BETTA - iniciação


Bunei

Recommended Posts

Olá,

 

Depois de umas desventuras há 2 anos em que assassinei 21 peixes por nunca ter ouvido falar em "ciclar aquário", "quarentena de peixes" e afins (pois na loja apenas limitavam-se a vender-me peixes e produtos para os curar das imenso sinais e sintomas que íam aparecendo)aprendi um bocadinho sobre aquariofilia mas perdi o interesse pela "arte" que, a não ser bem gerida, torna-se dispendiosa.

 

Durante 1 semana tive água no meu aquário de 40L, coloquei o filtro a funcionar, verifiquei a qualidade da água, coloquei a temperatura a 25º e COMPREI UM BETTA.

 

Para ter a certeza de que não lhe farei nenhum mal, comecei a navegar por diversos sites e fóruns e tenho encontrado muitas opiniões contraditórias.

Gostaria que alguém mesmo conhecedor e experiente me indicasse o seguinte:

 

- Aquário de 40L é muito para 1 Betta? (li em alguns sítios que não devemos coloca-los em globos, em outros que 10L é pouco, em outros que o máximo deverá ser 10L a 15L)

 

- A temperatura da água deverá ser a ambiente (na minha terra ronda os 23º) ou devo usar o termómetro a 26º?

 

- Filtragem da água, sim ou não? (Li algures que os bettas gostam de águas sujas (como a dos arrozais de onde são originários)e em outros sítios que devemos usar filtro que não mexa muito na água.)

 

- Sei que os Bettas são combatentes e não gostam de outros machos. Posso colocar coridoras, limpa vidros, guppys e outros desde que sejam fêmeas??

 

Desculpem a extensão da minha mensagem, mas já tenho os neurónios a fumegar de tanta informação contraditória.

 

Obrigada pela vossa ajuda.

Editado por Bunei

Bunei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de umas desventuras há 2 anos em que assassinei 21 peixes por nunca ter ouvido falar em "ciclar aquário", "quarentena de peixes" e afins (pois na loja apenas limitavam-se a vender-me peixes e produtos para os curar das imenso sinais e sintomas que íam aparecendo)aprendi um bocadinho sobre aquariofilia mas perdi o interesse pela "arte" que, a não ser bem gerida, torna-se dispendiosa.

 

Durante 1 semana tive água no meu aquário de 40L, coloquei o filtro a funcionar, verifiquei a qualidade da água, coloquei a temperatura a 25º e COMPREI UM BETTA.

 

Para ter a certeza de que não lhe farei nenhum mal, comecei a navegar por diversos sites e fóruns e tenho encontrado muitas opiniões contraditórias.

Gostaria que alguém mesmo conhecedor e experiente me indicasse o seguinte:

 

- Aquário de 40L é muito para 1 Betta? (li em alguns sítios que não devemos coloca-los em globos, em outros que 10L é pouco, em outros que o máximo deverá ser 10L a 15L)

 

- A temperatura da água deverá ser a ambiente (na minha terra ronda os 23º) ou devo usar o termómetro a 26º?

 

- Filtragem da água, sim ou não? (Li algures que os bettas gostam de águas sujas (como a dos arrozais de onde são originários)e em outros sítios que devemos usar filtro que não mexa muito na água.)

 

- Sei que os Bettas são combatentes e não gostam de outros machos. Posso colocar coridoras, limpa vidros, guppys e outros desde que sejam fêmeas??

 

Desculpem a extensão da minha mensagem, mas já tenho os neurónios a fumegar de tanta informação contraditória.

 

Obrigada pela vossa ajuda.

 

Depende do que queres mesmo fazer, se for so para teres o betta não precisas de filtro com movimentação se queres ter outras especies podes ter mas tira o betta pois é um peixe que não gosta de muita movimentação. 40 litros na minha opinião é muito para um betta mas é o ideal, pois se quiseres fazer reprodução torna se vantajoso.

 

A temperatura 26 é optima

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de umas desventuras há 2 anos em que assassinei 21 peixes por nunca ter ouvido falar em "ciclar aquário", "quarentena de peixes" e afins (pois na loja apenas limitavam-se a vender-me peixes e produtos para os curar das imenso sinais e sintomas que íam aparecendo)aprendi um bocadinho sobre aquariofilia mas perdi o interesse pela "arte" que, a não ser bem gerida, torna-se dispendiosa.

 

Durante 1 semana tive água no meu aquário de 40L, coloquei o filtro a funcionar, verifiquei a qualidade da água, coloquei a temperatura a 25º e COMPREI UM BETTA.

 

Para ter a certeza de que não lhe farei nenhum mal, comecei a navegar por diversos sites e fóruns e tenho encontrado muitas opiniões contraditórias.

Gostaria que alguém mesmo conhecedor e experiente me indicasse o seguinte:

 

- Aquário de 40L é muito para 1 Betta? (li em alguns sítios que não devemos coloca-los em globos, em outros que 10L é pouco, em outros que o máximo deverá ser 10L a 15L)

40 Litros é bastante, mas não é demais, digamos que o teu betta tem uma Penhouse de luxo !

 

- A temperatura da água deverá ser a ambiente (na minha terra ronda os 23º) ou devo usar o termómetro a 26º?

Os bettas podem tar em agua dos 18º aos 30º, sendo a temperatura ideal entre os 24º e os 27º, se acho que no inverno a temperatura ai em casa se mantem relativamente constante nos 23º entao nao precisas de termostacto, mas se a temp oscilar muito é melhor arranjares um termo, pois o ictio (doença dos pontinhos brancos) afecta muito os bettas devido a mudanças de temperaturas.

 

- Filtragem da água, sim ou não? (Li algures que os bettas gostam de águas sujas (como a dos arrozais de onde são originários)e em outros sítios que devemos usar filtro que não mexa muito na água.)

Não é aguas sujas, mas sim águas turvas, para isso existes Betta Spa (um liquido), ou folhas de amendoeira da india que fazem esse efeito e ainda têm propriedades anti-fungicas e anti-bacteriologicas. Filtro podes colocar um que não mexa muito a agua, ou entao um filtro de esponja. (plantas verdadeiras tb sao boas, pk eles gostam de dormir sobre elas, plantas falsas nunca pk rasgam-lhes as barbatanas).

 

- Sei que os Bettas são combatentes e não gostam de outros machos. Posso colocar coridoras, limpa vidros, guppys e outros desde que sejam fêmeas??

Bettas não toleram outros bettas machos, ou outros peixes com caudas coloridas que pareçam bettas. Nesse aqua de 40L podes ter na boa Corys, CAE's, SAE's, Otos, Neons*

*Neons depende de betta para betta, do temperamento do betta

 

Desculpem a extensão da minha mensagem, mas já tenho os neurónios a fumegar de tanta informação contraditória.

 

Obrigada pela vossa ajuda.

 

Espero que ajude :)

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Olá,

 

Depois de umas desventuras há 2 anos em que assassinei 21 peixes por nunca ter ouvido falar em "ciclar aquário", "quarentena de peixes" e afins (pois na loja apenas limitavam-se a vender-me peixes e produtos para os curar das imenso sinais e sintomas que íam aparecendo)aprendi um bocadinho sobre aquariofilia mas perdi o interesse pela "arte" que, a não ser bem gerida, torna-se dispendiosa.

 

Durante 1 semana tive água no meu aquário de 40L, coloquei o filtro a funcionar, verifiquei a qualidade da água, coloquei a temperatura a 25º e COMPREI UM BETTA.

 

Para ter a certeza de que não lhe farei nenhum mal, comecei a navegar por diversos sites e fóruns e tenho encontrado muitas opiniões contraditórias.

Gostaria que alguém mesmo conhecedor e experiente me indicasse o seguinte:

 

- Aquário de 40L é muito para 1 Betta? (li em alguns sítios que não devemos coloca-los em globos, em outros que 10L é pouco, em outros que o máximo deverá ser 10L a 15L)

 

Qualquer aquário (até mesmo um hipotético de 10.000 litros) servirá bem a um betta se não tiver altura superior a 35cm. Mais que isto estressa o "sono" do animal (bettas são sonâmbulos por necessidade), pois precisam subir para tomar ar para o labirinto (seu órgão respiratório). Bettas na natureza vivem em charcos rasos. Se houver um patamar ou planta que sirva-o de apoio, ele descansará nele(a).

 

- A temperatura da água deverá ser a ambiente (na minha terra ronda os 23º) ou devo usar o termómetro a 26º?

 

Bettas na natureza vivem em lugares onde a temperatura oscila entre 15 e 30 graus. Só use aquecedor para manter a temperatura acima do mínimo, ou caso haja uma reducção brusca. O seu acqua, pelo volume, não vai permitir uma variação brusca. Bettas (e a imensa maioria dos peixes) a uma temperatura constante durante o ano todo padecem por excesso de libido (estressados) ou por falta dela (deprimidos).

 

- Filtragem da água, sim ou não? (Li algures que os bettas gostam de águas sujas (como a dos arrozais de onde são originários)e em outros sítios que devemos usar filtro que não mexa muito na água.)

 

Bettas NÃO GOSTAM DE ÁGUA A SE MEXER. Também não gostam de barulho. A água dos arrozais é bem parada, mas não é suja. Água suja é cheia de nitritos, nitratos, amônia e é ácida (tudo o que faz mal aos bettas). As plantações de arroz eliminam todos estes factores nocivos.

 

Em lugar de filtragem, faça uma troca periódica de água e mantenha uma pedra de dolomita para manter o pH mais próximo de 7,2 quanto possível. Opcionalmente, coloque helodeas que ajudam a processar os radicais nítricos. E por que não plantar arroz? Há gente que o faz (mas não tente já, e muito menos no aquário inteiro).

 

- Sei que os Bettas são combatentes e não gostam de outros machos. Posso colocar coridoras, limpa vidros, guppys e outros desde que sejam fêmeas??

 

Bettas não gostam de NENHUM betta, nada relacionado a machos e/ou fêmeas. Por "acaso" os machos acasalam com as fêmeas antes de as matarem (se não houver saída para as raparigas).

 

Eles são territoriais e vão com certeza preferir viver sozinhos. No máximo coloque peixes que não belisquem (barbos, tetras e similares o fazem o tempo todo) como otocinclos, coridoras e outros peixes pacíficos e recatados, mas não encha o aquário com eles, pois isso vai pedir aeração mecânica e a mesma põe a água em movimento. No máximo três otocinclos e duas coridoras (Coridoras Julii, de preferência) para o seu acqua, que deve ser mantido em lugar ventilado.

 

Desculpem a extensão da minha mensagem, mas já tenho os neurónios a fumegar de tanta informação contraditória.

 

Obrigada pela vossa ajuda.

 

Antes de mais nada, evite dar rações do tipo "bolinha" para seu betta. Qualquer ração que molhada e enrolada entre os dedos se parecer com "papier marché" vai causar constipação em bettas.

 

Aconselho-o a usar o seguinte:

 

Ração: "Bettamin Tropical Medley" (da Tetra);

 

Agrados: de três em três dias (pode ser até um pouco mais frequente, contanto que o peixe não recuse a ração), larvas de mosquito secas (várias marcas), tubifex secos (idem) e/ou artêmias vivas (estas últimas dão algum trabalho para criar). Drosófilas são mais fáceis de criar (basta um pote com rodelas de banana). Elas mesmas vêm por os ovos!

 

O cardápio tem que ser variado.

 

No mais, disponha!

Editado por Callistus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais