Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Já tendo o meu Aquário montado,ciclado e com os primeiros peixes, surge-me agora uma dúvida um pouco mais técnica.Sei que cada aquário é um aquário mas gostava de saber algumas opiniões.

O Aqua tem 80 x 40 x 40 cm ( 128 L brutos.) e tenho como iluminação uma calha DIY 2x 18w T8 ( 6500kº + 4200kº).

Como é o 1º Aquário, decidi começar com plantas de poucos requisitos. Tenho Anubia Barteri, Echinodorus bleheri, Egeria Densa, Staurogyne Repens, Musgo Christmas e umas podas de Ludwigia que ainda não identifiquei bem a subespecie. Estava a pensar acrescentar mais duas T5 de 8W, não tanto pela potencia mas porque a calha é de cerca de 60 cm e o aqua de 80cm, logo, deixando zonas escuras nas laterais onde tenho algumas plantas. Mas notei que estou a começar a ter algumas algas verdes no vidro frontal do áqua. Não tenho Co2 e nem comecei ainda qualquer fertilização. As minhas dúvidas são então...

Acham que devo aumentar a iluminação como referi? com este aumento necessitarei de Co2 ? Aconselham fertilização?

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Publicado:

Para comecar tanto podes ter algas por falta como por excesso. E normal ter algumas algas num aquario plantado,um aquario 100% livre da algas nao e possivel. Algumas ate sao beneficas ao aquario,as algas so comecam a ser um problema quando existe um desiquilibrio que faz com que crescam sem controlo.

Ou seja que precisam as plantas:

Luz

Co2

Nutrientes

Com a luz actual,podes ter as especies mais faceis.Normalmente estas sao de crescimento lento mas crescem bem com pouca luz, sem a necessidade de co2,ou com um sistema de co2 caseiro e nao necessitam de uma fertelizacao por ai alem.

Normalmente estas tres coisas estao interligadas, muita luz vai requerer muito co2 e fertelizante. Com menos luz e o inverso.

Se adicionares a luz que falas acima vais de certeza ter um ganho mas visto que a ainda vai ser uma luz fraquita nao tou a ver teres grandes problemas nesse aquario.

Podes adicionar co2 caseiro se quizeres para ajudar mas isso ja e contigo.

Para um principiante e melhor comecar assim. Com mais luz,mais co2 e fertilizantes normalmente tambem surgem mais e maiores problemas.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Então, na tua opinião, posso aumentar mais esses 16w sem precisar de Co2 para equilibrar e sem grande risco de as algas aumentarem pois também aumento o consumo das plantas, correcto ?

A minha ideia é não complicar, ou seja, não colocar Co2 nem grande fertilização.

Obrigado pela resposta Aquariomaniaco

Publicado:

Sim nao deves ter problemas com isso.

Mas se quiseres co2 existem opcoes bem baratas.Pesquisa na seccao DIY existem la formulas caseiras baratas de fazer e extremamente faceis e uteis.

Usei co2 caseiro no passado sem grandes gastos e problemas.

Agora reparo tu es de setubal.

Tambem sou. Ja faz anos que nao vivo em setubal, algum tempo que ai nao vou. Mas e o cantinho onde nasci.

Aquadesign blog

Publicado:

Pedro,

Do pouco que percebo, mas tenho andado a ler sobre esse assunto, é que deve existir um equilíbrio de nutrientes, os principais alimentos para plantas Luz e CO2 com excesso de um sem compensar com o outro pode provocar um aproveitamento por parte das algas, ou seja se deres mais luz as plantas e não lhes deres ou restantes nutrientes vão ser as algas que se vão aproveitar dessa luz.

CO2 podes introduzir de várias maneiras no aquário, não é preciso ir para a solução de Injecção ou mesmo da DIY com a fermentação, existem várias formas de adicionar CO2 ao aquário.

Boa parte da fertilização é feita nas TPA's e quando alimentamos os peixes, mas existem alguns nutrientes que provavelmente devemos ir adicionando através de fertilizantes específicos (micro e macro). Este balanço entre todas as coisas é que deve ser dificil de obter e que deve provavelmente ser feito por tentativas e erros.

A minha opinião é da-lhe gás (luz) se começarem a haver algas vai-lhe adicionando um pouco de CO2 para ver se as plantas crescem mais e consomem mais a luz que lhes estás a dar...

Penso que esta é a situação, mas como sabes isto tudo é muito recente e nada de prática ainda para mim :)

Pedro

Publicado:

Pedro,

Do pouco que percebo, mas tenho andado a ler sobre esse assunto, é que deve existir um equilíbrio de nutrientes, os principais alimentos para plantas Luz e CO2 com excesso de um sem compensar com o outro pode provocar um aproveitamento por parte das algas, ou seja se deres mais luz as plantas e não lhes deres ou restantes nutrientes vão ser as algas que se vão aproveitar dessa luz.

CO2 podes introduzir de várias maneiras no aquário, não é preciso ir para a solução de Injecção ou mesmo da DIY com a fermentação, existem várias formas de adicionar CO2 ao aquário.

Boa parte da fertilização é feita nas TPA's e quando alimentamos os peixes, mas existem alguns nutrientes que provavelmente devemos ir adicionando através de fertilizantes específicos (micro e macro). Este balanço entre todas as coisas é que deve ser dificil de obter e que deve provavelmente ser feito por tentativas e erros.

A minha opinião é da-lhe gás (luz) se começarem a haver algas vai-lhe adicionando um pouco de CO2 para ver se as plantas crescem mais e consomem mais a luz que lhes estás a dar...

Penso que esta é a situação, mas como sabes isto tudo é muito recente e nada de prática ainda para mim :)

Pedro

Certo na teoria. Errado na pratica. Ele pode sim meter co2 mas mesmo com o upgrade ele nao vai conseguir um racio de 0,5 watts por litro. Dai que embora possa meter co2 no aquario nao e realmente necessario.Visto que o aquario dele entra na categoria LOW-TECH.

Sim ele pode meter CO2 mas ao contrario de um aquario HIGH TECH onde co2 e um MUST. No caso dele nao.A luz nao e a ideal.

Depois em relacao a que tipo existem sim varios tipos,eu uso botija no meu aqua,uso o easycarbo no aqua da minha maria e no passado usei o de fermentacao.

Sugeri o de fermentacao simplesmente porque e facil de fazer e muito barato. E visto que o aqua tem 128 litros eu sei que ele pode ter bons resultados com esse tipo de co2.O meu aqua onde usei caseiro era um de 120 litros.

dscn0197tz8.jpg

E aqui esta ele.e como podes ver planta nao lhe faltavam.

A diferenca do meu para o aqua em discusao e que o meu tinha 100 watts de luz,sensivelmente o dobro da que o user MatosP tem.

Quanto ao tipo de fertilizacao existem tambem varias maneiras incluindo a fertilizacao NPK de macros um a um. Ou comprar um produto que ja os tenha a todos.Para micros normalmente todas as marcas tem bons fertilizantes para micros.

Um bom fertilizante para principiantes e o tropica nutrition plus porque ja engloba micros e macros e porque e conhecido por uma boa qualidade preco.

Aquadesign blog

Publicado:

Viva,

Pelo que li a intenção é ter um low-tech (que quer apenas e só apenas dizer que não tem injecção de CO2).

Neste tipo de aquas não convém ter muita luz pois como foi dito esta promove o crescimento das plantas. Quanto mais crescem maiores necessidades têm de CO2 e nutrientes. Ainda assim, acho que podes por os +16 watts que queres pois ainda vais estar com pouca luz.

Embora o crescimento das plantas seja lento neste tipo de aquários, elas vão necessitar de alguns nutrientes. De modo a simplificar a coisa, o que te aconselho é que arranjes um fertilizante completo (ou seja com macros - NPK - e micros) e que fertilizes 1 vez por semana. Assim suprimes qualquer carência que possa existir.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

só mais uma coisa...

se decidires injectar CO2 (seja via caseiro ou pressurizado), vais aumentar o crescimento das plantas mesmo com pouca luz. Isto porque ao haver CO2 em abundância as plantas dirigem as suas energias para a produção de rubisco aumentado assim a sua eficiência na captação de luz. Se o fizeres, vais ter que fertilizar com maior regularidade.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas Pessoal.

Pedro, eu também tinha essa pouca noção da necessidade de equilibrio entre os 3 factores. Daí que , como comecei a ver algas, fiquei com a dúvida se o aumento que tinha pensado seria descompensador ao ponto de me fazer colocar Co2.

Obrigado pelas vossas respostas. Estou elucidado.

Gustavo, Por agora a ideia é mesmo manter low tech, por isso não estou a pensar nos proximos tempos injectar Co2. Talvez mais tarde quando trocar para o filtro externo ( estamos sempre a pensar um passo a frente). A fertilização de que falas não parece muito "grave". Já li algumas sugestões noutros tópicos e vou começar a procurar.

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos .

Cumprimentos.

Pedro.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!