nelsonjfa Publicado Setembro 17, 2011 Share Publicado Setembro 17, 2011 Boa tarde Descobri no meu aquário algumas bolinhas brancas dentro do que parece ser um saco gelatinoso. Não faço ideia do que possa ser. Não sei se será benéfico ou alguma praga. Deixo aqui uma foto para ver se me conseguem ajudar a descobrir o que é. Sobre o aquário, este encontra-se no exterior (varanda), 80 L, era onde eu colocava as crias dos guppies, contudo estas acabavam sempre por morrer. Agora tem apenas alguma vegetação, caracois que vinham com as plantas, uma coridora, um limpa vidros, um camarão madeira. A temperatura da água ronda os 25º. Agradeço a ajuda pois já li algumas coisas mas nada se parece identificar com o que tenho no meu aqua. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CelsoS Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 Olá nelson Pelo que me parece pois a foto não é muito visivel acho que é um saco de ovos que pertencem aos caracois de agua fria que não sei o nome deles, podes postar uma foto para alguem poder identifica-los?Por isso nao te preocupes podes retirar ou deixar eles nascerem... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsonjfa Publicado: Setembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2011 Penso que nesta se consegue ver melhor. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsonjfa Publicado: Setembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2011 (editado) Olá nelson Pelo que me parece pois a foto não é muito visivel acho que é um saco de ovos que pertencem aos caracois de agua fria que não sei o nome deles, podes postar uma foto para alguem poder identifica-los?Por isso nao te preocupes podes retirar ou deixar eles nascerem... Boas Celso Os caracois são estes: abç Editado Setembro 17, 2011 por nelsonjfa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CelsoS Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 Boas Celso Os caracois são estes: abç Ok tinha razão esse saco de ovos pertence ao caracol da 1ª foto, os ovos do segundo caracol sao envolvido numa cápsula dura transparente que torna-se castanha quando chega ao fim da eclosão Cpts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
xandre Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 boas sao ovos desses caracois mais conhecidos como caracois praga. sao ao topico dos invertebrados tem tudo la. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hermosilha Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 Uns anetome helena resolvem isso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsonjfa Publicado: Setembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2011 ok, obrigado a todos. Antes isso do que algo pior! abç Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 18, 2011 Share Publicado: Setembro 18, 2011 Boas nelsonifa Esses caracois são (Ampularius australis)não come as plantas e não são de praga,muito somente passam a praga quando ha muita comida no fundo do aquário,os Ampularius come folhas de plantas estragadas,pequenas algas,e como e obvio os restos do comer dos peixes,e quando ha fartura de comer,eles se muitiplicam,mas quando ha muitos sempre podes esmagar uns tantos e dár aos peixes,ainda te quero dizere que as ampularius são uma ajuda preciosa no meio ambiente do aquário,por isto,eu acho que não deves uzár quimicos para os matar. Espero ter-te ajudádo. Comp: Álvaro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Setembro 18, 2011 Share Publicado: Setembro 18, 2011 boas. os caracois que se fala como praga, não são assim tão praga como isso e no meu aquário não os vejo a reproduzir como coelhos, nem como caracois... praga. os que aparecem na foto parecem-se com as Physa fontinalis, que é o que eu tenho e não tenho nenhuma praga deles. os Planorbarius corneus que são os da segunda foto, esse sim, tenho e reproduzem-se bem. os ovos são distintos, sendo os ovos da foto da physa. Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsonjfa Publicado: Setembro 18, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2011 Boas nelsonifa Esses caracois são (Ampularius australis)não come as plantas e não são de praga,muito somente passam a praga quando ha muita comida no fundo do aquário,os Ampularius come folhas de plantas estragadas,pequenas algas,e como e obvio os restos do comer dos peixes,e quando ha fartura de comer,eles se muitiplicam,mas quando ha muitos sempre podes esmagar uns tantos e dár aos peixes,ainda te quero dizere que as ampularius são uma ajuda preciosa no meio ambiente do aquário,por isto,eu acho que não deves uzár quimicos para os matar. Espero ter-te ajudádo. Comp: Álvaro Silva Sim, obrigado pela ajuda. abç Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nelsonjfa Publicado: Setembro 18, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2011 boas. os caracois que se fala como praga, não são assim tão praga como isso e no meu aquário não os vejo a reproduzir como coelhos, nem como caracois... praga. os que aparecem na foto parecem-se com as Physa fontinalis, que é o que eu tenho e não tenho nenhuma praga deles. os Planorbarius corneus que são os da segunda foto, esse sim, tenho e reproduzem-se bem. os ovos são distintos, sendo os ovos da foto da physa. Boa noite Também agradeço Robintiago Na verdade não noto que eles façam estragos nas plantas, como tal não vejo necessidade de os eliminar. Caso a população aumente e chegue a um ponto que se verifique a existência de um número grande de caracois há sempre a possibilidade de retira-los. O que é certo é que de momento não os vejo como uma ameaça. Já li algures que a forma mais fácil de os remover é colocar uma folha de alface no aqua numa noite e na manhã seguinte esta estaria lotada de caracóis. abç Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts