Paulofmo Publicado Setembro 20, 2011 Publicado Setembro 20, 2011 Boas pessoal Tenho um aquario de 60L com filtro sera 120 uma lâmpada 15W s nao me engano temperatura a 26º Ph7.0 e tive recentemente amonia um pouquinho alta mas ja esta regularisado.... tenho um pequeno problema com 2 lantas no meu aquario : 1º problema : comprei uma anubia das grandes que chega ate a toda da agua... o problema e que nessa planta e que algumas folhas aparecem com pequenas partes em castanho e tem la uma ou outra que estao com trincas... caracois podera ser mas e estranho pois tenho um botia paquistanes que sera ? 2º problema : tenho umas plantas nao sei bem o meu nome sao meia vermelhadas e de tamanho medio/pequeno... estas plantas estao a perder a cor a passar pa uma cor mais bassa e comexam a se desfaxer ... uso pastilhas ser flora plus a senhora da loja disse que seria o bastante que nao era preciso gotas... as plantas apanha com mais ou menos 8h de luz diarias podem dar uma mao ? nao sei se ajuda mas tenho os seguintes peixes : casal de colisa 18neons 1botia 1espada lira 3viuvas negras Citar
jpospr Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Bom dia Não dizes se fertilizas Não dizes se fazes injecção de CO2 Não dizes que tipo de substrato tens Uma coisa dizes tens 15w para 60L, devias ter no mínimo 30w, mas tens de ter 30w luz própria para plantas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
local Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 As folhas da anúbia estão castanhas ou as folhas estão cobertas de algas castanhas? A anúbia não necessita de muita luminosidade para se desenvolver, até luminosidade a mais é prejudicial ao seu desenvolvimento. A água utilizada é da torneira? Podem ser silicatos existentes na água da rede e que promove o desenvolvimento de algas castanhas. Eu tenho o meu aquário com muitas destas algas. Tenho uns caracóis à pouco tempo e que estão a fazer um bom trabalho a limpar as folhas da anúbia. O melhor é colocar fotos, para se ver bem o problema. Citar
7ubal Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Boas, Nada como um pouco de pesquisa. Aconcelho-te a começar pela leitura deste tópico, visto estares perante um claro caso de carência de nutrientes, pelo menos em relação à anúbia (eu iria para a falta de potássio, pela tua descrição): link Como síntese geral acerca das necessidades das plantas, podes começar por este tópico: link Assim que estiveres por dentro do tipo de carência específica que existe no teu aquário (no caso de ser só de um nutriente) é mais fácil começar a combater especificamente essa carência, em vez de optar por aplicar fertilizações mais generalizadas, como acontece nas pastilhas. Quanto à planta avermelhada, tenta descobrir qual é o seu nome (tenta na lista da Tropica, por exemplo: link), pois às vezes são vendidas algumas que não são próprias para aquários. Mas, regra geral, as plantas avermelhadas precisam essencialmente de duas coisas: luz (muita) e ferro. Não acredito que a fauna tenha alguma coisa a ver com isso. Algumas ampulárias podem atacar plantas mas quando falas em caracóis em folhas castanhas é porque eles se estão a alimentar de folhas já mortas, contribuindo para a limpeza do aquário. Outra nota: não especifícas se a montagem é recente mas, por vezes, em aquários novos, algumas plantas têm tendência a reagir mal. Precisam de adaptação, tal como os peixes, à nova composição química da água, temperatura, luz, etc., e podem optar por sacrificar as folhas antigas, mas acabam sempre por nascer outras novas e mais fortes. Como já aqui foi dito, mais ajuda só mesmo com mais detalhes ou mesmo fotos. Citar
Paulofmo Publicado: Setembro 23, 2011 Autor Publicado: Setembro 23, 2011 Boas... na altura que fiz o poste so usava pastilhas da sera para fortalecer a raiz..... mas hoje comprei o sera co2 star... traz umas pastilhas de co2 liquido pas folhas pastilhas pa raiz e outras po crescimento..... esquecime de dizer nao sei se e importante mas uso cascalho grosso de rio lool tem que ser de rio lool... acham que fiz uma boa aquisicao ? na loja disseram que as anubias seriam as tais algas castanhas que ate depois deixam orificios nas plantas.... as trincas e algum caracol que o preguissoso do botia nao come nao sei porque .. esta sempre atras do filtro e nao sai da la... conhecem algum peixe que faxa melhor trabalho ? ou devo comprar outro botia pa lhe fazer companhia ? obrigado pelas ajudas muito uteis continuem asssim =) Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 23, 2011 Publicado: Setembro 23, 2011 Olá Acho que umas fotografias poderiam ajudar. Areão de rio médio poderá não ajudar a segurar as plantas.... mas não será por isso que deixas de ter plantas. na loja disseram que as anubias seriam as tais algas castanhas que ate depois deixam orificios nas plantas.... Anúbia é uma planta, não é uma alga. Em 60L não deves colocar bótias, tem crescimento elevado para esse tipo de aquário, uns (poucos) caracóis não fazem mal a ninguém, mas pesquisa por caracol assassino. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts