LuisBarroso Publicado Setembro 22, 2011 Publicado Setembro 22, 2011 boas pessoal apareceu-me uns seres vivos no aquario para alem das plantas, devem ter vindo com elas alguém me sabe dizer qual caracol é este? http://imageshack.us/photo/my-images/84/dscf1205l.jpg/ não da para ver muito bem, pois fui obrigado a fazer zoom que eles são muito pequeninos cumps! O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2011 Publicado: Setembro 22, 2011 A foto não mostra o caracol muito bem mas parece-me um Planorbis ou um Gyraulus sp. Alguns dos meus aquários (shrimps)
exman Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 É um Planorbis. Inofensivos para plantas e excelentes comedores de algas. Há tempos tive uma praga deles no meu aquário e tive de fazer deles petisco esmagado para os peixes, mas agora mantenho sempre alguns Acho-os feios mas dão sempre uma ajuda Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68106 Cumprimentos Renato Ferreira Santa Maria da Feira/Aveiro
xandre Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 boas como ja foi dito em cima é uma (praga) se tiveres excesso de alimentos os gajos se vai reproduzir a uma velocidade enorme, esmaga-os que os peixes adoram ou usa um medicamento tipo esha gastropex
Sergio Torres Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 Gyraulus sp. de certeza! Hugo como sabes de certeza os planorbis quando pequenos são mais cilíndricos com um pouco mais espessura! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
A. Ferreira Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 boas como ja foi dito em cima é uma (praga) se tiveres excesso de alimentos os gajos se vai reproduzir a uma velocidade enorme, esmaga-os que os peixes adoram ou usa um medicamento tipo esha gastropex Ois, Eu tenho desses, nem acho que sejam praga por aí além, o plantado está esplendoroso, e os "meninos" nem têm chateado, até acho engraçada a sua actividade. Acho é espantoso, que sem se saber a fauna do áqua onde os "bicharocos" apareceram logo se recomende "medicamentos" exterminadores para invertebrados , o user "xandre", que até tem uma imagem de um gastrópode para o identificar, sabe qual vai ser o resultado desse "medicamento" aplicado num áqua, por ex: de camarões??? É preciso alguma cautela e responsabilidade quando se responde a tópicos deste género ... Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
xandre Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 (editado) Ois, Eu tenho desses, nem acho que sejam praga por aí além, o plantado está esplendoroso, e os "meninos" nem têm chateado, até acho engraçada a sua actividade. Acho é espantoso, que sem se saber a fauna do áqua onde os "bicharocos" apareceram logo se recomende "medicamentos" exterminadores para invertebrados , o user "xandre", que até tem uma imagem de um gastrópode para o identificar, sabe qual vai ser o resultado desse "medicamento" aplicado num áqua, por ex: de camarões??? É preciso alguma cautela e responsabilidade quando se responde a tópicos deste género ... Abraço, boas ate sei e obrigado por referir isso o medicamento mata mesmo camaroes, mas tanbem quem o faz deve ler sempre a bula, uma regra que nao se deve esqueçer, agora ser praga ou nao ja vai de cada um, a minha opiniao se mantem apesar dos gajos terem vantagem beneficas para os aquas, mas opinioes sao o que sao Editado Setembro 26, 2011 por xandre
xandre Publicado: Setembro 26, 2011 Publicado: Setembro 26, 2011 boas esquecime este cá nao sao praga
LuisBarroso Publicado: Setembro 26, 2011 Autor Publicado: Setembro 26, 2011 boas pessoal já os tenho a uma semana e não se tem alastrado assim muito e para os ver as vezes tenho que estar 5m a procura de um eu ate os acho engraçados , des que eles não façam mal as plantas tass bem, e são bem pequenos cumps! O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
xandre Publicado: Setembro 27, 2011 Publicado: Setembro 27, 2011 boas por agora ate podem ser engraçados mas aquando de mais alimentaçao e sujidade no aqua se vao reproduzir imensamente
BMike Publicado: Outubro 12, 2011 Publicado: Outubro 12, 2011 boas,podes manter a vontade esses caracois,eles sao beneficos para papar as alguinhas que vao aparecendo nas plantas. nao fazem mal nenhum as plantas. basta so ires controlando a reproduçao deles.quando achares que se estao a reproduzir muito,metes uma folha de alface a noite e de manha tiras,nessa folha veem juntos alguns desses caracois. quanto ao medicamento que o xandre recomendou,nao faças isso. se por acaso te quiseres ver livre deles compras umas duas ou tres helenas e resolvem o assunto. cumprimentos
Alfacinha Publicado: Outubro 12, 2011 Publicado: Outubro 12, 2011 boas esquecime este cá nao sao praga lindo !! Alfalandia
System_2004 Publicado: Janeiro 6, 2012 Publicado: Janeiro 6, 2012 Gyraulus sp.! A concha parece estar em paralelo em relação ao plano em que está, enquanto a dos planorbis estaria na perpendicular. Cumprimentos. <a href="http://http://www.aquafilix.blogspot.pt/" target=_blank>AQUAFILIX</a>
Recommended Posts