Discus doentes ?


pedroplx

Recommended Posts

Boas,

Tenho 3 Discus, sempre comeram bem, e já estavam ambientados, até que à uns dias 2 deles andam sempre escondidos, nem para comer saem do meio das plantas.

Reparei ontem que um deles quando saiu se esfregou mais do que uma vez nas plantas e tronco, o que me leva a desconfiar que sejam parasitas nas guelrasm, até porque os SAE tb andam com esses sintomas.

 

Que me aconselham a fazer antes de pensar em medicação ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura: 27º

PH : 6,8

 

Amonia: 0

Nitritos : 0

Nitratos: baixos (usei aquelas fitinhas da JBL que torna muito dificil de ler os valores correctos)

GH: 3 (approx.)

KH: 2 ( " )

 

Devo referir que os peixes estão aparentemente saudaveis e com as cores normais.

 

Peço desculpa pelos valores aprox. vou fazer testes novamente com testes decentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenta dar-lhes um banho tirando agua do teu aquario para um (balde) e mistura 3 colheres de sopa de sal mas não os deixes muito tempo no balde para não sofrerem um choque de ph derivado ao sal.

senão resultar diz alguma coisa.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sou totalmente contra o banho de sal pois para alem do stress que lhes vais causar ao tira los do aqua, o que n é nada bom visto que eles n podem entrar em stress pois n podem ficar fragilizados se n é a morte do artista, vais desregular lhes a osmoregolaçao pois vais polos num meio com uma quantidade mt maior de sais do que a natural e bazicamente n ha grandes relatos que o sal resulte.eu penso que pode resultar mas com parasitas ainda mt no inico.se os teus peixes ja estao com esses sintomas é sinal que ja estao a começar a ficar mt fragilisados(deixar de comer e mm mt mau sinal e quanto a mim isso n pode acontecer) e é de medicar os mais rapido possivel para impedir que isso se torne pior pois os parazitas sao umas maquinas de reproduçao.experimenta praziquantel(ha mt pll que se da bem com isso) ou emtao um medicameto que se chama sterazin que é a baze de formol deido e que sopostamente é expecificamente para girodactilos que devera ser o que tu tens.mas eu acho que esses bichos n tem so parasitas de guelras, pois para eles terem esses sintomas de andarem recolhidos e n comerem teriam de estar num estado super avaçado, tb deve andar para ai parazitas intestinais e n fazia nada mal uma desparasitizaçao com flagyl

 

e agora se me permites um conselho,assim que os teus peixes fiquem com sintomas de parazitas nas guelras n andes ca com mezinhas e faz tratamento o mais rapido possivel, se n quando das por ti ja é tarde de mais e depois para os erradicares é super dificil. e o que me esta a acontecer a mim e espero que desta consiga de vez.

 

ficam aqui as minhas opinioes.

 

abraços e boa sorte

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os proprios parazitas ja lhes causam stress quanto aos banhos de sal podem stressalos mais um poco, mas ficam um poco mais aliviados disso garanto te por esperiencia propria com os meus discus.ja esperimentei o parazicontel e não tive resultados nenhuns os parazitas continuaram a incumudar os meus peixes. so com neguvon e ke consegui dar cabo destes parazitas "malditos".quanto ao sterazin não conheço.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os proprios parazitas ja lhes causam stress quanto aos banhos de sal podem stressalos mais um poco, mas ficam um poco mais aliviados disso garanto te por esperiencia propria com os meus discus.ja esperimentei o parazicontel e não tive resultados nenhuns os parazitas continuaram a incumudar os meus peixes. so com neguvon e ke consegui dar cabo destes parazitas "malditos".quanto ao sterazin não conheço.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que a temperatura está baixa. :wink:

 

Antes de aplicares medicamentos e passares aos banhos faz umas boas trocas de água, limpa areão e filtros e aumenta a temperatura para os 32º durante uns dias (15 dias +/-).

Não vai resolver por completo o problema mas vais ver que alivia.

 

Além disso, continuo a achar que nunca conseguimos resolver por completo o problema dos parasitas nos aquários.

No entanto acho que, se o aquário estiver "nú", a história pode ser diferente.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banhos pode realmente desidrata-los e nunca tive tb nenhuns resultados praticos nem com banhos nem com pranziquantel.

limpezas do aqua tb nunca deram resultado, e se os parasitas se começam a propagar ao ponto de os fazer perder o apetite e pq ja n vai bem

 

com o sterazin ainda é o que esta a dar mais resultados.é da waterlife

 

a temp se estivesse um pouco mais alta n se perdia nada.

 

antes de qq acçao certifica-te que sao parasitas nas guelras.

 

respiraçao mais rapida e a abrirem mais a boca.

 

coçarem-se principalmente n zona dos operculos ( as vezes o coçar n quer dizer mt. podem ter so comichao, ou mm qd estao para ter ictio, antes de se verem os pontos brancos ja eles se andam a coçar )

 

a membrana do operculo fica inchada, e qt maior e mais prolongada for a infestaçao mais inchada fica, ao ponto de começar a enrugar e a icar esbranquiçada.

 

a perda de apetite tb pode ser sintoma.

 

se conseguires reparar ao certo onde e que eles se estao a coçar e meio caminho andado. se for na zona dos operculos sao parasitas quase de certeza.

 

se for eu sou da opiniao que tratas disso o mais rapidamente possivel.

 

ja te deixaram aqui medicamentos a usar agora tu e que ves, pq isto aqui no forum cada um tem a sua, e se houve alguns que n tiveram resultados com certa substancia, para outros funcionou na perfeiçao.

 

eu pessoalmente sou mais fa do sterazin e é mm desenvolvido para aquariofilia especificamente para girodactilos e acho que tb para parasitas intestinais.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais aumenta a temperatura para 30º/32º...............

 

se eles realmente tao com parazitas nas guelrras podes fazer um simples tratamento de protozin, ou vais a uma farmacia ou um veterenario e compras droncit ou tenil vet (ambos contem praziquantel)e colocas no aquario um comprimido por cada 40l de agua, ou compras aquele medicamento q os nosso colegas ja referiram.........

 

o protozin comigo resulta nao sei se voces ja exprimentaram :wink:

 

 

outra coisa, se realmente vais tira-los para lhes dares um banho nao des de sal (o q os alivia bastante) mas sim de formol(tambem compras num veterinario na farmacia nao vendem) agoras as quantidades de formol tens de ir pesquisar q eu ja nao me lembro , e nao te esqueças de usar luvas de borracha porque o formol é cancerigeno........ corijam-me se estiver errado.......

 

outra coisa quando eles cagam , as de ver se as fezes sao brancas , se forem é parasitas intestinais o q tambem lhes tira o apetite e os faz andar escondidos (tratamento a flagil um comprimido por cada 50l de agua e juntas um pouco na comida, aumentas a temperatura para 33º)

 

 

ps: mas de qq das maneiras faz uma trocas de agua que faz sempre bem

 

 

 

boa sorte e as melhoras para os peixinhos :shock:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

protozin é para combater os fungos, é um produto a base de azul metilenio, nao sei como mas sei q mata os parazitas das guelrras comigo resulta 5 estrelas

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como sabem eu sou irmao do esgalha e como tal o praziquantel n fez nada aos nosso parasitas ja o neguvom fez alguma coisa mas da cabo dos peixes a nivel do sistema nervoso.

 

aqui em casa e realmente o sterazin que tah a dar resultado

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

protozin é para combater os fungos, é um produto a base de azul metilenio, não (palavra corrigida) sei como mas sei que (palavra corrigida) mata os parazitas das guelrras comigo resulta 5 estrelas

white niger, não devia ser á base de azul de metileno...

Devias utilizar algo à base de verde de malaquite (tipo Sterazin ou Mycopur) ou então algo á base de formalina ou prazi.

Podes tentar combinações de verde de malaquite e formalina.

 

Duvido da eficácia do medicamento sobre os parasitas. :D Deve aliviar mas não deve resolver.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela vossa ajuda, tenho estado a ler atentamente as vossas sugestões.

 

Perante as várias opções aqui colocadas, decidi fazer o seguinte:

 

- Aumentei a temp. para 29º (o meu aquario é densamente plantado, e receio aumentar muito mais a temp que me estrague as plantas)

- Comecei um tratamento de Sterazin (já cá tinha em casa).

- Vou fazer bastantes mudas de água no decorrer desta semana.

- Tenho estado a dar comida que fiz com flagyl (infelizmente nem todos estão comer)

 

Vou dando noticias se tiver novidades.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a temperatura estava um pouco baixa e é capaz de influenciar, mas ja vi em varias lojas que agora nesta altura de frio n conseguem ter os aquas a temp certa, e cheguei mm a ver aquarios a 24 graus, e os discus n se mosrtavam afectados e tinham bastante apetite. a temperatura por si so n deve ser capaz de lhes tirar a fome.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a temperatura por si so n deve ser capaz de lhes tirar a fome.

Discordo... :)

Quando colocas um peixe numa temperatura inferior à qual deveria estar o peixe fica mais debilitado e vulnerável a doenças. Daí pode advir a falta de apetite.

 

Se falarmos no caso dos discus, por exemplo: se exposeres um discu a uma temperatura muito baixa (esses 24º por exemplo), sabendo que este é um ciclídeo que tem sempre (quase sempre) parasitas intestinais, o mais certo é vires a ter problemas com a falta de apetite do peixe.

Quem diz parasitas intestinais diz também outro tipo de parasitas (tipo Dactylogyrus/Gyrodactilus, costíase, etc, etc).

 

Sabemos que os peixes podem "conviver" com os parasitas. Muitas vezes (muitas mesmo) os parasitas estão lá (mesmo quando achamos que não).

 

Atenção que, quando falamos em temperaturas baixas, estamos a falar de um longo periodo de tempo nessas temperaturas. Se forem de algumas horas ou de 1/2 dias certamente que não terás problemas.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te esqueças q quando aumentas a temperatura o metabolismo do peixe aumenta tambem, tem fome mais cedo , caga mais cedol, e faz a digestao mais rapido.........este é um dos motivos de se aumentar a temperatura qd o peixe tem parasitas intestinas

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem de uma coisa e certa o maumento de tem aumenta o metabolismos logo devera provocarlhes mais apetite

 

quanto ao sterazin eu acho de n deves fazer como eles dizem na caixa e sim aplicar a doze todos os dias doramte uns 4 ou 5 dias depois mudas ai 40% da agua e tornas a fazer o mm mais 3 dias.para mim assim sera o correcto. outra coisa experimenta a meter vitaminas na agua tb lhes vai abrir um pouco o apetite.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais