Iluminação LED - 150x50x60


pedrorato

Recommended Posts

Gostaria de pedir a vossa ajuda para o meu aquário de 150cm de comprimento, 50cm de largura e 60cm de altura, que na pratica vai ter apenas 50cm de agua doce.

Depois de muito ler e reler, fico cada vez mais confuso com a iluminação.

 

Objetivo: Aquário plantado apenas com iluminação LED

Porque: A EDP anda a roubar o povo

 

O meu problema prende-se com o facto de não chegar a conclusão nenhuma.

 

Li nuns sítios de devemos ter 1W por litro. Mas no meu entender o que devia ser referido era Lumen por litro, porque 1W de uma lâmpada incandescente, 1W de lâmpada fluorescente e 1W LED debitam lumens diferentes!

Alguém me consegue ajudar nesta parte?

 

 

Outra grande duvida são os famosos K.

Para harmonia entre cores e necessidades para as plantas quais os K que se deve usar.

 

20000K --> Sim / Não

15000K --> Sim / Não

10000K --> Sim / Não

6000K --> Sim / Não

 

Quanto a LEDs UV posso / devo usar?

 

O meu objetivo final é fazer algo como (3 partes)

 

Se disse barbaridades, só tenho a pedir desculpas.......mas não sei mesmo o que fazer.:(

Por isso peço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não és o único com esse problema

 

E concordo ctg, a relação não devia ser em Watt/Litro mas em Lumens/Litro especialmente com a introdução de Leds, pq efectivamente um Led de 5W produz muito mior intensidade de luz que uma lâmpada fluorescente

 

No filme do Youtube (só vi um) tem atenção o gajo apenas tem anubias, plantas que não precisam quase de luz nenhuma e por isso qualquer tipo de LED funciona, se queres ter um plantado, pelo que andei a pesquisar o melhor seriam sempre LED de 5w de alta intensidade

 

Os K o mais fácil de encontrar é de 6.500k e que é bom para as plantas, tenta ver o site da TMC (segue link) são sistemas caros e a mim quando os vejo fazem-me duvidar bastante quando me dizem quando consigo fazer o mesmo por 60€ quando os deles tenho de gastar por calha Twin 220€ (Na Aquaplante de Benfica vendem-nos)

 

Não há muita documentação, e eu ando a pesquisar isso há 2 ou 3 anos, há dias liguei para o QuadroVivo (Frielas) e o dono da loja disse-me que ele próprio não sabia, e que ia fazer um teste num aqua 150x60x60 com 3 TMC 1500 XG e que depois me ligava para ver se resultava, como vês, nem mesmo os revendedores sabem muito bem se resulta ou não.

 

Tem a ver com os Lumens, tem a ver com a intensidade da Luz, tem a ver com o ângulo que o LED alcança, que é inferior a uma luz fluorescente e que pode causar zonas mortas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e parabéns pelo empreendimento.

 

De facto não existe ainda mta informação disponível acerca deste tipo de iluminação. Compreende-se isto em parte pq é um tipo de informação associada a um valor comercial crescente, e o segredo é a alma do negócio.

 

Pelo que já percebi, e podem vir outros contrariar esta opinião, façam favor, pode-se estabelecer com alguma segurança uma regra de metade da potência em led relativamente ao total de potência necessária para iluminar um volume de água recorrendo à iluminação tradicional - T5s para este caso.

 

Claro que existem dentro dessa medida standard algumas variações óbvias - por exemplo, um led de alta intensidade tanto pode emitir 900lumen, como 1800 lumen, e são ambos de alta intensidade. Isto é só o exemplo mais básico de uma excepção a essa 'regra'; existem outras excepções...

 

Acho que neste ponto em que a tecnologia começa a expandir e a tornar-se mais acessível, só poderemos ter acesso à informação não divulgada sendo nós próprios a comparar o material por experiência própria e a formar algumas conclusões ;) É certo que isto não é coisa que se faça da noite para o dia, mas tb não excluo a hipótese de pegar num luxímetro e começar a medir valores de PAR para diferentes led, alturas de coluna de água, etc etc ......

 

Se fores por esta hipótese conseguem-se arranjar algumas tabelas da pouca informação que já está disponível, para comparação.

 

Qt à temperatura de cor, já se que o intervalo sensível que vai desde 4000 até 10000k é aproveitado pelas plantas para fotossintetizar .... Depois depende tudo o gosto pessoal de cada pessoa e do modo como gosta de ver as cores reflectidas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li nuns sítios de devemos ter 1W por litro. Mas no meu entender o que devia ser referido era Lumen por litro, porque 1W de uma lâmpada incandescente, 1W de lâmpada fluorescente e 1W LED debitam lumens diferentes!

Alguém me consegue ajudar nesta parte?

 

Esquece a regra dos watt/l. Esta foi desenvolvida para aquários médios (ok é o teu caso) mas tem como base lâmpadas T8. Tudo o resto, como tu próprio dizes, varia muito pelo que a regra é inadequada.

 

Os lumens também não são muito melhor. Basicamente, as plantas não usam nem watts nem lumens para fazer fotossíntese. O que elas usam só se consegue medir com um medidor de PAR (Photosynthetic Available Radiation). Esta é a ÚNICA forma coerente e precisa de medir a quantidade de luz disponível para as plantas.

 

 

Outra grande duvida são os famosos K.

Para harmonia entre cores e necessidades para as plantas quais os K que se deve usar.

 

20000K --> Sim / Não

15000K --> Sim / Não

10000K --> Sim / Não

6000K --> Sim / Não

 

Mais uma vez, as plantas não consomem Kelvin e não há uma relação estabelecida (que eu saiba) entre os Kelvin e o PAR. Portanto é como o Ricardo disse: entre a gama disponível de lâmpadas é escolheres aquela que TU mais gostas.

 

Quanto aos leds, é a mesma conversa. Só há uma maneira de saber que é medindo os PAR. No entanto é sabido que estes têm normalmente mais PAR por watt pelo que é necessário uma menor quantidade de watts para a mesma quantidade de luz. Por outro lado, os leds têm normalmente um menor grau de distribuição que os outro tipos de lâmpadas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não sendo de todo nenhum tipo de entendido na matéria apenas posso falar da minha experiência que partiu exactamente do mesmo ponto de partida (a EDP anda a roubar :) )

 

Quando decidi voltar a montar o aquário optei com fazer um DIY baseado num outro que vi no forum.

 

Para o meu aquário de apenas 90l comprei duas lâmpadas aqui que são compostas por 132 leds SMD 3528 e permitem substituir as normais lâmpadas T8. Como só havia lâmpadas de 60cm e de 90cm resolvi comprar duas lâmpadas de 60 cm e custaram cerca de 46€ já com portes.

 

Escolhi a variante com 6000-6500K (pure white) que, segundo o vendedor produzem 680Lm.

 

Segundo a minha experiência e, conforme podes verificar nos meus posts o crescimento das plantas foi, na minha opinião excelente!

 

Claro que a grande maioria das plantas são de baixa manutenção, no entanto tenho uma grande variedade de plantas e a julgar pelo aspecto da selva parecem estar a dar-se bem :)

 

 

Tal como os outros membros tem dito, este tipo de utilização de leds é ainda relativamente recente e pouco explorado mesmo pelos vendedores por isso ou bem que optas por comprar uma solução caríssima numa loja da especialidade ou então, tanto quanto me parece resta-te experimentar soluções alternativas! :)

 

abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.