Lena Serra Publicado Fevereiro 9, 2005 Publicado Fevereiro 9, 2005 Oi pessoali... ...tenho um filtro de fundo mas como não gosto de ver as ceninhas de lado no aquario e como quase nunca vejo nunhum aquario com filtro de fundo decidi perguntar se é mesmo necessario ter??! ...sera que se eu o tirar vai mudar o ecossistema do meu aquario!? ...quais os pros e os contras??! Digam qualquer coisa... Obrigado... Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 10, 2005 Publicado: Fevereiro 10, 2005 A maior parte do pessoal aqui não usa filtros de fundo pois considera que são prejudiciais ao ecosistema. Podes facilmente substituir o filtro de fundo por um filtro interno, ou se o aquário já for grandinho e puderes dispensar os euros por um filtro externo. Retirares o filtro de fundo pode ser um problema porque normalmente implica desmontar a montagem por completo. Se o quiseres fazer, aconselho-te o seguinte: - Coloca o filtro interno/externo a funcionar no aquário por uma semana pelo menos. No final da semana: -Apanha os peixes e coloca-os num recipiente grande com água do aquário e com o filtro interno/externo. Da ultima vez que tive que fazer mudanças de fundo no meu aquário meti os meus peixes numa mala térmica da camping gaz para a água não arrefecer muito - Aproveita o máximo da água do aquário que puderes. - Retira as plantas e decorações e coloca num alguidar com água do aquário. - Retira o máximo de areia/areão para um recipiente. Se a areia estiver muito suja, aproveita para a lavar com água morna... o ideal seria a água do aquário mas se não der, com água morna corres menos riscos de perder a colonia de bactérias por completo. - Tira fora o filtro de fundo. Se o aquário estiver sujo, com manchas de calcário ou algas podes dar-lhe uma lavadela com água morna ou mesmo quente. Depois de tudo estabelecido, recolocas a areia no fundo, replantas as plantinhas e colocas a decoração e enches o aquário (com a água que retiraste anteriormente) com cuidado para não teres carradas de material em suspenção. Quando o aquário estiver cheio a 2/3 colocas o filtro e termoestato e peixitos e ou acabas de encher com a água do aquário que ainda tenhas ou metes água nova. Deves ter atenção aos parametros da água durante os dias seguintes, pois vais destruir uma grande parte da colónia de bactérias e podem acontecer picos. Como metes o filtro uma semana antes deste processo vais aproveitar ainda uma boa parte da colónia de bactérias, pelo menos a parte que fica no filtro. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts