Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Montei um lago de jardim com cerca de 230 litros de água, o lago é este:

http://rigid-pond-liner-260-l-48a6c190.jpg

Tenho um filtro com lã filtrante, esponja grossa e argila expandida, e está a ser bombeado com duas bombas de 1200 litros/h cada.

À parte tenho um filtro UV de 11W ligado a uma bomba de 350 litros/h.

O ciclo está neste momento no seu 11º dia. A água está cristalina e tenho o PH a 7,5. Daqui a uns 10 dias faço o teste da amónia.

A finalidade é colocar uns 6 kinguios cometas normais.

Entretanto só ontem me apercebi que o sistema de rega do jardim atinge o lago (rega automatica do condominio à qual não tenho controlo quando liga), misturando neste caso agua da rede COM CLORO :S, para já para resolver o problema coloquei tela de jardim impermeavel por cima do lago e reparo que em cima da tela fica cerca de meio litro de água.

Acham que futuramente este meio litro de água diária afectará a qualidade da água? Acham que devo continuar a ter o lago tapado? ou é melhor destapar e ter este meio litro de água com cloro diariamente?

Agradeço comentários ao meu setup, e à solução do meu problema, um abraço a todos.

Editado por blacksun81
Publicado: (editado)

Não te preocupes com isso...pensa assim, ganhaste um sistema de reposição de água evaporada automática :)

Essa historia do cloro tem água pela barba... sem querer gerar polémicas isso na grande maior parte dos casos é um mito que leva as pessoas a terem uma boa renda.

Abraços

Editado por Ptuga

Sim vou meter fotos (dentro de uma semana espero eu), quando o espaço estiver decorado a meu gosto. No entanto o trabalho maior está feito que foi fazer toda a tubagem e até montei uma caixa à parte ligada ao lago para ter as bombas, por sua vez vão para o filtro e depois voltam ao lago.

Fico mais descansado assim, acham então que posso tirar a tela que coloquei a tapar o lago?, já agora outra questão. Tenho já 2 kinguios lá em casa num aquario velhinho, mas estão bem de saúde e bem lindos e meigos.

Tenho lido sobre o facto de adicionar 1 peixe durante o ciclo de azoto, para ajudar no ciclo. Acham que devo pegar em 1 dos meus kinguios e colocar no lago? Se sim a partir de que dia?

Já agora lanço outra questão que por mais posts que leia não consigo chegar a uma conclusão, Posso ter o filtro UV de 11W ligado 24 horas por dia? Neste momento está ligado durante o ciclo de azoto, que também não sei se é boa opção...

Desculpem tanta questão, mas como hoje estou de férias... As questões vão-me surgindo uma vez que hoje estou com algum tempo para isto.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Em principio não haverá problema, mas se tens ligação com esses peixes, não arriques. Há sempre um risco.

Quanto ao filtro UV, penso que não há necessidade de o ter ligado 24h, mas como estamos a falar de um lago e isso eu não tenho experiencia, deixo a questão para os entendidos nessa materia.

Publicado:

o filtro UV não é necessário estar ligado 24h.. tens de te guiar pela agua para determinares se liga mais ou menos tempo..

eu tenho um UV num aquário de 500L, inicialmente pus 24h por ter a agua muito verde depois passado isso é ligado em conjunto com a iluminação..

inicialmente pus 24h por ter a agua muito verde depois passado isso é ligado em conjunto com a iluminação..

Pois, para já o meu "problema" é que tenho as 3 bombas e o filtro UV ligados todos à mesma caixa electrica do jardim. Ou seja para já não tenho como desligar só o filtro UV. A minha ideia seria futuramente, nessa caixa electrica ligar uma luz de jardim, com um sensor de luminosidade externo (custam 25 euros no AKi), e nesse sensor ligava a luz do jardim e o filtro UV. Ou seja o filtro UV só iria ligar durante a noite e desligar durante o dia. No entanto tenho a duvida de quando seria melhor ter o UV ligado, se durante o dia ou se durante a noite ou se é irrelevante.

Outra solução seria também ligar o filtro UV a um relógio e assim controlar melhor o UV.

Já agora outra questão? sendo que o lago é de aproximadamente 230 litros, qual a quantidade de água que devo mudar em cada TPA? e de quanto em quanto tempo? Já agora, devo fazer uma TPA durante o ciclo de azoto?

Opiniões precisam-se :D e desde já um muito obrigado pela aderência do ppl a este meu POST.

Fiquem bem. Acho que tenho que tirar umas fotos mesmo antes de ter o espaço todo "pipi" para vos incentivar ainda mais :D Eh eh. Penso já meter uma ou duas fotos amanhã ;)

Editado por blacksun81

Como prometido umas fotos.

dsc07197n.jpg

dsc07201n.jpg

dsc07198w.jpg

dsc07202o.jpg

dsc07205p.jpg

Decidi tapar mesmo agora o lago como é possivel ver na última foto. Pois hoje está bastante vento para estes lados, e a água estava a ficar com muitos polens, e folhas secas. Na segunda foto é possivel ver a caixa maior com tampa verde é onde está o filtro UV, na caixa do meio (tapada com tela castanha) estão as 3 bombas. A bomba do UV que sai directa ao lago (saída da tartaruga), e as outras duas estão ligadas ao filtro do lado direito, que está quase todo enterrado (saida do sapo).

Comentem por favor ;)

Editado por blacksun81
Publicado:

Olá,

Penso que o teu lago está pouco natural... Gosto mais dos lagos que parecem "tirados" da natureza e se enquadram no ambiente circundante.

Boa sorte

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

viva...

Qt ao UV 3 horas por dia chegam e sobram para teres a água em condições e para matares eventuais agentes patogénicos.

Qt a tapares...honestamente n entendo o pq? é um lago que está ao ar livre, logo é natural que a água ganhe folhas e alguma sujidade. Tens é de comprar um camaroeiro do tipo de piscina, de malha fina para ires apanhando o que vai aparecendo à superficie.

Abraços

Editado por Ptuga
Publicado:

Qt a tapares...honestamente n entendo o pq?

Decidi tapar só enquanto está a ciclar, uma vez que não tem peixes, não vale a pena a água ficar suja para já de forma precoce.

3 Horas por dia? ok então acho que vou mesmo comprar um programador para isso. Há alguma altura do dia (manhã, tarde ou noite) em que seja mais aconselhavel ligar o UV?

Penso que o teu lago está pouco natural...

Concordo a 100%, só ainda não sei bem o que fazer para contrariar isso, até porque o meu tempo tem sido pouco e a pressa era meter o lago a ciclar.

Tks.

Publicado:

Qd quiseres...é indiferente. So arranjares um relogio e já está!

Abraço e qd deres ai uma volta ao layout mete mais umas fotos. Em todo o caso existe uma secção aqui no forum de lagos, tlv te possam dar ai, umas ajudas mais especificas.

Abraço

Publicado:

Algo em que reparei: Não tens o lago cheio..

Enche!

Porque dizes que não está cheio?

O lago tem aquele rebordo com as 4 pequenas quedas de água. Referes-te a encher completamente aniquilando esse rebordo inicial?

Qd quiseres...é indiferente. So arranjares um relogio e já está!

Abraço e qd deres ai uma volta ao layout mete mais umas fotos. Em todo o caso existe uma secção aqui no forum de lagos, tlv te possam dar ai, umas ajudas mais especificas.

Abraço

Ok obrigado. já que é indiferente meto durante a noite, que a luz sempre é mais barata, devo poupar uns 8 ou 10 centimos por mês :P

Quando o layout estiver mais catita, abro um topico na secção dos lagos. Nem sabia que existia a secção. Obrigado pela chamada de atenção.

Fica bem...

Publicado:

Sim, acho que essas cascatas não servem para grande coisa, e sempre ganhas mais litros, os 230L que disseste que tinhas não são só os do fundo, é de tudo..

Daniel Almeida

Pensei que ajudassem na oxigenação da água, mas ok posso realmente encher mais um pouco. Tenho algum receio em encher por completo, pois tenho medo que os "miaus" façam das suas (acho que devo deixar pelo menos a altura de meia pata de gato sem água :P). Quanto à passarada já vi que o lago já se tornou bebedouro de alguns deles :P

Obrigado pela observação.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Sim ajuda, mas se colocares um substrato diferente e umas valisnérias, elódeas, etc., as plantas dão te a oxigenação que precisas!

Daniel Almeida

Publicado:

(...)

Acham que futuramente este meio litro de água diária afectará a qualidade da água?

(...)

Segundo uma reportagem da SIC, se não estou em erro, 90% da água que recebemos em casa já não traz qualquer vestígio de cloro.

ALCAIDE

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!