto inerte: Amazonia Aqua Soil Fertilização: Brighty K, Green Brighty Step 1, Green Brighty Special Lights Flora: (ACTUALIZADO) Glossostigma Elatinoides Staurogyne Repens Pogostemon Helferi Rotala Rotundifolia Pogostemon Erectus Eleocharis Parvula Blyxa Japónica Microsorum Pteropus Narrow Limnophila Sessiliflora Vallisneria Aethiopica Vesicularia Dubyana - Christmas Moss Fauna: (ACTUALIZADO) 4 Paracheirodon innesi 9 Rasbora Harlequim 4 Otocinclus sp. Affinis 1 Siamese Algae Eater 5 Caridinas Japonicas 5 Neocaridina Red Cherry Planorbis Corneus (vários) Aqui fica uma foto, após a mudança de local... Abraço Jota Fazenda Editado Janeiro 12, 2012 por Jota Fazenda Citar
Recommended Posts