Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Noite.

tenho estado a ler os varios topicos sobre fertilizaçao, e, eu nao percebendo muito, espero melhorar a fertilizaçao que faço ao meu aquario.

Em termos de flora possuo apenas christmas moss, fetos de java, umas vallisnerias e (a tentar desenvoler) um tapete de eleocharis parvula.

Iluminaçao tenho uma regua de 2x35W T5 L8 , para um aquario de 80x30x40 (cxlxa) - 96L

como substracto tenho apenas akadama

fauna, apenas uns cardumes de neons e 2 escalares.

co2: caseiro

Eu como fertilizante, tenho usado apenas o fertilizante liquido da sera (sera florena) e feito tpas de 15L por semana..

venho entao, pedir a sugestao de fertilizantes, liquidos ou nao, para o meu aquario..

eu nao percebo muito de micros e macros, e peço que nao me sugiram algo muito caro, pois as plantas tambem nao sao muito exigentes (a excepçao da parvula que é um pouco mais)

cumprimentos

Editado por almodovar
  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas,

uma vez que tens plantas de fácil manutenção não tens de te preocupar muito com fertilizações.

Para o pessoal que não está muito à vontade e tem pouco conhecimento em fertilizações eu aconselharia o Tropica Plant Nutrition+, é um fertilizante muito bom face ao preço que custa.

Apenas segues as indicações que vêm no produto e terás excelentes resultados.

Gastas cerca de 14€ (na aquaeden) e tens fertilizante para 2 anos.

Cumps

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Viva,

concordo com o Hugo mas penso que podes usar 2x a dose recomendada. Assim tens a certeza que não vão estar em falta.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 2 semanas depois...
Publicado:

boas aproveitando este topico eu tenho um aqua igual 80*30*40 com 96w de luz 8h por dia

plantas

eleocharis acicularis

eleocharis parvula

cabonba caroliana

bacopa

liliaeopsis noveazeelandiae

pogostemon helferi

fiz um fertilizante com a seguite receita:

33g Nitrato Potassio kno3

7.2g Fosfato de Potassio KH2PO4

250ml Agua destilada

vi neste site http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm e diz para colocar 5ml por 50L de agua 3x por semana, tenho tambem o fertilizante nutrafin plant grow posso utiliza-lo em conjunto com este para os micros?

Publicado:

Verifica se o da nutrafin nao tras macros. Para nao tares a fertilizar duas vezes macros.

Se for so micros acho que sim podes usar na boa. Muito pessoal por aqui usa solucao caseira para macros e fertilizantes de outras marcas para micros.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

viva eu uso essa receita sem qualquer problema. Quanto aos micros é como o aquariomaniaco disse.

Isto deduzindo que estejas a injectar CO2. Com essa quantidade de luz se não estás, devias...

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Verifica se o da nutrafin nao tras macros. Para nao tares a fertilizar duas vezes macros.

Se for so micros acho que sim podes usar na boa. Muito pessoal por aqui usa solucao caseira para macros e fertilizantes de outras marcas para micros.

este fert da nutrafin tem

0.15% de N

boro

cobre

ferro

manganes

molibdenio

zinco

tou a fertilizar com 5ml de macros dia sim dia nao e 1ml de micros (nutrafin) tambem dia sim dia nao, alternando. acham que xega?

viva eu uso essa receita sem qualquer problema. Quanto aos micros é como o aquariomaniaco disse.

Isto deduzindo que estejas a injectar CO2. Com essa quantidade de luz se não estás, devias...

abraço,

GM

eu estou com co2 caseiro mas este varia o numero de bolhas com a temperatura da sala onde ta o aqua

é muita luz para o aqua? devo reduzir watts ou numero de horas?

abraço

Publicado:

eu tenho 9 horas por dia das 11h as 20h

eleocharis acicularis ta-se alastrar

eleocharis parvula lentamente mas ta a crescer

cabonba caroliana - é a que esta a crescer mais

bacopa - vai crescendo

liliaeopsis noveazeelandiae

pogostemon helferi

estas ultimas duas tao a ficar amarelas e a desfazer-se

algas nao sei se sao mas tenho os vidros a ficar castanhos e nas plantas têm uns pelinhos assim como algumas pedras e a cabomba

agradeco a ajuda

Publicado:

eu reduzia a luz para as 8h,não sou nenhum expert na matéria só te posso dizer o que faria...

e usava fertilizante liquido uma vez por semana...

eu uso Tropica Plant Nutrition + e ate me assusto com o carecimento das plantas...

quanto tempo tens essas 2 ultimas no teu aquario?

cumps!

Publicado:

Viva,

tens 1watt por litro mas não precisas de tanto. Se reduzires um pouco, tudo (incluindo algas) fica mais fácil de controlar. Com muita luz tens que ter CO2 e fertilização à altura. O CO2 caseiro é um pouco instável por isso te aconselho a reduzires um pouco a luz. O que perdes em velocidade de crescimento ganhas em equlíbrio. Quando digo reduzir a luz não estou a falar do número de horas mas sim da intensidade (watts).

Continua com a fertilização que estás bem e faz uma TPA por semana.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

pogostemon helferi e eleocharis parvula são as minhas plantas favoritas.

Posso disser-te que embora tenhas 96w(1 por litro) podes não ter os kelvins adequados eu tive um tapete de ambas e com uma lampada de 9000k a helferi e parvula cresceram muito bem.

Eu sinceramente sou fã da Seachem, pode ser um pouco mais caro,mas se fizeres bem as contas sai barato.

Publicado:

pogostemon helferi e eleocharis parvula são as minhas plantas favoritas.

Posso disser-te que embora tenhas 96w(1 por litro) podes não ter os kelvins adequados eu tive um tapete de ambas e com uma lampada de 9000k a helferi e parvula cresceram muito bem.

Eu sinceramente sou fã da Seachem, pode ser um pouco mais caro,mas se fizeres bem as contas sai barato.

eu tava a pensar em fazer uma calha com 3*t5 ho 24w que kelvins me aconselha?

Publicado:

Quantas lampada tens agora? ias reduzir de 96w para 72w é isso?

sim reduzir. tenho 4 lampadas de 18w (4000k.6500k 2 * 7700) e uma de 25w 10000k, agora desliguei a de 25w a ideia era fazer depois outra calha a medida das necessidades deste aqua

Publicado:

Eu colocava a de 4000k atras, depois 2 x 6500k e uma 9000k/10000k para o tapete a frente.

Injectava CO2 durante o dia e oxigenava a noite.

Fazia um ciclo de fertilização semanal, recomendo o da Seachem, pessoalmente gosto muito.

Ter um filtro UV pode ajudar na qualidade da agua e control de algas.(mas requer investimento)

Mas para efeitos imediatos avançava com TPA's para ver se controlava as algas, reduzia um pouco o tempo de luz(não muito que as plantas precisam), e injectava CO2.

Publicado:

Ela resiste com pouca luz, mas se queres por exemplo um tapete. Convém que lhe dês luz.

Eu tive parvula num aquario pequeno e nunca consegui um tapete por causa da fertilização, do substrato(gravilha) e dá luz. Mas ela aguento-se estoicamente.

Publicado:

Viva,

o filtro UV serve sobretudo para "matar" a água verde. Parece-me um pouco desnecessário. Além disso, não resolve o problema que as originou pelo que não é a melhor política (a meu ver).

Quanto aos kelvin. As plantas não usam kelvins para fazer fotossíntese. Usam PAR. São estes que interessam. De uma maneira pratica, elas adaptam-se a qualquer tipo de lâmpada normal por isso é uma questão de gosto. Se querem mesmo ser puristas, a clorofila tem dois picos de absorção: uma maior nos vermelhos e outro menor nos azuis (ou será ao contrário? - agora não me lembro).

Na minha experiência, a eleocharis é uma planta fácil e acho que ele tem luz mais que suficiente para fazer tapete. Pode é em vez de demorar 1 mês demorar 3 meses.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Deixa-me só referir que os filtro UV tem efeito algicida, bactericida. (não vou explicar isso aqui visto que existem varios topicos a falar sobre o tema).

Agora como referi a primeira medida são os TPA.

Quanto ao kelvins grosseiramente no hobby quando se fala em Kelvins estamos a indicar uma determinada temperatura(comprimento de onda) que corresponde a uma determinada cor. -> (Realmente os fusiveis não deviam estar muito bem...ass:MS)

Essa das plantas adaptarem-se, desculpa mas não subscrevo, gostava de ver um Rotula Macandra a desenvolver o seu vermelho lindissimo com uma lampada de 10 000 k ao invés de uma de 4000k(e com bastante Ferro).

Gostava de saber como...? pode ser que aprenda mais alguma coisa.(não estou a ser ironico,ok?)

Como disse a parvula aguenta-se bem, as vezes estoicamente, mas uma coisa é aguentar-se outra coisa é fazer um tapete compacto tipo relvado.

Isso só consegui com boa iluminação(9000k+6400k em cima dela), CO2, e uma boa fertilização.

Se desejarem posso partilhar convosco um artigo sobre luz em aquarios, só não o partilho aqui porque de outro forúm(era quase adulterio postar o link aqui) por isso posso enviar por MP se desejarem.

Um abraço,

MS

Editado por miltonleopoldo
Publicado:

Olá.

Quanto ao kelvins grosseiramente no hobby quando se fala em Kelvins estamos a indicar uma determinada temperatura(comprimento de onda) que corresponde a uma determinada cor.

Isso está errado... seja grosseiramente ou não.

Não confundir Temperatura de cor com Comprimento de Onda.

Temperatura de cor é uma escala que relaciona a cor de um material que irradie energia sobre a forma de fotões, com a sua temperatura. Isto não significa que esse mesmo material só emita um tipo específico de fotões (uma cor). Se assim fosse, um objecto com temperatura de cor de à volta de 5000 K que é branco, emitiria fotões de que comprimento de onda? Que giro... não existem fotões visíveis brancos. A cor branca é a junção de várias cores.

O Comprimento de Onda é uma medida de energia de um fotão específico.

Por isso, vamos tentar não meter os pés pelas mãos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.