Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite

Estou com intenções de mudar a minha iluminação, acho-a amarela demais, e dá um aspecto ao aquário muito.. Amarelo! Na verdade, o efeito que eu quero é mesmo um tom amarelado, natural, mas mais suave, e não berrante como o de agora. Algo como isto:Foto referência

Ou seja, eu quero que a luz realce o amarelo natural da água, e não que adicione 'amarelosidade' ao aquário!

Grande confusão, hum? :)

Dentro da grama GLO da hagen, qual acham que é a que me pode dar o efeito pretendido? Eu não percebo de temperaturas, mas tenho aqui a caixa de uma lâmpada e posso ver a qual corresponde.

A que tenho de momento tem 5000 °Kelvin.

Fico a aguardar qualquer ideia luminosa :)

Abraço!

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Publicado: (editado)

14totm0410.jpg

É este o tom que eu quero!

Edit: São diferentes, mas de qq maneira se me puderem dar as referências de temp. de cada um deles, agradecia!

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Publicado:

Olá.

14totm0410.jpg

É este o tom que eu quero!

Edit: São diferentes, mas de qq maneira se me puderem dar as referências de temp. de cada um deles, agradecia!

Essa côr é atingida pelos taninos dissolvidos na coluna de água, e não propriamente pela lâmpada utilizada por cima do aquário... Para teres uma percepção minimamente real das cores dentro de água, geralmente o que se aconselha é algo entre os 5000 e os 6500 K (BTW os Kelvin não são graus... os Celsius e outros é que são). Se quiseres um tom ligeiramente mais amarelado, vai para uma lâmpada de 4200 K (bastante comuns).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas Luis, obrigado pela resposta.

Julgava que os kelvins tinham a ver com a temperatura da cor ou assim.

Eu entendo isso que disseste, o que eu quero é mesmo que a luz seja branca para dar o tom alaranjado com os taninos (que já tem). Esta já é bastante amarela, amarela demais, e dá um ar fluorescente ou muito garrido, não sei explicar muito bem. É amarelo em demasia!

Daniel Almeida

Publicado:

Olá de novo.

Julgava que os kelvins tinham a ver com a temperatura da cor ou assim.

E têm... mas uma coisa é a temperatura de cor da lâmpada, outra é a cor da água do teu aquário. Se dissolveres groselha na água do teu aquário, de certeza que a água do mesmo vai ficar vermelha... seja qual fôr a lâmapda que utilizares por cima do aquário :)

Eu entendo isso que disseste, o que eu quero é mesmo que a luz seja branca para dar o tom alaranjado com os taninos (que já tem). Esta já é bastante amarela, amarela demais, e dá um ar fluorescente ou muito garrido, não sei explicar muito bem. É amarelo em demasia!

Se achas que a côr já é muito amarelada, então usa uma temperatura de cor mais elevada. Entre os 6500 e os 8000 K.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Mas ao dares esse exemplo da groselha (LOL) parece que estás a dizer que independentemente da luz, a água vai ter sempre a mesma tonalidade. Quer dizer, a água em si, não vai mudar de cor, mas a cor que vemos é modificada pela luz, certo? Era isso que estava a tentar perceber, o que se vê com cada lâmpada. Tentei ver na net se haviam algumas fotos do mesmo aquário com lâmpadas de vários espectros mas nada..

Obrigado Luis, um abraço!

Daniel Almeida

Publicado:

Olá de novo.

Mas ao dares esse exemplo da groselha (LOL) parece que estás a dizer que independentemente da luz, a água vai ter sempre a mesma tonalidade. Quer dizer, a água em si, não vai mudar de cor, mas a cor que vemos é modificada pela luz, certo? Era isso que estava a tentar perceber, o que se vê com cada lâmpada. Tentei ver na net se haviam algumas fotos do mesmo aquário com lâmpadas de vários espectros mas nada..

Obrigado Luis, um abraço!

Sim... é mais importante o que tens dssolvido na água do aquário, do que propriamente a temperatura de cor das lâmpadas.

Isto para uma água com uma quantidade significativa de taninos dissolvidos.

Podes sempre pegar numa máquina fotográfica e fazer tu o teste. Bloqueias o White Balance, e vais variando a temperatura de cor da iluminação. É que às vezes, nem vale a pena mudar, porque tu próprio também fazes um ajuste de cor no cérebro... por isso é que uma lâmpada de 6500 K só te vai parecer azulada, se a tiveres junta com outra de uma temperatura de cor inferior.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!