ajuda rapida, pf!

tat

Recommended Posts

Boas,

Num momento de sorte, apanhei a minha apistogramma agassizi fire red, no momento da postura.

Fiz um video porreiro que vou postar daqui a pouco.

Agora, o meu problema, é que o casal está num aquario comunitario, com demasiados companheiros: neritinas, corydora, L200, neons, otos, farwella.

A minha questão é, qual a melhor hipotese para ajudar ao sucesso da postura? Colocar uma rede e deixar a apisto sozinha com os ovos? Pegar na pedra com os ovos e na femea, e colocar num aquario á parte (tenho um montado) ? Nao fazer nada, e esperar que resulte?

Que me dizem?

Thanks!

Partilhar nas redes sociais

Boas tat.

Antes de mais parabéns pela postura.

Para tentares salvar a postura tens as seguintes hipóteses:

- Retirar todos os outros peixes do aquário. Nunca a fêmea e os ovos neste momento.

- Arranjares uma rede/maternidade e colocares muito cuidadosamente o coco ou pedra onde ela desovou com os ovos nessa maternidade (muito arriscado).

- Esperares pelo nascimento dos alevins, e na 1º semana ainda com o saco vitelino que faz com que não consigam nadar, apanhares com uma rede e meteres na maternidade.

- Por ultimo (pelo menos que me lembre) e talvez a hipótese mais acertada, será deixares a prole toda no aquário que como tem bastantes esconderijos vai acabar sempre por safar alguns (poucos provavelmente mas melhor que nada).

Vai dando novidades tat.

Um abraço.

Boas tat.

Antes de mais parabéns pela postura.

Para tentares salvar a postura tens as seguintes hipóteses:

- Retirar todos os outros peixes do aquário. Nunca a fêmea e os ovos neste momento.

- Arranjares uma rede/maternidade e colocares muito cuidadosamente o coco ou pedra onde ela desovou com os ovos nessa maternidade (muito arriscado).

- Esperares pelo nascimento dos alevins, e na 1º semana ainda com o saco vitelino que faz com que não consigam nadar, apanhares com uma rede e meteres na maternidade.

- Por ultimo (pelo menos que me lembre) e talvez a hipótese mais acertada, será deixares a prole toda no aquário que como tem bastantes esconderijos vai acabar sempre por safar alguns (poucos provavelmente mas melhor que nada).

Vai dando novidades tat.

Um abraço.

Grande Fabio, tudo em cima?

Ha noite tenho de colocar aqui o video! Ontem nao consegui colocar, o video ficou com 500 Mbs, hehe.

1- Retirar todos os peixes não dá. Demasiado arriscado.

2- A hipotese da rede/maternidade, parece-me interessante. Daqui a pouco vou ver na loja o que eles têm por lá. O ideal seria uma rede separadora.

Mas para já,está-me a preocuar o facto de o macho ter abandonado completamente a area, não se preocupando em defender a zona. E a propria femea, anda a vaguear por ali, mas parece que ja mostrou mais interesse nos ovos....

Sera que o macho nao os fertilizou, e por isso a femea vai acabar por os abandonar?

Editado por tat

Também está tudo bem amigo :D

Se tiveres oportunidade de dividir mesmo a zona do aquário com uma rede muito muito fininha seria o ideial, mas acho que deve ser complicado fazeres isso devido ao layout, mas depois confirma-nos.

Quanto ao macho abandonar a zona em redor à desova não te preocupes, podem ou não desinteressar-se, também conforme a sua experiencia.

Em relação à fêmea abandonar o local, aí sim já é sinal de qualquer coisa... Se ela começar a vagear pelo aquário fora é porque os ovos não deram em nada (não fecundados ou fungados) e comeu-os. Ela pode é mudar a localização dos pequenos após o seu nascimento e enquanto não nadam livremente, mas irá proteger o local intensamente e nenhum se aproxima de lá, nem com o triplo do tamanho ;)

Vai dando novidades.

Abraço.

Boas,

Infelizmente parece-me que os ovos já passaram á historia.

A femea já abandonou também o local. Fico sem saber o que se terá passado. Talvez o macho seja um incompetente e não saiba fertilizar os ovos decentemente....

Bem, já coloquei no posto do aqua o video, mas deixo também por aqui a postura da menina:

Belo registo amigo.

O macho estava la presente, deve ter fecundado os ovos, digo eu..

Já verificas-te quais os parâmetros da água neste momento? A nível de PH, GH, KH??

Belo registo amigo.

O macho estava la presente, deve ter fecundado os ovos, digo eu..

Já verificas-te quais os parâmetros da água neste momento? A nível de PH, GH, KH??

Boas,

Sim o macho durante o tempo da desova, nao arredou pé. Durou cerca de 1hora, 1hora e meia talvez. Depois é que foi á vida dele, e não quis saber mais dos ovos. Um macho á antiga :)

Os parametros estão: PH=6.8, KH=3, GH=4. Os parametros influenciam a probabilidade dos ovos eclodirem? Pensei que apenas influenciassem a vontade da femea desovar.

Boas tat.

Sim os parâmetros também influenciam a eclosão dos ovos. Em águas muito duras por exemplo os ovos podem não aguentar a "pressão" que neles é feita e faz com que furem acabando por fungar.

Daí precisarem de águas moles e acidas também. A acidez não me perguntes porquê, mas também tem influencia na eclosão bem como na taxa de ovos eclodidos, quanto mais acida a água, mais eclosões ;)

Boas tat.

Sim os parâmetros também influenciam a eclosão dos ovos. Em águas muito duras por exemplo os ovos podem não aguentar a "pressão" que neles é feita e faz com que furem acabando por fungar.

Daí precisarem de águas moles e acidas também. A acidez não me perguntes porquê, mas também tem influencia na eclosão bem como na taxa de ovos eclodidos, quanto mais acida a água, mais eclosões ;)

Uma pergunta Fabio, como é que é feita a fertilização dos ovos pelo macho?

É apenas no final da postura, ou também durante? E consiste exactamente no quê?

Uma pergunta Fabio, como é que é feita a fertilização dos ovos pelo macho?

É apenas no final da postura, ou também durante? E consiste exactamente no quê?

Boas amigo.

Tanto quanto sei, a fecundação dos ovos quando é feita o macho não precisa de estar necessáriamente em cima dos ovos. Se é feita só depois ou durante, na minha opinião é durante, até ao ultimo ovo! Isto porque quando a fêmea acaba de fazer a postura expulsa o macho do local e dá-lhe porrada sempre que se chega perto dos ovos.

Em casos que a fêmea está enfiada numa toca bastante pequena e que só lá cabe ela, a fecundação pode ser feita pelo macho à entrada da toca. Manda provavelmente os seus genes lá para dentro que se espalham fecundando maior parte dos ovos.

Abraço.

Boas novamente Fabio.

Confirma-se que a postura não deu em nada.

Na minha opinião, o macho não fertilizou os ovos.

Nos ultimos dias, tenho observado que a femea tem perseguido o macho. Não estou a falar num perseguir para o cortejar ou aliciar.

Estou a falar de persiguições agressivas, inclusivé, parece-me que ja deu uma bicada na barbatana caudal do macho.

Parece que ficou zangada do macho não ter feito o trabalho dele.

Já tinhas observado algo assim?

Boas tat.

Já vi essa situação sim, mas por bons motivos.

Por vezes, após a eclosão dos ovos, quando os pequenos ainda se alimentam do saco vitelino a fêmea pode trocá-los de sitio.

Cada vez que o macho se aproxima do local ela dá-lhe porrada. Ou seja, vê se a fêmea não está por norma sempre no mesmo local, é sinal que pode ter deslocado a nuvem para lá. Se ela anda por todo o aquário e faz isso ao macho também pode ser por querer fazer nova desova. Não te admires de houver duas desovas no intervalo de uma semana, a mim já me aconteceu "n" vezes.

Abraço.