BARBATANAS DESCOLORIDAS


Recommended Posts

Tenho um aquário generalista há pouco mais de meses. Há 5 dias comprei um beta e ontem reparei que parte das barbatanas começou a ficar esbranquiçada, alastrando mais durante o dia de hoje. Esta situação ja está também a aparecer na barbatana caudal de um tricogaster.

 

Agradecia uma informação sobre a doença e sobre a possível cura.

 

ANTÓNIO MOREIRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é para te alarmar, mas coloca os peixes afectados num aquario de quarentena se não vais ter uma razia no principal.

a ultima vez que me aconteceu isso o saldo ficou-se com 5 baixas

2 guppis, 1 betta macho, 1 betta femea e 1 CAE

isto em menos de 4 dias

 

isso é tramado, mas ha casos de sucesso, geralmente apanha-se vindo de peixes novos no aquario que vieram infectados ou que não passaram por um periodo e adaptaçõ/quarentena à nova agua.

 

ja agora, a cor verde é normal, mantem-te fiel á posologia das indicações

 

boa sorte

Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é para te alarmar, mas coloca os peixes afectados num aquario de quarentena se não vais ter uma razia no principal

Exacto.

Para além do medicamento é também extremamente importante que mantenhas a água limpa.

As doenças bacterianas são bastante contagiosas.

 

Deves tentar saber o porquê de essa doença ter aparecido no aquário. Normalmente isso está associado à má qualidade da água. Tens os filtros e areão limpos? Tens feito trocas de água regulares?? Isso é muito importante.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos:

 

Quero agradecer a v/ amabilidade na resolução do problema.

 

Todas as semanas mudo entre 10 a 20% da água e limpo o areão, bem como procedo à limpeza dos filtros.

 

A temperatura da água é de 25º, e apesar de ter uma pedra calcária no aquário, mantenho o pH nos 7,2, quer através da correção com minorador quer pela manutenção de um saco com turfa natural activa junto das esponjas filtrantes.

 

Julgo que o problema foi originado por um Gnathonemus Petersi e uma planta que introduzi no aquário, e que comprei numa loja pouca dada à higiene dos aquários.

 

Depois do tratamento e da morte de um tricogaster, um neon, um casal de betas e um kribensis, julgo que o problema ficou resolvido.

 

Muito obrigado.

 

António Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais