MafaldaPereira Publicado Setembro 25, 2011 Publicado Setembro 25, 2011 (editado) Boa noite! Andei aqui pelo fórum a ver se encontrava algum tópico que me esclarecesse a minha dúvida mas não vi nada que me satisfizesse. Eu tenho um kinguio há 8 anos num aquário de 16 litros. O aquário não tem plantas naturais, só mesmo o kinguio e umas plantitas artificiais. Durante estes 8 anos o único tratamento que fiz à água foi aplicar umas gotas de um líquido que se compra nas lojas de animais. Fora isso nunca tive nenhum aparelho ligado, nem filtros nem bombas de ar, nada. E o peixe está grande, tem uns 15cm de comprimento, ou mais. Nunca conheci um peixinho destes que durasse tanto tempo. Admito que o método de tratamento e limpeza de água não é o mais correcto porque mudo-lhe a água 1 vez por semana, ou de 10 em 10 dias, consoante a água está mais turva ou menos turva. E mudo a água toda, o que já li que não se deve fazer. Acontece que hoje ofereceram um "aquário" à minha irmã. Daqueles horríveis globos de vidro. Parte-me o coração. Mas com o aquário vinha uma bomba de ar. Como a minha irmã não quis aplicar a bomba eu decidi trazê-la para mim e instalar. Aquilo não trazia instruções nenhumas mas penso que instalei bem. A bomba é simples, tem uma base, um tubinho que liga à bomba, um tubo de plástico que leva as bolinhas de ar até à superfície e uma peça pequena, que penso ser um filtro, de cor azul, que eu encaixei na ponta do tubinho e meti no fundo do aquário, dentro da base de plástico. Agora a minha pergunta é: até que ponto eu preciso desta bomba de ar? O peixe viveu estes anos todos sem a bomba. Eu não percebo muito de peixes mas presumo que esteja saudável. E se preciso da bomba, ela tem que estar sempre ligada? Ou posso desligar durante a noite por exemplo? Aquilo cria alguma agitação na água e tenho medo de causar stress ao peixe. Tenho medo que o bichinho ainda morra, só porque ao fim de 8 anos decidi inventar. Já agora, também li algo sobre filtros. E que quando se tem um filtro não é preciso bomba de ar. Que filtros são esses? Ajudaria a manter o bichinho saudável? Ou as gotas que ponho na água quando lavo chegam? É que eu gostava que a água não ficasse suja tão rapidamente (dou-lhe comer 2 vezes por dia). É que ainda por cima existem imensos tipos de filtros, internos e externos e diferentes tipos de filtragens e para mim é tudo muito chinês :s E já agora, em termos de iluminação? Como não tenho plantas naturais no aquário, preciso de iluminação? Existe luz no compartimento sensivelmente 16 horas por dia. É preciso iluminação 24 horas por dia? Será que preciso de inovar o meu aquário ou o peixinho está a viver bem? Gostava de ler algumas opiniões sobre o assunto. Obrigada! Editado Setembro 25, 2011 por MafaldaPereira Citar
Serge Publicado: Setembro 25, 2011 Publicado: Setembro 25, 2011 Boa noite! Andei aqui pelo fórum a ver se encontrava algum tópico que me esclarecesse a minha dúvida mas não vi nada que me satisfizesse. Eu tenho um kinguio há 8 anos num aquário de 16 litros. O aquário não tem plantas naturais, só mesmo o kinguio e umas plantitas artificiais. Durante estes 8 anos o único tratamento que fiz à água foi aplicar umas gotas de um líquido que se compra nas lojas de animais. Fora isso nunca tive nenhum aparelho ligado, nem filtros nem bombas de ar, nada. E o peixe está grande, tem uns 15cm de comprimento, ou mais. Nunca conheci um peixinho destes que durasse tanto tempo. Admito que o método de tratamento e limpeza de água não é o mais correcto porque mudo-lhe a água 1 vez por semana, ou de 10 em 10 dias, consoante a água está mais turva ou menos turva. E mudo a água toda, o que já li que não se deve fazer. Acontece que hoje ofereceram um "aquário" à minha irmã. Daqueles horríveis globos de vidro. Parte-me o coração. Mas com o aquário vinha uma bomba de ar. Como a minha irmã não quis aplicar a bomba eu decidi trazê-la para mim e instalar. Aquilo não trazia instruções nenhumas mas penso que instalei bem. A bomba é simples, tem uma base, um tubinho que liga à bomba, um tubo de plástico que leva as bolinhas de ar até à superfície e uma peça pequena, que penso ser um filtro, de cor azul, que eu encaixei na ponta do tubinho e meti no fundo do aquário, dentro da base de plástico. Agora a minha pergunta é: até que ponto eu preciso desta bomba de ar? O peixe viveu estes anos todos sem a bomba. Eu não percebo muito de peixes mas presumo que esteja saudável. E se preciso da bomba, ela tem que estar sempre ligada? Ou posso desligar durante a noite por exemplo? Aquilo cria alguma agitação na água e tenho medo de causar stress ao peixe. Tenho medo que o bichinho ainda morra, só porque ao fim de 8 anos decidi inventar. Já agora, também li algo sobre filtros. E que quando se tem um filtro não é preciso bomba de ar. Que filtros são esses? Ajudaria a manter o bichinho saudável? Ou as gotas que ponho na água quando lavo chegam? É que eu gostava que a água não ficasse suja tão rapidamente (dou-lhe comer 2 vezes por dia). É que ainda por cima existem imensos tipos de filtros, internos e externos e diferentes tipos de filtragens e para mim é tudo muito chinês :s E já agora, em termos de iluminação? Como não tenho plantas naturais no aquário, preciso de iluminação? Existe luz no compartimento sensivelmente 16 horas por dia. É preciso iluminação 24 horas por dia? Será que preciso de inovar o meu aquário ou o peixinho está a viver bem? Gostava de ler algumas opiniões sobre o assunto. Obrigada! Podes ser mais espeçifico a que gotas sao essas? Se arranjasses um aquario maior ele era bem mais feliz, principalmente com o tamanho que dizes, é um peixe de lago, ele deve se sentir um pouco enlatado. O Filtro é o que como diz o nome "filtra" toda a agua do aquario passa por ele varias veses e vai ajudando a que agua se torne mais saudavel para que os peixes possam viver Quanto a iluminaçao se nao tens plantas nao percisas de nada de especial so uma lampada para ver o peixe. A bomba de ar serve para oxigenar a agua, sinceramente no teu caso axo que nao percisas mas espera que venha alguem mais expriente falar Porque nao ponderas um aquario maior? Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
MafaldaPereira Publicado: Setembro 25, 2011 Autor Publicado: Setembro 25, 2011 Podes ser mais espeçifico a que gotas sao essas? Se arranjasses um aquario maior ele era bem mais feliz, principalmente com o tamanho que dizes, é um peixe de lago, ele deve se sentir um pouco enlatado. O Filtro é o que como diz o nome "filtra" toda a agua do aquario passa por ele varias veses e vai ajudando a que agua se torne mais saudavel para que os peixes possam viver Quanto a iluminaçao se nao tens plantas nao percisas de nada de especial so uma lampada para ver o peixe. A bomba de ar serve para oxigenar a agua, sinceramente no teu caso axo que nao percisas mas espera que venha alguem mais expriente falar Porque nao ponderas um aquario maior? Bem olha, as gotas infelizmente não as tenho aqui comigo por isso não te sei dizer a marca, mais sei que a função delas é eliminar a amónia e os nitritos (?) e as substâncias nocivas da água da torneira (penso eu que é isto) e as que resultam da acumulação dos detritos do peixe e da comida e assim. Ajuda a manter a água mais limpa e a melhorar a saúde do peixe e aquelas coisas todas que nós gostamos de ler. A verdade é que não me mantém a água limpa por muito tempo e acabo por ter que a mudar ao fim duma semana, porque fica muito turva. Pois eu calculei que não precisasse duma lâmpada xpto, dado que não tenho plantas. Eu não é querer ver o peixe, já que estou a dormir xD eu queria saber é se o peixe precisa de luz ou pode estar às escuras. Tenho estado a ponderar um aquário maior, sim, há já algum tempo, o meu problema é o dinheiro e o sítio para o meter. Um aquário maior é muito pesado já, precisa dum bom suporte, e os móveis são caros e infelizmente não tenho como comprar. Eu tenho imensa pena do bichinho e se calhar vou investir num filtro, mas mais que isso não posso de momento. só se arranjasse alto negócio. Obrigada pela tua opinião. Citar
Serge Publicado: Setembro 25, 2011 Publicado: Setembro 25, 2011 Bem olha, as gotas infelizmente não as tenho aqui comigo por isso não te sei dizer a marca, mais sei que a função delas é eliminar a amónia e os nitritos (?) e as substâncias nocivas da água da torneira (penso eu que é isto) e as que resultam da acumulação dos detritos do peixe e da comida e assim. Ajuda a manter a água mais limpa e a melhorar a saúde do peixe e aquelas coisas todas que nós gostamos de ler. A verdade é que não me mantém a água limpa por muito tempo e acabo por ter que a mudar ao fim duma semana, porque fica muito turva. Pois eu calculei que não precisasse duma lâmpada xpto, dado que não tenho plantas. Eu não é querer ver o peixe, já que estou a dormir xD eu queria saber é se o peixe precisa de luz ou pode estar às escuras. Tenho estado a ponderar um aquário maior, sim, há já algum tempo, o meu problema é o dinheiro e o sítio para o meter. Um aquário maior é muito pesado já, precisa dum bom suporte, e os móveis são caros e infelizmente não tenho como comprar. Eu tenho imensa pena do bichinho e se calhar vou investir num filtro, mas mais que isso não posso de momento. só se arranjasse alto negócio. Obrigada pela tua opinião. Tens muitas escolhas nos classeficados algumas até bem em conta, sim um filtro é muito essencial principalmente para um peixe desses que faz muita sujidade. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
rgbyte Publicado: Setembro 25, 2011 Publicado: Setembro 25, 2011 Boas, dificil é compreender como é que ele dura há tanto tempo, Grande PEIXE. Sem duvida. a bomba não faz nenhum mal antes pelo contrario. Se agita mt a àgua, exitem umas torneiras pequeninas que ajuda mt, pois dão para regular a força das bolinha de ar. (regula o cadal de ar) O filtro e um aquario maior era tipo .................... deixar de viver numa divisão da casa e passar a viver nela. Pensa nisto. vê aqui no forum se encontras algo. pode sair mais barato. cumps. Citar
MafaldaPereira Publicado: Setembro 26, 2011 Autor Publicado: Setembro 26, 2011 Boas, dificil é compreender como é que ele dura há tanto tempo, Grande PEIXE. Sem duvida. a bomba não faz nenhum mal antes pelo contrario. Se agita mt a àgua, exitem umas torneiras pequeninas que ajuda mt, pois dão para regular a força das bolinha de ar. (regula o cadal de ar) O filtro e um aquario maior era tipo .................... deixar de viver numa divisão da casa e passar a viver nela. Pensa nisto. vê aqui no forum se encontras algo. pode sair mais barato. cumps. Então já agora, que filtro aconselhas? Interno? Externo? Queria algo que fizesse pouco barulho. Eu sei que os internos têm a desvantagem de ocupar espaço dentro do aquário. Queria um que fosse de fácil manutenção e que não fosse caro. Sugestões? Obrigada! Citar
Recommended Posts