Filipe Simões Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 MatosP, troco 20% dá agua todas as semanas e 100% da água que insiro é de garrafão sim. Não baixa demasiado, pelo menos não mais do que o que pretendo, por vezes a água de garrafão engana pois sem a turfa já ia nos 7/7,5, visto não ter nada calcário no aqua parece que os rótulos não são 100% fiáveis. Nunca testei a água passadas 24H sem ser já dentro do aqua mas desconfio que o pH seja mais alto do que vem no rótulo... No rótulo também diz "ph X à temp. XºC" nunca cheguei a esclarecer a dúvida de se o pH se altera a diferentes temperaturas. Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmpg98 Publicado: Setembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2011 No que toca à parte estética do hobby, estou totalmente de acordo contigo. No que toca à parte técnica, eu não estou de acordo. Não quer dizer que o mesmo não se aplique a outras pessoas. Quando faço um comentário técnico não estou a dar a minha opinião pessoal. Estou a transmitir informação e procuro sempre documentar a mesma, como é o caso. Deste-te ao trabalho de ler o artigo que coloquei? Como este posso-te arranjar outros artigos científicos onde podes ver grandes oscilações de pH ao longo do dia sem qualquer problema para os peixes. Até no mar, que tem uma capacidade tampão enorme, isto acontece. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0272771483900264 Quando digo que o pH é praticamente irrelevante para peixes refiro-me a peixes adultos (e não estádios larvares e como consequência na sua reprodução). Uma água ácida vai afectar apenas as estruturas com carbonato de cálcio ou aragonite. Ora nos peixes, estes compostos estão principalmente restritos ao seu esqueleto (espinhas) que não estão em contacto directo com a água do aquário. No caso de camarões e gastrópodes a conversa pode ser outra. Há ainda a história dos ácidos fracos e fortes,... GM Olá GM, Muito obrigado pelo artigo, é muito técnico e algo difícil de digerir ainda vou ler mais umas vezes para ver se compreendo tudo o que é dito... Duas coisas me ficaram na memória, uma é que ele não aconselha a utilização dos condicionadores quimicos, e que recomenda a utilização de um substrato especifico para recriar as condições do lago tanganyika. Se eu bem percebi toda esta coisa, mas admito que estou longe da minha area de conforto. É que para ele as capacidade de tampão e dureza da agua são muito importante, e por isso também o pH pois tanto quanto saei andam todos em conjunto. Estes dois novos parametros TDS e condutividade efectivamente não conhecia e vou ter de ler com mais atenção porque fiquei um bocado confuso com a explicação. Muito obrigado GM já agora na pratica como podemos saber este parametros para uma determinada espécie? Obrigado Pedro gil Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmpg98 Publicado: Setembro 17, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2011 (Agora concordando com o vale)Mas Pedro, se ainda não tens o teste e realmente não sabes o pH que tens, estás a " sofrer" por antecipação a procura de algo que te baixe o pH que até pode ser de 7 e não precise de alterações de maior. Enfim... cada um com a sua.... mas todos amigos! Eu admito que é masoquismo da minha parte, mas como me serve para aprender nunca dou esse tempo como perdido, faço isso com uma data de coisas, partir de pressupostos que nada tem a ver com a realidade é mais ou menos o meu trabalho por isso estou habituado. Desde que dê para chegar a conclusões, se a minha agua da torneira sair a 7 não foi tempo perdido fiquei a saber uma data de coisas sobre a quimica da agua e esse é o objectivo principal. Akadama é provavel que encontrem por ex. nas lojas AKI ou Horto Campo Grande. Isto se realmente é a mesma que se utiliza para bonsai. É onde eu costumo comprar pois bonsai é outro dos meus hobbies! A Horto do Campo Grande é a mesma que aquela ali em Campolide? ver se passo lá para ver se têm... Obrigado Pedro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cajo5 Publicado: Setembro 17, 2011 Share Publicado: Setembro 17, 2011 Boa-tarde e obrigado pela mensagem Onde compras-te a tua Akadama? pois eu também ouvi dizer que faz pó e lama, não sei bem passado quanto tempo. O Rui Alves (aquaeden) disse-me que possui aquarios montados à mais de três anos com aquasoil da ADA sem qualquer problema, mas claro que não quero comparar um inerte com o outro. Cumprimentos, Pedro Gil boas, eu adquiri o meu Akadama na FozTropic na Figueira da foz, um antigo patrocinador aqui do forum.. ate' ver estou mesmo muito satisfeito Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MatosP Publicado: Setembro 18, 2011 Share Publicado: Setembro 18, 2011 Boas pessoal. Quando faço um comentário técnico não estou a dar a minha opinião pessoal. Estou a transmitir informação e procuro sempre documentar a mesma, como é o caso Estás certo. Eu talvez não me tenha expresso da melhor maneira. Repara, tu das a tua opinião fundamentada em bases cientificas que leste e estudaste. Excelente. Isso é correctissimo e em muito contribui para a tal partilha de experiencia e conhecimentos de que falei, pois muitos falam por falar sem qualquer prova ou fundamento. Mas por outro lado, e é aqui que eu acho que o bom senso de cada um tem de ter um papel muito importante, estamos aqui a falar de questões muito complexas e muito técnicas de que poucos têm conhecimento efectivo. Existe muita informação "por aí", alguma fundamentada ou provada, outra nem tanto. Bastante dessa informação entra em contradição, uns estudos dizem "sim", outros "não", outros "talvez".... e nós, ou eu, leigo que sou na matéria, tenho de tentar agir pelo melhor que o meu bom senso me diga. Por exemplo, tu dizes( e fundamentas com o tal estudo que eu admito não ter lido completo) que o pH é praticamente irrelevante, porém... todas as páginas de aquáriofilia mostram valores ideais de pH para cada espécie. A partir daqui, eu que não tenho conhecimento absoluto, tenho de me orientar pelo que o meu bom senso me disser. Ou seja, no meio de tudo isto, o que me faz alguma confusão é ver pessoal a entrar em "despiques" e discussões ( as vezes sem fundamento) quando o que se quer num forum é so a partilha saudável de opiniões. Temos de nos saber "ouvir" uns aos outros. Pedro, os pressupostos e os estudos que daí saem fazem parte da ansiedade nesse tempo em que as coisas não chegam. Imagino que já tenhas pensado o que fazer para cada um dos valores de pH que possas vir a ter.eheheh. o importante é fazer viver a "pica" pelo hobbie. Esse Horto do campo grande está espalhada em muitos sitios, nomeadamente centros comerciais, mas não sei se será esse. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 18, 2011 Share Publicado: Setembro 18, 2011 Viva, não sou físico nem químico, mas sou biólogo e faço investigação. Eu sei que às vezes estas matérias são confusas, devido à terminologia técnica, mas também porque cada um diz o que lhe bem apetecer o que contribui para a anarquia. Longe de mim ser expert em aquariofilia, mas a minha formação leva-me a ser muito crítico sobre o que leio pois também tenho mais bases que a maioria. Vou tentar resumir e por de maneira a ver se o pessoal percebe. Os peixes de água doce são hipertónicos em relação ao meio (água). Quando digo hipertónicos quer isto dizer que a concentração de sais no seu corpo é maior que na água Faz sentido? (Nos peixes de água salgada é ao contrário são hipotónicos). Ora a água tende sempre a ir da zona de menor concentração (água) para a zona de maior concentração (corpo dos peixes) por osmose (alguns devem-se lembrar das aulas de biologia na escola). Ora os peixes têm mecanismos de regulação que lhes permite viver de acordo com o meio. Quando pegamos adicionamos qualquer composto à água, estamos a aumentar a concentração de sais na água e portanto a desequilibrar a relação de iões entre a água e o corpo do peixe. Se a adição de sais for um exagero pode ocorrer um choque osmótico e o peixe morre. Não consegue equilibrar as alterações de concentração entre o seu corpo e a água. Até aqui tudo ok? Ora como todos sabem, o pH tende a estar correlacionado com a dureza da água (ou a quantidade de sais). O problema é que uma correlação não é indicadora de causalidade. Imaginem um exemplo teórico. Um factor A afecta positivamente um outro factor B. (quando um aumenta o outro aumenta). Da mesma forma, o factor A afecta positivamente um factor C. Necessariamente, se só medirmos B e C, o que nos vai dar é que estes 2 estão correlacionados e poderemos deduzir (erroneamente) que B afecta C quando na verdade é A que afecta tanto B ou C. Faz sentido? O facto de o pH estar correlacionado com a dureza da água faz com que muitas vezes este parâmetro seja usado para descrever as necessidades dos peixes, quando na realidade é a concentração de sais que é importante. Ou seja, o pH é usado como um indicador indirecto. O problema é que nem sempre o pH está relacionado com a dureza da água. Imaginem que adicionamos sal à água (NaCl). Este vai-se partir em Na+(aq) e Cl-(aq). Como estamos a meter sal, estamos a aumentar a concentração de sais, mas como estamos a meter exactamente o mesmo número de iões positivos (Na+) e negativos (Cl-) o pH não sofre qualquer variação. Este é um exemplo porque o pH pode às vezes dar informações erradas embora de uma maneira geral se comporte relativamente bem. Quanto ao CO2 nos plantados. Ora como o CO2 está no estado gasoso nós não estamos a adicionar nenhum sal à água. A quantidade de sais permanece exactamente igual. A única coisa que varia é o pH. Como todos sabem, o excesso de CO2 pode matar peixes e outros animais. Mas não por mexer no pH. É devido à elevada concentração de CO2 na água. Nos peixes, como em nós, a hemoglobina (sangue) faz o transporte de O2. O problema é que a hemoglobina tem maior afinidade para se ligar ao CO2. Quando o CO2 está muito elevado este vai ocupar todas a hemoglobinas e o peixe deixa de ter O2 para respirar. Morrem asfixiados o que é diferente de morrerem por choque osmótico devido a alterações da quantidade de sais na água. Espero que faça sentido e que tenha conseguido chegar à maioria das pessoas. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmpg98 Publicado: Setembro 18, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2011 Espero que faça sentido e que tenha conseguido chegar à maioria das pessoas. Abraço, GM Grande POST obrigado pelos esclarecimentos, porque é que eu não tomei mais atenção as aulas de Biologia Pedro Gil Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 no problem!!! Se conseguir chegar a pelo menos uma mão cheia de pessoas já me dou por contente. Se estes ajudarem outros tantos melhor ainda Acima de tudo, há que ser crítico daquilo que se lê. Infelizmente, na aquariofilia há tanta desinformação que é muitas vezes difícil separar o trigo do joio. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MatosP Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 GM, realmente faz muita diferença as bases e os conhecimentos que possuis. Foste clarissimo e acho que o que aqui expuseste vai mudar a opinião de quem ler. A mim faz-me decidir em continuar com as TPA's com água engarrafada mas, agora, não para baixar o pH mas sim por a água engarrafada ter menos minerais que a da torneira. Correcto ? Já agora, com a água engarrafada devo ter cuidado com os metais pesados e cloro na mesma ou isso so é grave na água da rede? Acima de tudo, há que ser crítico daquilo que se lê. Infelizmente, na aquariofilia há tanta desinformação que é muitas vezes difícil separar o trigo do joio. Era isto mesmo que eu dizia anteriormente GM. Há tanta gente a falar, a emitir opiniões com conhecimentos ou não... que nos, leitores, temos de ter muito cuidado ao interpretar o que lemos. Cumprimentos. Pedro Matos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 A mim faz-me decidir em continuar com as TPA's com água engarrafada mas, agora, não para baixar o pH mas sim por a água engarrafada ter menos minerais que a da torneira. Correcto ? Já agora, com a água engarrafada devo ter cuidado com os metais pesados e cloro na mesma ou isso so é grave na água da rede? Ora essa resposta vais ter que ser tu próprio a dar. Vai depender dos peixes que queres, da água da torneira (esta varia de local para local), e da água engarrafada (que também varia de marca para marca). Metais pesados em água engarrafada. Deduzo que não estejam em níveis assim tão maus caso contrário era proibida a sua venda uma vez que esta é para o nosso consumo. Quanto ao cloro. A concentração também varia de local para local. Eu uso directamente da torneira para o aqua e até hoje não me queixo. Outros se calhar têm problemas. Podes sempre deixar a água repousar de um dia para o outro. Do ponto de vista económico a água da rede vai te sair muito mais barato pelo que se conseguires conciliar as necessidades dos peixes a água que tens em casa juntas o útil ao agradável. Abraço, GM Já agora, GM = Gustavo Martins Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MatosP Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 Ok. O que quer dizer que não existem factos absolutos nessa questão. Faz-me ter de adquirir num futuro proximo os testes de KH e GH que não tenho. Mas como já tenho alguns garrafões de "reserva" vou encher alguns com água da torneira para a deixar repousar e nas TPA utilizar uma mistura de torneira e engarrafada. Os peixes que pretendo são básicamente peixes amazónicos, logo de água macia. Obrigado pela partilha Gustavo. Pedro, e por aí ? nada de novidades? esses testes ainda não chegaram? Partilho a tua ansiedade. eheheh Cumprimentos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmpg98 Publicado: Setembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2011 Pedro, e por aí ? nada de novidades? esses testes ainda não chegaram? Partilho a tua ansiedade. eheheh Cumprimentos. Pois é Pedro niet, ainda não e como vou para os Açores no final do mês se calhar só lá para o segundo fim-de-semana de outubro, vamos ver, mas mesmo esse vai ser apertado, provavelmente no de 15 devo ir buscar a minha calha a aquaeden, pelo que não vai ser fácil fazer a montagem nesse... Mas já arranjei um membro do forum que me vai fazer os testes iniciais dentro em breve vou saber... Pedro Gil Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 Acima de tudo, há que ser crítico daquilo que se lê. Infelizmente, na aquariofilia há tanta desinformação que é muitas vezes difícil separar o trigo do joio. Pois é de contributos como o teu que precisamos, já me irrita ler aqui(por aqui entenda-se no forúm ) muitos papagaios e os mitos criados por repetição após repetição de meias verdades que de tão repisadas passam a verdades irrefutáveis e aí de quem as questionar. No meio disto tudo fui reler o tópico todo e quanto à questão inicial aqui posta pelo Pedro em relação aos substratos e ao uso do co2 ainda subsistem muitas dúvidas, não é Pedro? Aqui por experiência própria o que te posso aconselhar para teres agua ligeiramente ácida é o uso de troncos, evitar o uso de areões ou pedras calcárias e para tirares partido desse carga luminosa que vais ter, abrires os cordões à bolsa e investires em co2 engarrafado,o co2 caseiro(já tive) é muito inconstante e para um aquário de 200L parece-me pouco. p.s.O Pedro quando for aos Açores tem que pagar uma cervejinha ao Gustavo Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 19, 2011 Share Publicado: Setembro 19, 2011 p.s.O Pedro quando for aos Açores tem que pagar uma cervejinha ao Gustavo Isso é que é falar banana rock Concordo com o brancaman que CO2 pressurizado é melhor pois variações de pH também podem causar algas o que é fácil quando se usa o CO2 caseiro. Mas acima de tudo é um descanso. Se ainda por cima usares uma válvula solenoide para desligar à noite então tens a vida muito facilitada. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmpg98 Publicado: Setembro 19, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2011 No meio disto tudo fui reler o tópico todo e quanto à questão inicial aqui posta pelo Pedro em relação aos substratos e ao uso do co2 ainda subsistem muitas dúvidas, não é Pedro? Aqui por experiência própria o que te posso aconselhar para teres agua ligeiramente ácida é o uso de troncos, evitar o uso de areões ou pedras calcárias e para tirares partido desse carga luminosa que vais ter, abrires os cordões à bolsa e investires em co2 engarrafado,o co2 caseiro(já tive) é muito inconstante e para um aquário de 200L parece-me pouco. p.s.O Pedro quando for aos Açores tem que pagar uma cervejinha ao Gustavo Pois é mas acho que dúvidas todos temos um pouco eu mais do que todos os outros é verdade mas também é um dos aliciantes quer do fórum quer da aquarofilia, deviam ver o prazer com que hoje estive a dar uma vista de olhos no livro de Biologia do meu filho Pois é eu estou mesmo a começar a achar isso relativamente ao CO2, e quanto ao substracto acho que vou ter de ir para um areão. Hoje não tive tempo de passar ali em campolide para ver a casa de Bonsais, a minha amiga das bonsais diz que talvez lá exista. Isso da bujeca nos Açores é um dado adquirido :burp: Eu vou estar em São Miguel, no torneio de Bridge uma das minhas grandes pancas... Por isso se fôr possivel Pedro Gil Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts