Plantado 350 L - 2ª Actualização

Diogo Paulo

Recommended Posts

Boas,

Eu uso fertilizantes da seachem e estou muito satisteito, se quiseres podes dar uma vista de olhos:

http://www.aquariofi...howtopic=171435

Faço a seguinte fertilização, para 220l :

-Flourish da seachem 1 tampa 1x semana:

-Flourish excel da seachem 1 tampa 1x semana:

-Potássio Diy 2 tampas 1x semana:

Cumpr.

Sérgio Vale

Boas,

Será que me podias dar a receita do potássio DIY?

Uma das hipóteses que eu ponderei, era continuar com as fertilizações de macros e micros da ada e fazer uma receita de potássio DIY.

Ao menos diminua significativamente os custos, já que o potássio é aplicado diariamente.

Cumps

Editado por Diogo Paulo
Partilhar nas redes sociais

• Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

A receita é muito fácil:

100g de Cloreto de Potássio (comprei na farmácia, custou +/- 2 euros), para 500ml de água (usei água mineral).

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale

Boas Pessoal,

Em principio vou fazer uma receita diy de potássio e ferro (separados).

Alguém me consegue arranjar uma tabela ou um site com os consumos semanais dos principais macros e micros de um plantado?

Quantas ppm devo ter presentes diáriamente destes 2 nutrientes?

Cumps

Editado por Diogo Paulo

Cada caso é um caso, e para saberes qual o consumo do teu aquário, deverás fazer testes.

1º fazes os testes

2º fertilizas

3º 24h depois, fazes os testes novamente e ficas a saber o consumo diário do teu aquário.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

No limite, as tuas plantas vão consumir:

20 ppm de nitratos por semana

30 ppm de potássio por semana

3 ppm de fosfato por semana

10 ppm de magnésio por semana

0.5 ppm de ferro por semana.

Isto corresponde às plantas com as maiores taxas de crescimento com as melhores condições possíveis. Isto é, portanto, por excesso na maioria dos casos. É quase certo que não vais utilizar tanto mas estes são os valores referência por trás do "estimative index"

Não precisas de por tudo de uma vez. Podes dividir os ppm semanais pelo número de vezes que queres fertilizar por semana.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Como é óbvio, e como foi indicado pelo vitor, um outro método consiste em saber exactamente quanto é que o nosso aquário consome. Pessoalmente acho uma chatice estar sempre a medir os consumos (até porque estes variam com o tempo/crescimento da massa vegetal, etc) e era preciso que os testes fossem assim tão exactos o que, infelizmente, não é o caso na sua grande maioria. Aliás, nem sequer existem testes para tudo, mesmo que algumas marcas assim o indiquem ;)

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 1 mês depois...

Boas,

Novidades por enquanto não há, tenho a cuba a crescer muito lentamente e tenho algumas algas castanhas, parecem algodão.

Tenho estado a tentar resolver o problema das algas, penso que são das lâmpadas hqi, pois já as tenho à 1 ano.

Com sorte, o pai natal traz-me umas novas! ;)

Quanto as fertilizações, quando tiver as lâmpadas novas começo com o EI.

Depois meto aqui umas fotos.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!