Recommended Posts

Publicado

Boa noite

estou a precisar de fertilizar com macros e estava a pensar comprar os "pós" na farmácia e fazer em casa. Apesar da muita informação não encontrei uma resposta concreta. Queria fertilizar com nitratos, fosfatos e potássio.

Setup:

2betodiia geayi

2 corys

1 ancistrus

1 anubia barteri

2 anubia nana

1 feto de java

1 cryptocorine brown

1 ceratophillum demerssum

2 lotus red

1 limnophila

estou a fertilizar com sera florena e jbl ferropol 24.

Que "pós" deverei comprar e como faço as contas para aumentar a concentração destes no aqua? Não encontro um consenso em relação as calculadoras existentes na net e os links que alguns membros dão não abrem...

Ajuda pff?

Publicado:

Boa tarde

estive a ver esse link e era o que procurava, obrigado!

entretanto surgiram-me umas dúvidas, será que é necessário estes 4 químicos? Pergunto isto pois o KNO3 tem potássio enquanto que o KCI também tem, vou adicionar 2x potássio? E em relação à preparação junto todos os químicos em 1,5l água ou é melhor fazer tudo separado, 1,5l de água para cada químico e podem ficar em garrafas de plástico? Não há deterioração do preparado com o tempo?

Outra questão que tenho é a de que tenho cerca de 0,5w/l, no entanto, por questões de economia não posso mesmo ter a iluminação muito tempo ligada, neste momento tenho apenas 3h diárias, não tenho algas, as plantas crescem muito devagar mas não me importo. Cheguei a ter 8h diárias e começaram a aparecer algas, penso que tenha sido então por carência de macros (se não estou enganada mais iluminação requere mais fertilização) mas com mais horas de luz realmente vi um boom de crescimento nas plantas, principalmente nas de baixa manutenção. A minha questão é: esta solução do Tom Barr com a baixa quantidade de horas de iluminação que tenho não me irá criar problemas por ex. de algas ou de outra natureza?

Alguém me sabe dizer como poderei fazer? É que aumentar as horas de iluminação para 8h está fora de questão...

Agradeço ajuda!

Publicado:

Com a informação que te foi dada através do link que o Vitor Franco forneceu ou se preferires, também podes dar uma olhadela aqui http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm, podes tentar adaptar ao regime que pretendes.

O EI é bastante permissivo, pelo que com um ajustar das dosagens é possível que tenhas a vir bons resultados. Faz a dosagem indicada e, começa por fertilizar pela metade do indicado e, vê como as coisas correm. Pela experiência que tenho, o factor que não podes descartar é mesmo o CO2, pelo que tendo esse parâmetro controlado, o resto podes reduzir e brincar até veres que começar a ter plantas saudáveis na mesma.

Publicado:

CO2 não tenho pois já tenho o ph a 7 e não quero baixar pois quero colocar um casal de ciclideos... Será que terei problemas de algas? Ou se ajustar para uma dose menor de macros evito-as?

Publicado:

Viva,

Podes juntar tudo na mesma solução e sim não precisas do KCl. É dispensável.

3 horas de luz é muito pouco (no caso de as plantas não terem qualquer outra fonte de luz). Eu subia para umas 6h no mínimo. As algas que apareceram são um sintoma que o balanço entre luz, CO2 (mesmo que não injectes) e nutrientes não está correcta. Tens que por o set up completo do aqua para a gente te poder ajudar melhor.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Boa noite GM

o aqua tem 70 litros mais 5 litros no filtro fluval 205 com lã de vidro, esponja, materias filtrantes eheim substrat pro 250ml e cerâmicas filtrantes cilíndricas

t5 39w powerglo 18000k (neste momento é a que tenho a funcionar) mais 2x 21w

areia de sílica com pastilhas sera florenette A junto as raízes das lotus red (não tenho substrato fértil)

Plantas:

1anubia barteri

2 anubias nanas

2 lotus red

1 limnophila

1feto java

1ceratophillum demerssum

1 cryptocoryne wendetii

peixes:

2 betodia geayi

2 corys

1 ancistrus

(mais tarde é para colocar um casal de ciclideos, motivo pelo qual não posso pôr CO2, pois diminui-me o ph que está a 7.0)

testes não tenho

fertilizo diariamente com sera florena e jbl ferropol 24

tenho as anúbias com as folhas encaracoladas por isso coloco umas 3x semana decalcit (a olho) e noto bons resultados

muda de 20litros de agua por semana, aspiro o areão todo pois fica todo sujo dos excrementos dos peixes

sempre que faço TPA coloco no aqua uma tampa de stability (nao sei se faço bem em colocar, mas é o que diz nas instruções)

coloco 2 a 3 gotas de prime nos garrafões de água antes de irem para o aqua (espero que o efeito do produto seja imediato pois encho o garrafão, coloco as gotas e despejo de imediato para o aqua, se estiver a fazer mal digam-me!)

Dúvidas: preciso de comprar micros, compro o tropica aquacare plant nutrition para substituir o sera florena? Em relação ao jbl ferropol 24 vale a pena continuar a colocar? Se sim continuo com este ou mudo para outro?

Em relação aos macros, percebo ainda menos :oops:

estava então a pensar colocar 90gr KNO3, 15 gr KH2PO4, 75 gr MgSO4 7H2O e 30 gr KCI em 1.5l água. Neste plano que vi neste site http://aquariofiliap...?showtopic=1576 fala em 30ml 3x semana, mas para aquas sem co2 e com fraca luz colocar apenas um décimo, ou seja 0,3ml de 3 em 3 dias. Nos restantes dias colocar os micros. Era o que estava a pensar fazer. Achas um bom plano (quero evitar de todo algas, por isso penso que se não tiver muita luz também não preciso de muita quantidade de fertilizantes, estou certa?)

Peço desculpa pelo enorme testamento!!

Agradeço imenso se me puderem esclarecer!

Editado por tixxa
Publicado:

Viva,

assim é mais fácil ;)

Pelo que percebi não tens (nem estás a pensar colocar) CO2. Assim acho que tens a quantidade de luz ideal.

Quanto à fertilização:

Precisas tanto de macros como de micros. Uma vez que o teu aquário é um low-tech (sem adição de CO2), não precisas de adicionar tanta quantidade.

O mais fácil é fertilizares os tais 30 ml apenas 1 vez por semana. Por exemplo pões os macros no sábado e os micros no domingo e não fazes mais nada durante a semana.

Quanto aos micros, eu não conheço bem esses produtos mas se tiverem ferro e micros podes usá-los sem problema. Sugiro que comeces a user 1 vez por semana 2x a dose recomendada na embalagem. Depois podes ir reduzindo aos poucos se for necessário. Os produtos comerciais, por regra, são muito diluídos.

Não precisas de fazer tantas TPA's sendo o teu um aqua low-tech. Há até quem defenda que são prejudiciais neste caso. Como tens um bom filtro não tens grandes problemas.

Espero ter ajudado,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boa tarde GM

desculpa estar mais uma vez a chatear-te! Não estou a pensar mesmo colocar CO2. Sem CO2 estás a falar de luz ideal, estás a referir-te à t5 39w, correto? e aumentar mais a quantidade de horas para 6h diárias?

Em relação à fertilização, estava a pensar fazer diaria pois dizem que é mais benéfico para as plantas do que colocar toda a quantidade de fertilizante num só dia, que evita mais as carências das plantas e algas. Se fizer como dizes, faço a TPA no sábado coloco logo os macros no mesmo dia e no domingo os micros? Ou coloco os macros só um dia depois de uma TPA?

Em relação às TPA's estou a fazer uma por semana pois nas primeiras semanas do aqua ele ficou com alguma amónia e como não tenho testes, para não ter mortes comecei a fazer uma TPA por semana, para além de que apenas num dia fico com o areão cheio de dejetos, não percebo porque acontece isso com tão poucos peixes pois tinha um cubo de 40litr super lotado com escalares, guppies, corys e nunca vi nada no areão! Outra coisa que não estou a perceber é o porquê da água do aqua ficar amarelada, eu tenho um tronco, mas fiz-lhe um "super" tratamento durante mais de um mês mergulhado em água, sal, lixívia (o tronco ganhava muitos fungos daí colocar um pouco de lixívia e fazer constantes mudas de água) e nunca me torvou a água, semanas depois de montado o aqua começo a ficar com água toda amarela, tenho quase a certeza de que não é do tronco! Faço uma TPA a água fica mais clara mas um ou dois dias depois volta tudo ao mesmo... Será que saibas o porquê de me estar a acontecer isso?

Mais uma vez desculpa e agradeço te imenso a ajuda que me estás a dar!

Publicado:

desculpa estar mais uma vez a chatear-te! Não estou a pensar mesmo colocar CO2. Sem CO2 estás a falar de luz ideal, estás a referir-te à t5 39w, correto? e aumentar mais a quantidade de horas para 6h diárias?

certo

Em relação à fertilização, estava a pensar fazer diaria pois dizem que é mais benéfico para as plantas do que colocar toda a quantidade de fertilizante num só dia, que evita mais as carências das plantas e algas. Se fizer como dizes, faço a TPA no sábado coloco logo os macros no mesmo dia e no domingo os micros? Ou coloco os macros só um dia depois de uma TPA?

É exactamente igual quer adiciones tudo de uma vez ou diariamente. É conforme for melhor para ti. O que é importante é que as plantas não fiquem sem nutrientes. Pela mesma razão, a fertilização deve ser feita após a TPA.

Em relação às TPA's estou a fazer uma por semana pois nas primeiras semanas do aqua ele ficou com alguma amónia e como não tenho testes, para não ter mortes comecei a fazer uma TPA por semana, para além de que apenas num dia fico com o areão cheio de dejetos, não percebo porque acontece isso com tão poucos peixes pois tinha um cubo de 40litr super lotado com escalares, guppies, corys e nunca vi nada no areão!

OK fazes bem. Mas à medida que o aquário estabiliza não há qualquer necessidade para tanta TPA num low-tech. Há quem defenda até o contrário.

Outra coisa que não estou a perceber é o porquê da água do aqua ficar amarelada, eu tenho um tronco, mas fiz-lhe um "super" tratamento durante mais de um mês mergulhado em água, sal, lixívia (o tronco ganhava muitos fungos daí colocar um pouco de lixívia e fazer constantes mudas de água) e nunca me torvou a água, semanas depois de montado o aqua começo a ficar com água toda amarela, tenho quase a certeza de que não é do tronco! Faço uma TPA a água fica mais clara mas um ou dois dias depois volta tudo ao mesmo... Será que saibas o porquê de me estar a acontecer isso?

Hmm, a não ser que tenhas turfa ou algo parecido, eu acho que deve ser do tronco ainda assim. É a libertação de taninos e não tem qualquer problema. É apenas e só apenas uma questão de gosto. Aliás, num biótopo amazónico é essecial!!! Com o tempo a coisa vai desaparecendo mas se te chateia muito podes colocar um pouco de carvão activado no filtro e a água fica cristalina num piscar de olhos.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

boa noite

muito obrigado pela ajuda!

Cumps

Publicado:

Olá.

Podes juntar tudo na mesma solução...

Atenção ao que se escreve... não sabes qual é a concentração de cada um dos fertilizantes, por isso, não se deve pura e simplesmente responder que se podem juntar. Aliás, nem se deve... depois no dia em que se quiser fertilizar somente 1 ou 2 Macro-elementos, temos de introduzir obrigatoriamente o 3º.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Atenção ao que se escreve... não sabes qual é a concentração de cada um dos fertilizantes, por isso, não se deve pura e simplesmente responder que se podem juntar. Aliás, nem se deve... depois no dia em que se quiser fertilizar somente 1 ou 2 Macro-elementos, temos de introduzir obrigatoriamente o 3º.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Sim concordo mas para quem se está a iniciar penso que os riscos são mínimos. Para além disso, por exemplo mesmo que eu queria por mais nitratos mas só tenha a solução com NPK tudo junto, não tem qualquer problema adicionar mais fosfatos e potássio.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá.

Sim concordo mas para quem se está a iniciar penso que os riscos são mínimos. Para além disso, por exemplo mesmo que eu queria por mais nitratos mas só tenha a solução com NPK tudo junto, não tem qualquer problema adicionar mais fosfatos e potássio.

Abraço,

GM

Tem... se já tiveres muito potássio na água, e os teus níveis de Cálcio e/ou Magnésio forem baixos, vais estar a desregular ainda mais a assimilação das plantas (não das algas) em relação ao Cálcio e ao Magnésio. O mesmo se passa com os Fosfatos... podes estar a precipitar Cálcio e Magnésio ao introduzir mais Fosfato, se bem que só é problemático a pH's mais elevados.

Sem contar que vais estar a deitar fertilizantes fora... que não vão ser aproveitados pelas plantas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

obrigado pela ajuda Luís Fortunato!

Cumps

Patrícia