novo por aqui


brunogaspar

Recommended Posts

boas, sou novo por aqui, é o primeiro aquario que tenho..... e os sonhos cor de rosa já lá vão.... andava bem iludido... porque o rapaz que me pos o "veneno" da aquariofilia ao vosso ver faz as coisas á toa, e é a minha unica fonte de informaçao, ou pelo menos era....tenho o aquario á 2 meses e tem as seguintes dimensoes 120x40x53 e para já é composto por uma bomba maxi-jet que faz 1000lt/h

uma bomba power head 402 que acho que faz 400lt/h

filtro jbl cristal pro fish 250

escumador e air pump aqua-medic (nao sei o modelo)

a areia que tenho nao sei o nome :oops: mas é coral desfeito, cerca de 10kg, a rocha que tenho é toda artificial, e tenho tudo a trabalhar a cerca de um mes e meio.

já fiz os testes com os seguintes resultados

sal 1.016

ph 8

nh4 0

no2 0,5 mg/l

no3 40mg/l

segundo o que me disseram hoje, o sal devia passar a 1.022 e o no2 a 0, é que nem o cicle ponha regularmente...... disseram-me para por 2 tampas por cada 35lts caso os valores de nh4 e no2 fossem igual a 0 caso contrario por 4 tampas em vez das duas.........tenho outro problema que é a iluminaçao.

a lampada branca funde-se, comprei uma, troquei, mal acendi fundiu-se logo, nao sei o q se passa, terei de comprar um suporte novo, ou é possivel arranjar.........

como veem nao percebo nada.... mas gostava de fazer uma coisa em condiçoes... se me puderem ajudar, dicas de como fazer.... erros a nao cometer.... toda a informaçao é util.... ou se os passos que dei até agora estao correctos... não sei estou num quarto escuro....

desde já o meu obrigado

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno. Em primeiro lugar bem vindo.

 

Quanto às tuas questões aconselho-te a veres setups de utilizadores aqui do fórum para complementar a minha resposta. Dá também uma vista de olhos nos tópicos do Equipamentos e Manutenção

 

Aqui ficam os meus comentários

 

1 - Circulação insuficiente - 1400 l/h num aquário de 240 l é muito pouco deverias ter pelo menos 10 a 20x ou volume do aquário em circulação

 

2- O filtro não serve para nada se estás a tentar montar um aquário de recife. Ou seja este filtro vai competir com a Rocha Viva no processo de desnitrificação e vai acumular nitratos que à posteriori são prejudiciais a peixes e invertebrados

 

3 - Esse tipo de areia irá facilmente acumular detritos. Um substracto para água salgada ou é aragonite/aragamax de granulometria muito fina (sugarsize) ou então não é :oops: Faz bare bottom :D

 

4- A densidade está muito baixa, deverás tê-la na casa dos 1.024 a 1.026

 

5- Também poderás fazer algo quanto aos nitritos e nitratos. Se ainda não estiveres a alimentar peixes ou invertebrados por não os teres (não referes no post) poderá ser algum problema da água que utilizaste. Já agora é de Osmose com Sal ou Natural do mar? Faz umas TPA's para baixar estes valores.

 

6- A iluminação convém que sejas um pouco mais específico. Tens T8? T5? PC? HQI?

 

7- De resto mete aqui quantos quilos de Rocha Viva tens, que habitantes tens ou pensas ter futuramente e outros dados que julgues relevantes.

 

Uma das chaves deste hobbie é a paciência...terás que tê-la :wink: De resto aconselho-te a leres bastante sobre aquariofilia de recife

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai bastantes erros... Mas vamos por partes.

 

- A circulação pelo que percebi tens um bomba de 1000L/h + 1 de 400L/h. Isso para o teu aqua é muito pouco. Não sei se pretendes mater corais duros ou moles mas nos 2 casos isso é muito pouco. Aponta +/- uns 7000L/h para duros.

 

-O filtro jbl qual é a função dele? Só para fazer circulação da agua ou tens esponjas e isso dentro do filtro? Em qualquer caso eu optava por retirar o filtro só serve para acumular nitratos. Num reef a filtragem deve ser feita só pelo escumador e RV.

 

-Tenta saber qual é o escumador para sabermos se é suficiente.

 

-Deves ter coral moido. 10Kg é muito pouco pelo que sei. No caso da aragonite apontava para cerca de 40Kg mas com coral moido não sei vou deixar para que alguem que saiba comente. :wink:

 

-Que rocha artificil tens? É que a chamada rocha morta é uma rocha bastante porosa não é um rocha qualquer.. Tentar ver isso. Depois é sempre necessário ROCHA VIVA. Deves ter +/- cerca de 20% mas agora para o inicio uns 12Kg já era bom.

 

-A densidade (o que chamas sal) está muito baixa devias ter o valor por volta dos 1025.

 

-O pH também está um poucinho baixo sobe cerca de 0.2.

 

- Os valores de Amonia, Nitritos e Nitratos devem ser 0. Durante a fase do ciclo estes valores provavelmente vão andar "descontrolados" mas depois isso estabiliza.

 

-O que é o cicle? :oops:

 

-Sobre a iluminação convem disseres 1º que iluminaçaõ tens... Depois então podemos-te ajudar.

 

 

Agora se queres uma opinião acho que fizeste muito mal montar um aqua sem saberes bem o estavas a fazer pois cometeste bastantes erros e pelo que dá para perceber ainda tens muitas dificuldades. Vou-te dar os conselhos que me deram a mim, MUITA PESQUIZA e MUITA LEITURA.

 

Vai dando novidades do desenvolvimento disso e tantar resolver estes "problemas". :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja obrigado.....

- na iluminação tenho 2 lampadas de 30w uma azul e outra branca.

-ainda nao tenho peixes

-o filtro tem as esponjas e uma ceramica

-a rocha é porosa como diz o andré e vinha numa cx com 6.5 kg (nao sei se ajuda)

-o escumador é um mini flotor da aqua medic

-a areia é coral desfeito vinha num saco de 10kg com agua e é muito fininho... (sugarsize)

- o sal foi um rapaz que trabalha no oceanário que me arranjou, parece sal de mesa.

-como vem estou a zeros, vou explorar o forum... se me pudessem aconselhar sites ou livros técnicos onde os comprar agradecia.

o meu ideal de aquario é rocha, e a vida ser dada pelos peixes (cor), estou a deparar com um universo de opcçoes que desconheçia...

muito obrigado pela atençao cump....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos outra vez por partes

 

-Iluminação que tens é muito insuficiente. O teu aqua tem o tamanho do meu 240L brutos (C120*A50*L40) por isso o que te aconselho para poderes manter curais duros e moles são HQI completadas com 2 t5 27W.

Ou compras uma calha 2xHQI 150W 10.000K + 2t5 actinicas ou optas por projectores. A calha é a amelhor solução

 

-O filtro é como te dissemos retira-o só serve para acumular nitratos

 

-Ok mantem essa rocha morta.

 

-Em relação ao escumador não sei se é suficiente vou deixar para quem saiba.. cheers

 

-Em relação á areia de coral continuo a achar que 10Kg são insufuicientes.

 

-Esse sal convinha saber qual é e o que é..

 

Agora uma dúvida minha... :idea: como encheste o aquário? Agua da torneira?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo ao forum.

 

Vamos tentar discutir uns tópicos que me parecem que estão a falhar.

 

tem as seguintes dimensoes 120x40x53

 

A partir deste quote posso-te dizer que o escumador me parece insuficiente, esse e aconselhável para aquarios ate 200 litros.

 

A luz que neste momento ofereces parece-me insuficiente para essa altura de aquario, dependendo dos corais que poderás comprar PowerCompacts de 56 W ou HQI's de 150W 10000 K x2 + t5 actinias azuis não era mal pensado sendo as primeiras apenas para uso se optares por corais moles, a segunda para qualquer tipo de corais.

 

O filtro pode ir "fora" cheers

 

A rocha e viva? Artificial? Compraste? Origem? Precisamos de mais detalhes.

 

A areia poderá ser areia viva, não sei. Mas e insuficiente de certeza. Para 1,20 m talvez 2 sacos de aragonite. Não sei as quantidades de cada um mas deve ser 50 Kg os dois.

 

O sal.... bom podes dizer a marca do sal?

 

Não sei se terás mais dúvidas, mas mete aqui para todos aprendermos. :idea:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

é me impossivel dizer a marca do sal pq vinha num saco avulso.... só sei que veio do oceanário... vou ver se consigo saber o que é

a areia é mesmo aragonite e tenho 15kg.

vou retirar o filtro...... e comprar rocha viva.

quero ver se compro isto no sabado, portanto a ter que gastar dinheiro nas lampadas prefiro comprar umas que sirvam para qualquer tipo de coral.... o que me aconselham é uma calha 2xHQI 150W 10.000K + 2t5 actinicas, é que vou escrever isto num papel e peço isso na loja.......

enchi o aqua com agua de um furo.....

já agora que lojas me aconselham? moro perto da pontinha... a que na loja onde fui disseram que o escumador dava para o meu aquario..... e tb disseram que o filtro servia perfeitamente....... por curiosidade, este filtro faz algum sentido num aqua salgado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL olha para o meu perfil e ve onde moro...

Pontinha City mesmo.

 

Pela maneira como falaste da calha acho que quando souberes o preço ate vais :twisted: Aponta dos 500€ para cima só a calha. :evil:

 

Aragonite mete 40Kg no minino

 

Filtro retira mesmo tenta vendelo e se for novo vai a loja e troca-o por RV ou abate o valor na calha (ja agora qual e o filtro?)

 

A calha é assim: 2x HQI 150W 10.000K + 2x t5 actinicas

 

Sobre encheres o aqua com agua do furo e que está mal. Neste caso não sei mas se fosse a ti visto que ainda não tens seres vivoos nenhuns eu vazava-o e enchia-o de novo com agua natural apanhada no mar.

 

Pois esse escumador é mesmo fracote tenta também trocalo por um mais potente.

 

O filtro não faz la muito sentido so mesmo para agitar a agua e um filtro so para isso sai um bocado caro :twisted:

 

Já agora qual foi a loja onde foste?

 

Cuidado com a agua do poço pois podem não ser das melhores, faz uma anlise com os testes. Eu punha antes agua natural apanhada no mar :twisted:

 

Quanto a rocha viva eu apostava nus 15Kg de inicio já era bom mas quanto mais melhor..

 

Conheçes bem a Pontinha?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais